4.6 C
Londres
Sábado, Abril 20, 2024

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

Originada do termo bíblico “tekton”, a palavra artesão significa “pessoa que trabalha com as mãos”, assim como São José, o Pai de Jesus, o fazia.

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão.

O Dia do Pai é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. A data varia de acordo com os países. Na lusofonia, exceptuando o Brasil, é celebrado no dia 19 de Março, o dia de São José, o santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus que herdou o seu ofício.

É por esta mesma razão que, devido à importância histórica do trabalho com as mãos, a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu estabelecer este dia como o Dia do Artesão.

 

O Dia do Pai

Supostamente, a criação da data do Dia do Pai, surge por volta de 1909 e deve-se a uma americana chamada Sonora Smart Dodd, da localidade de Spokane em Washington. A ideia ter-lhe-á surgido, enquanto ouvia um sermão no feriado do Dia da Mãe com o intuito de homenagear o seu pai.

O presidente dos EUA, Calvin Coolidge, deu seu apoio público ao Dia do Pai em 1924, porém, somente em 1972 o então presidente Richard Nixon, o estabeleceu como feriado nacional, passando também a ser celebrado um pouco por todo o mundo.

No Brasil, o único país da lusofonia, em que o Dia do Pai não é comemorado a 19 de Março, a criação da efeméride é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, Diretor do Jornal O Globo, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente. A data escolhida foi o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e foi celebrado pela primeira vez a 16 de Agosto de 1953.

Na tradição antiga diz-se que a data teria origem na Babilônia há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia do Pai. A partir daí, a data passou a ser uma festa nacional.

 

O Dia Mundial do Artesão

O Dia Mundial do Artesão assinala-se em todo o mundo a 19 de Março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reconhecer o trabalho de artesãos e artistas por todo o mundo, sendo uma forma simbólica de homenagear uma das profissões mais antigas do mundo.

Já no período paleolítico, 6 mil anos de Cristo, o homem utilizava a sua inteligência para, através das suas mãos, criar artefactos que seriam úteis para o seu dia-a-dia, como o fogo e ferramentas de trabalho. Nos dias de hoje o artesanato é fator de inclusão social para milhares de famílias do mundo, graças aos saberes dos Mestres Artesãos.

Originada do termo bíblico “tekton”, a palavra artesão significa “pessoa que trabalha com as mãos”, assim como São José, o Pai de Jesus, o fazia, foi por isso que a ONU escolheu a data de 19 de Março, por ser também o dia de São José, o padroeiro da profissão o que fez com que correspondesse ao Dia do Pai, nos países lusófonos.

 

O que achas do Dia do Pai? Sabias que este dia também era o Dia Mundial do Artesão? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © DR
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!