9.1 C
Londres
Quarta-feira, Abril 24, 2024

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

“A liberdade de Imprensa traz consigo males, mas os que resultam da censura são mais e maiores. Repugna ser livre sem ter meios de observar a Liberdade” - Manuel Fernandes Tomás (1771-1822) num discurso célebre proclamado a 14 de Fevereiro de 1821.

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados.

O dia 14 de fevereiro, é tido como o Dia dos Namorados, mas na realidade esse dia não é global e não é festejado em muitos países. Na lusofonia, por exemplo, no Brasil, é comemorado a 12 de Junho, pelo que esta data -não faz sentido nesse pais lusófono.

Em Portugal além de ser dia dos namorados, também é o Dia Nacional do Doente Coronário e também se comemora o Dia Europeu da Disfunção Sexual. Em Angola, é além de se comemorar o dia dos namorados, também se comemora o batalha do Cuito Cuanavale.

 

Mas então que dia é este?

Antes de falarmos, das efemérides mundiais do dia 14 de Fevereiro, vamos focar-nos, em Angola e perceber porque é que esta data é importante neste país da lusofonia.

A 14 de Fevereiro de 1988, A UNITA e as forças da África do Sul atacaram as bases do MPLA no Cuito Cuanavale, na província de Cuando Cubango, dando origem à segunda maior batalha da História do continente africano, depois da Batalha de El Alamein, no Egito, durante a II Guerra Mundial e, a maior da África subsaariana.

Esta batalha teve grande importância, não só para Angola, como também para África. Ironicamente, ambos os lados clamaram vitória e, até hoje, as narrativas e memórias sobre a batalha são objeto de debate.

Não obstante, o evento tornou-se o ponto de viragem decisivo na guerra que se arrastava há longos anos, incentivando um acordo entre Sul Africanos e Cubanos para a retirada de tropas, culminando com a assinatura dos Acordos de Nova Iorque, que levaram à independência da Namíbia e ao fim do regime de segregação racial, que vigorava na África do Sul.

No resto do mundo, a data de 14 de fevereiro, é o Dia de São Valentim, o santo casamenteiro, por isso em muitos países é celebrado o dia dos namorados. Mas não é só, esta data tem outras efemérides e acontecimentos interessantes.

Em 1989, o escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie é condenado à morte pelo líder iraniano Ayatollah Khomeiny que considera blasfema a obra “Os Versículos Satânicos”, esta acção, trouxe fama e sucesso ao autor, mas até hoje, não tem paz.

Foi também neste dia, em 1919, que se deu início a outra guerra, uma que terminou por moldar a Europa. A Guerra Polaco-Soviética.

Em 1990, a sonda espacial Voyager 1, tirou uma fotografia da Terra que se tornaria conhecida como Pálido Ponto Azul (Pale Blue Dot). Foi tirada a uma distância de seis bilhões de quilômetros (40,5 AU) da Terra, como parte de uma série de imagens do Sistema Solar denominada Retrato de Família.

Nessa fotografia, o tamanho aparente da Terra é menor do que um pixel; o planeta aparece como um pequeno ponto na imensidão do espaço, no meio de um raio solar captado pela lente da câmara.

Mas o facto mais importante de todos ocorrido a 14 de Fevereiro, deu-se em 2005. Esse evento que poucas pessoas sabem a data, mudou o mundo como nós o conhecemos. As pessoas por detrás dessa data foram Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários da empresa PayPal, os fundadores do Youtube, um serviço de partilha de vídeos pela Internet

Esse evento tornou-se tão importante que a partir dessa data o mundo passou a ser denominado por: O tempo antes do YouTube e o tempo depois do YouTube.

Um dos primeiros exemplos do impacto social do YouTube foi o sucesso do vídeo “Bus Uncle” em 2006. O vídeo mostra uma conversa animada entre um jovem e um homem mais velho em um autocarro de Hong Kong, e foi largamente discutido nas principais medias.

Entre os vários impactos do YouTube está o efeito social de influência das diversas celebridades digitais com canais nesta rede social. As suas formas de influência mesclam esquemas antigos com sistemas sociotécnicos novos.

Por um lado, os canais de YouTube permitem o voyeurismo, a difusão de trabalhos ou de informações e ensinamentos variados. Por outro, são usadas estratégias de Marketing com o objetivo de captura da atenção, de partilhas ou mesmo no encaminhamento para consumos (de produtos, de ideias, de ideologias ou de serviços).

Não obstante, estudos sobre práticas sociais no YouTube demonstram que o consumo dos seus conteúdos, têm a capacidade de reforçar laços entre gerações e grupos de pares mas também são geradores de um novo tipo de medo: o medo do consumo solitário, revelador de alienação e desintegração social.

 

Conclusão

É claro que existem centenas de efemérides no dia 14 de Fevereiro, algumas só importantes para os respectivos países e outras de importância local ou regional, mas o importante a reter, é perceber que este dia é muito mais importante do que a maioria das pessoas sabem.

Como tal, para terminar, fica aqui outro facto importante sobre o dia 14 de Fevereiro. Neste dia Manuel Fernandes Tomás (1771-1822), jurista e constitucionalista português, abriu o debate sobre a liberdade de imprensa, algo sem a qual, não estaríamos aqui hoje a escrever estas palavras.

No dia 14 de fevereiro de 1821, nas Cortes Constituintes, fez um discurso que se tornou célebre no mundo inteiro, pela defesa da Liberdade de Imprensa:

“A liberdade de Imprensa traz consigo males, mas os que resultam da censura são mais e maiores. Repugna ser livre sem ter meios de observar a Liberdade”.

 

O que achas deste dia? Sabias que o dia 14 de Fevereiro, era mais do que o Dia dos Namorados? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!