O Dia de África já tem 50 anos.

O Dia 25 de Maio, é o Dia de África, sendo um dia de celebração em todo o continente africano e por toda a diáspora no mundo, é sem sombra de dúvida, um dia que deve ser celebrado e comemorado por todos os verdadeiros africanos.

Mas o que muitos africanos não sabem, é que o Dia de África, comemorou as “bodas de Ouro” em 2022, ou seja, fez 50 anos de existência a 25 de Maio de 2022. Para comemorar este aniversário, Mais Afrika, tem uma prenda para todos os seus leitores e seguidores, para a receber basta clicar AQUI.

 

O Dia de África

A 25 de Maio, no já longínquo ano de 1963, em Addis Abeba, na Etiópia, 30 chefes de Estado e de Governo africanos reuniram-se com o propósito de defender e emancipar o continente africano, libertando o seu povo do colonialismo. Para isso, criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), uma instituição diplomática internacional. Hoje, graças a ela, o continente, tem 54 países independentes.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio como o Dia de África em homenagem a essa organização que tudo fez para que África seja o que é hoje. A OUA foi substituída em 2002, pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se inalterável.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos ao redor do mundo. Em países como o Gana, o Mali, a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe, o Dia de África é feriado nacional.

 

O Continente Africano

África é considerada o “Berço da Humanidade” porque o ancestral da humanidade mais antigo conhecido o australopithecus ramidus, apareceu e desenvolveu-se no continente africano há pelo menos 4,4 milhões de anos atrás. Tem 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 54 países.

A Nigéria o país mais populoso de África. A Argélia é o maior país e as Seychelles é o mais pequeno.

O Kilimanjaro (5895 m) é o ponto mais alto de África e é também a montanha independente mais alta do mundo. Enquanto que o Lago Assal no Djibouti, é o ponto mais baixo do continente, situando-se a 155 m abaixo do nível do mar.

O Lago Niassa é o lar da maior variedade de espécies de peixes do mundo, incluindo pelo menos 700 espécies de ciclídeos. É um dos Grandes Lagos Africanos e o mais meridional do sistema Rift da África Oriental e fica localizado entre Moçambique, o Malawi e a Tanzânia.

Também é o quinto maior lago de água doce do mundo em volume, o nono maior lago do mundo em área, o segundo lago mais profundo do mundo e o terceiro maior de África. A parte do lago que pertence a Moçambique foi oficialmente declarada uma reserva natural pelo Governo de Moçambique a 10 de junho de 2011.

É um lago meromítico, o que significa que as suas camadas de água não se misturam. A estratificação permanente da água do Lago Niassa e o limite óxido-anóxico (relação de oxigênio na água) são mantidos por gradientes químicos e térmicos moderadamente pequenos.

O rio mais extenso do mundo é o Nilo, fica situado no nordeste do continente africano e tem 7.088 km de extensão a partir da sua nascente no “Nyungwe National Park” no Rwanda, até à sua foz situada no Egipto.

Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e o Egipto são os países que fazem parte da sua bacia hidrográfica com uma área de 3.349.000 km². A sua nascente, encontra-se a Sul da linha do Equador e a sua foz a Norte.

Em 895DC, em Fez, no actual Marrocos foi fundada a primeira universidade do mundo . Começou com aulas a serem ministradas no interior de uma grande mesquita e mais tarde expandiu-se, tornando-se um local de educação.

A Madrasa (Escola Islâmica) original, ainda hoje funciona e faz parte da Universidade de Al Quaraouiyine. Também é a mais antiga instituição de educação em operação contínua no mundo e também foi a primeira instituição a conceder diplomas de acordo com os diferentes níveis de estudo: estudos islâmicos, matemática, gramática e medicina.

Mas o mais original da história desta Universidade é o facto de ela ter sido fundada por uma mulher, mais precisamente Fatima bint Muhammad Al-Fihriya Al-Qurashiya (فاطمة بنت محمد الفهرية القرشية‎), mais conhecida por Fatima al-Fihri.

Quando Fatima e a sua irmã herdaram a fortuna do seu pai, Fatima usou a sua parte para fundar a Universidade de Al Qarawiynn que, em 1963, passou a ser uma universidade estatal. Curiosamente, o ensino ainda é ministrado da forma tradicional, ou seja, os alunos ficam sentados em semicírculo ao redor de um xeque (estudioso islâmico).

 

Conclusão

África claramente é o “Berço da Humanidade”, não só por o primeiro homem ter nascido no continente, mas também porque foi onde surgiram muitas inovações que transformaram o mundo.

Desde a criação da agricultura à pesca organizada, passando pela exploração das primeiras minas, estas e muitas outras inovações tiveram origem no continente. E espalharam-se para o resto do mundo.

Actualmente, o continente africano não é só “um local bonito para passar férias” é um polo de desenvolvimento tecnológico e encontra-se na vanguarda da mudança energética.

Durante estes dois últimos anos de existência do nosso site de notícias, Mercados Africanos, demos a conhecer aos nossos leitores muitas destas maravilhas e não só. Foi por isso que, orgulhosamente, lançamos no nosso primeiro aniversário, um livro, de edição limitada, intitulado “África Desconhecida”, aprofundando o conhecimento deste grande continente que amamos.

Agora, em homenagem ao Dia de África e, aproveitando a mudança do nosso nome para Mais Afrika, vamos oferecer a todos os nossos leitores e seguidores, esse mesmo livro em versão PDF. Quem o quiser, só tem que o baixar clicando AQUI.

 

O que achas do Dia de África? E da nossa oferta? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos 
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!