4.5 C
Londres
Quinta-feira, Abril 25, 2024

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

O rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e mesmo nos dias de hoje, continua a ser um meio de comunicação fundamental.

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio.

O Dia Mundial do rádio celebra-se, anualmente, a 13 de fevereiro. Foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011. A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoia e reforça a celebração desta data.

 

A efeméride

A data foi escolhida pois foi neste dia que a Radio das Nações Unidas (United Nations Radio) emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

Não há dúvida que o rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, o rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.

O rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e mesmo nos dias de hoje, continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas do rádio.

 

Porquê um Dia da Radio?

Porque o rádio é um meio de baixo custo e popular, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural o Rádio continua sempre a transmitir quando outras medias param de funcionar.

Por fim, é um meio que tem sido completamente capaz de adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.

O objetivo do Dia Mundial do Rádio é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras.

E isso funciona! O Dia Mundial do Rádio é um dos dias internacionais mais populares proclamados pelas Nações Unidas. Todos os anos, centenas de estações de rádio por todo o mundo participam do evento.

O site oficial do Dia recebe uma média de mais de 100 mil acessos por ano. Após as edições dos últimos anos dedicadas a questões como igualdade de género (2014), juventude (2015) desporto (2018) e diversidade (2020). Em 2023, devido aos vários conflitos armados dos últimos tempos, o tema é “Rádio e Paz“.

 

O objetivo

O objetivo deste dia é demonstrar a importância do rádio enquanto meio de divulgação de informação de baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.

Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, o rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade.

Assim, o rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas.

No atual contexto mundial, o apoio à liberdade de imprensa e às estações de rádio livres e independentes é uma necessidade absoluta.

Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e traçam uma história que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão.

Pode de facto alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional modera conflitos e/ou tensões, impedindo a sua escalada ou trazendo consigo conversações de reconciliação e reconstrução. O rádio profissional independente fortalece a democracia e fornece a base para uma paz sustentável.

 

O que achas deste dia? Consideras que o Rádio continua a ser importante, mesmo nos nossos dias? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2022 Rod Flores
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!