17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só…

Para mim, o dia 17 de Maio tem um significado especial: não só celebra o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, como também assinala o meu aniversário.

Como filho de um engenheiro de telecomunicações e atual editor-chefe da revista de notícias online “Mais Afrika”, esta data simboliza a interseção dos meus interesses pessoais e profissionais, bem como a lembrança do legado do meu Pai.

É por isso uma oportunidade anual não só para festejar o meu aniversário e relembrar o meu Pai, mas também para ponderar sobre a importância crucial das telecomunicações e das tecnologias de informação na nossa sociedade.

Através deste artigo, pretendo não apenas partilhar a minha visão pessoal, mas também destacar a necessidade urgente de investimento digital nos países menos desenvolvidos e particularmente em África.

 

Telecomunicações: Um Legado Familiar

Imagem © DR (202305017) 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só
Estação Terrestre de Satélites da Funda, Angola.

O meu pai dedicou a sua vida às telecomunicações, trabalhando incansavelmente para impulsionar o avanço deste sector, primeiro sendo um pioneiro da comunicação digital pela MARCONI e depois, após a Independência de Angola, na EPTEL, onde foi responsável pela Estação Terrestre de Satélites da Funda.

Através do seu trabalho, fui capaz de apreciar o quão vital é a capacidade de transmitir informação rapidamente e em escala global. Independentemente de se tratar de uma chamada telefónica, de uma transmissão televisiva ou do acesso à internet, as telecomunicações sustentam praticamente todos os aspectos das nossas vidas modernas e é isso que este dia 17 de Maio nos vem relembrar.

A paixão do meu pai pela sua profissão, deixou-me uma marca indelével e ensinou-me a importância de manter as pessoas interligadas, de melhorar o acesso à informação e de criar oportunidades para o desenvolvimento económico e social. Hoje, sinto-me honrado por poder contribuir para este campo através do meu trabalho na “Mais Afrika”, mantendo o legado do meu pai vivo e relevante.

 

A Origem Desta Comemoração de 17 de Maio

Imagem © DR (202305017) 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só
Desenho do funcionamento de um Telégrafo.

A celebração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, a 17 de Maio, tem raízes profundas na história das telecomunicações. Esta data marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Internacional de Telégrafos e a criação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 1865.

Comemorado desde 1969, este dia foi instituído pela Conferência Plenipotenciária em Málaga-Torremolinos, em 1973, como a Resolução 46. Em Novembro de 2005, a Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação pediu à Assembleia Geral das Nações Unidas para declarar o dia 17 de Maio como o Dia Mundial da Sociedade da Informação.

Este pedido visava destacar a importância das TIC e a ampla gama de questões relacionadas com a Sociedade da Informação levantadas pela Cimeira. Em resposta, a Assembleia Geral adotou uma resolução em Março de 2006 estipulando que o Dia Mundial da Sociedade da Informação seria celebrado todos os anos a 17 de Maio.

 

A Evolução da Data

Um ano depois, em Novembro de 2006, a Conferência Plenipotenciária da UIT em Antalya, na Turquia, decidiu celebrar ambos os eventos no dia 17 de Maio, como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.

A atualizada Resolução 68 convida os Estados Membros e os Membros do Setor, a celebrar anualmente este dia, organizando programas nacionais apropriados com o objetivo de:

  1. Estimular a reflexão e a troca de ideias sobre o tema adotado pelo Conselho;
  2. Debater os vários aspetos do tema com todos os parceiros na sociedade;
  3. Formular um relatório que reflita as discussões nacionais sobre as questões subjacentes ao tema, para ser enviado à UIT e ao resto dos seus membros.

 

A Sociedade da Informação e os Media

Imagem © DR (202305017) 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não sóA era digital em que vivemos agora, é frequentemente referida como a sociedade da informação. Através da internet e das tecnologias digitais, temos acesso a uma quantidade de informação sem precedentes. No entanto, com esta abundância de informação surge uma grande responsabilidade. Como editor-chefe da “Mais Afrika”, vejo-me na linha da frente desta responsabilidade todos os dias.

Cabe-me a mim e à minha equipa garantir que as informações que partilhamos sejam precisas, relevantes e imparciais. Além disso, temos a tarefa de garantir que as vozes marginalizadas sejam ouvidas e que, os problemas importantes, sejam destacados, promovendo uma representação justa de todas as perspectivas. Esta é uma tarefa enorme, mas é uma que abraço com entusiasmo e dedicação.

Por outro lado, os media nos PALOP têm tido um papel crucial na disseminação de informações e na formação da opinião pública. No entanto, enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos, a censura e a pressão política. Apesar destes obstáculos, os jornalistas continuam a trabalhar arduamente para informar o público e promover a transparência e a responsabilidade.

A diversidade dos media nos PALOP, actualmente, é notável, com uma combinação de estações de rádio locais, emissoras nacionais, jornais impressos e plataformas digitais. A rádio continua a ser o meio mais acessível e amplamente utilizado, particularmente nas zonas rurais. No entanto, a Internet está a mudar o panorama mediático, com cada vez mais pessoas a acederem a notícias e informações online.

 

Investimento Digital: Uma Necessidade Urgente

Imagem © DR (202305017) 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não sóNos últimos anos, a questão do investimento digital nos países menos desenvolvidos tem ganho destaque. Embora globalmente se tenha aumentado as interligações, a lacuna entre os países menos desenvolvidos e o resto do mundo continua a ser grande.

Este ano, o dia 17 de Maio, ao celebrar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação centra-se em “Dar força aos países menos desenvolvidos através das tecnologias de informação e comunicação”.

É um apelo à ação para que os sectores público e privado se comprometam com a ligação universal e a transformação digital nestes países. Como parte do esforço para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030, é crucial que estas nações – muitas das quais possuem populações jovens e dinâmicas – não sejam deixadas para trás na corrida digital.

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), estima-se que em 2022, 407 milhões de pessoas nos países menos desenvolvidos estavam a usar a Internet, representando 36% da população, em comparação com 66% a nível global. Portanto, é evidente que ainda há muito a fazer para garantir que esses países sejam incluídos na sociedade da informação.

Evidentemente, o acesso à Internet é apenas a primeira etapa. Precisamos garantir que essa interligação seja significativa – que ofereça uma experiência online segura, gratificante, enriquecedora, produtiva e acessível. Para muitos países menos desenvolvidos, isso ainda é um grande desafio, e é aqui que o investimento digital se torna crucial.

 

Um Apelo à Ação

Como editor-chefe da “Mais Afrika”, ainda por cima, sendo hoje também o meu aniversário, sinto uma responsabilidade pessoal de destacar estas questões e usar a nossa plataforma digital para promover a mudança.

Lembro-me das lições do meu pai que dedicou a sua vida a interligar as pessoas através das telecomunicações. Na sua memória e para as futuras gerações, comprometo-me a continuar a trabalhar para uma sociedade da informação que seja acessível a todos, independentemente de onde venham ou quão desenvolvido seja o seu país de origem.

Neste dia 17 de Maio, ao celebrar-mos o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, convido todos a refletir sobre a importância das telecomunicações e das tecnologias de informação, e sobre o papel que cada um de nós pode desempenhar para garantir um futuro digital inclusivo.

Neste Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, convido todos a juntarem-se a mim nesse compromisso. Juntos, podemos garantir que a revolução digital seja uma maré que eleva todos os barcos, não apenas os dos países mais desenvolvidos. Vamos tornar 2023 um ano de progresso para a transformação digital nos países menos desenvolvidos.

 

Conclusão

Neste 17 de Maio, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, enquanto celebro mais um ano de vida, reafirmo o meu compromisso com a sociedade da informação e a inclusão digital. Com a herança do meu pai e a responsabilidade do meu papel como editor-chefe, continuarei a esforçar-me para garantir que a revolução digital seja verdadeiramente inclusiva e acessível a todos.

Vamos, juntos, fazer de 2023 um ano de progresso para a transformação digital nos países menos desenvolvidos, para que o legado do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação se reflita não apenas em palavras, mas em ações concretas e mudanças significativas. Porque todos nós, independentemente de onde nascemos ou vivemos, merecemos fazer parte desta sociedade da informação.

 

O que achas desta comemoração? O Dia 17 de Maio tem algum outro significado para ti? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2017 Shutterstock
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!