15.3 C
Londres
Sábado, Junho 22, 2024

21 De Maio: Dia Mundial Da Diversidade Cultural

“A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade humana" - Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

21 De Maio: Dia Mundial Da Diversidade Cultural


O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebra-se todos os anos a 21 de Maio. Alicerçada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social e o diálogo.

Sublinha, também, a necessidade da cooperação no sentido do alcance da paz e de uma existência mais plena e harmoniosa. A diversidade cultural é um património comum da humanidade e, neste sentido, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi proclamado através da resolução 57/249 adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de Fevereiro de 2003.

 

A Criação Deste Dia Mundial


Este dia, assinalado a 21 de Maio, foi instituído em 2001 após a aprovação pela UNESCO da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural de 2001. Em 2002, a Assembleia Geral da ONU adoptou o dia e declarou-o Dia Mundial pela primeira vez.

Segundo esta Declaração Universal, que apresenta 12 Artigos, o seu Artigo 3º, com o título A diversidade cultural como factor de desenvolvimento, salienta.

“A diversidade cultural amplia o leque de opções abertas a todos”.

“é uma das raízes do desenvolvimento, entendido não apenas em termos de crescimento económico, mas também como um meio para alcançar uma existência intelectual, emocional, moral e espiritual mais satisfatória.”

É, pois, uma oportunidade com muitas valências para todos nós, nomeadamente para defender e praticar uma salutar convivência entre diferentes culturas.

 

O Objectivo Deste Dia Mundial


Um dos objectivos fundamentais deste dia mundial é o de fomentar o intercâmbio multicultural numa base de respeito mútuo, o que nos faz ter presente o Artigo 4º da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, com o título Os direitos humanos como garantias da diversidade cultural, onde se lê.

“A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade humana”.

“Implica um compromisso com os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas pertencentes a minorias e os dos povos indígenas”.

“Ninguém pode invocar a diversidade cultural para infringir os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar o seu âmbito.”  

Com a aprovação, em Setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas e, com a Resolução A/C.2/70/L.59 sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável aprovada pela Assembleia Geral da ONU em Dezembro de 2015, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento Sustentável é mais importante que nunca.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser alcançados de maneira mais efetiva ao aproveitar-se o potencial criativo das diversas culturas existentes no mundo, desenvolvendo um diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade beneficiem de um desenvolvimento sustentável.

O dia proporciona a oportunidade para aprofundar a nossa compreensão dos valores da diversidade cultural e de avançar nos quatro objectivos da Convenção da UNESCO sobre a Protecção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adoptada em 20 de Outubro de 2005.

  1. Apoiar sistemas sustentáveis de governação para a cultura
  2. Alcançar um fluxo equilibrado de bens e serviços culturais e aumentar a mobilidade de artistas e profissionais da cultura
  3. Integrar a cultura nos quadros de desenvolvimento sustentável
  4. Promover os direitos humanos e as liberdades fundamentais

 

Conclusão


A celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é essencial para promover uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa. Ao valorizar e respeitar as diferentes culturas, avançamos em direção a uma coexistência pacífica e enriquecedora.

A cooperação internacional e o intercâmbio cultural são fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, garantindo que todas as culturas contribuam para um futuro mais sustentável e justo. A diversidade cultural não enriquece apenas as nossas vidas, também fortalece a coesão social e promove o desenvolvimento integral de todas as comunidades.

 

Consideras importante haver um Dia Mundial da Diversidade Cultural? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Mãe Há Só Uma, A Minha E Mais Nenhuma

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família

21 De Maio: Dia Mundial Da Diversidade Cultural

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

O Dia de África já tem 50 anos

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza

20 De Novembro: Dia Da Industrialização Africana

25 De Novembro: Violência Contra As Mulheres, Não

 


Imagem: © Sonika Agarwal / Unsplash
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com