18.3 C
Londres
Domingo, Julho 21, 2024

29 De Junho É O Dia Internacional dos Trópicos

Os Trópicos representam 40% da superfície total do mundo e albergam aproximadamente 80% da biodiversidade mundial.

29 De Junho É O Dia Internacional dos Trópicos


O Dia Internacional dos Trópicos celebra-se anualmente a 29 de Junho e procura realçar a importância que esta região representa para os ecossistemas e para vida humana celebrando a sua extraordinária diversidade, enquanto destaca os desafios e oportunidades únicos que as nações tropicais enfrentam.

Localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, esta área ocupa 40% da superfície total da Terra e é responsável por 80% da biodiversidade no mundo. Infelizmente, esta região, além de sofrer do problema das alterações climáticas também sofre gravemente devido à intervenção humana como a desflorestação, a exploração madeireira, a urbanização e a pressão demográfica.

O Dia Internacional dos Trópicos foi proclamado através da Resolução 70/267 adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas de14 de Junho de 2016.

 

A Criação Deste Dia


Imagem: © DR (20240629) 29 De Junho É O Dia Internacional dos TrópicosO Dia Internacional dos Trópicos é comemorado anualmente a 29 de Junho. A primeira celebração oficial ocorreu em 2017. Este dia é dedicado a avaliar o progresso, compartilhar experiências e reconhecer a biodiversidade, os recursos e o potencial da região tropical.

Foi instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 14 de Junho de 2016, com base no primeiro Relatório sobre o Estado dos Trópicos, apresentado em 29 de Junho de 2014.

O Relatório foi elaborado por 12 importantes instituições de pesquisa especializadas em questões tropicais e apresentado à Assembleia das Nações Unidas pela vencedora do Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

Marcando o aniversário do lançamento do relatório, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/70/267 em 2016, declarando que o dia 29 de Junho de cada ano seria observado como o Dia Internacional dos Trópicos.

Este dia foi designado para aumentar a consciencialização sobre os desafios específicos enfrentados pelas áreas tropicais, as implicações de longo alcance das questões que afetam a zona tropical do mundo e a necessidade, em todos os níveis, de sublinhar o importante papel que os países nos trópicos desempenharão na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

O Ecossistema dos Trópicos


Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

 

Os Trópicos são uma região da Terra, aproximadamente definida como a área entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Embora a topografia e outros fatores contribuam para a variação climática, as localidades tropicais são tipicamente quentes e experimentam pouca variação sazonal na temperatura diária.

Uma característica importante dos Trópicos é a prevalência de chuva nas regiões internas húmidas perto do equador, sendo que a sazonalidade das chuvas aumenta com a distância do equador.

 

O Sistema Humano nos Trópicos


Imagem: © DR (20240629) 29 De Junho É O Dia Internacional dos TrópicosAs nações tropicais fizeram progressos significativos, mas enfrentam uma variedade de desafios que necessitam de atenção particular focada em diversos indicadores de desenvolvimento para alcançar o desenvolvimento sustentável.

  • Até 2050, a região abrigará a maioria da população mundial e dois terços das crianças do mundo.
  • Consistente com os níveis mais altos de pobreza, as probabilidades de mais pessoas experimentam subnutrição nos Trópicos do que no resto do mundo, é bastante elevada.
  • A proporção da população urbana a viver em condições sub-humanas é maior nos Trópicos do que no resto do mundo.

 

Curiosidades sobre os Trópicos


  • Os Trópicos abrigam quase 95% das florestas de mangais do mundo por área e 99% das espécies de mangais.
  • Apesar de possuir pouco mais da metade dos recursos hídricos renováveis do mundo (54%), quase metade de sua população é considerada vulnerável ao stresse hídrico.
  • Os Trópicos representam 40% da superfície total do mundo e albergam aproximadamente 80% da biodiversidade mundial.
  • Apesar da biodiversidade nos Trópicos ser a maior do planeta, a perda de biodiversidade também é maior do que no resto do mundo.

 

Conclusão


O Dia Internacional dos Trópicos é uma oportunidade crucial para refletir sobre a importância desta região para o planeta. Reconhecer a sua biodiversidade, os desafios e as oportunidades únicas que os Trópicos apresentam é essencial para promover um futuro sustentável e equilibrado.

A consciencialização global e o esforço coletivo são vitais para enfrentar as questões ambientais e sociais que afetam esta importante e única região do planeta.

 

O que achas deste Dia Internacional dos Trópicos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Mãe Há Só Uma, A Minha E Mais Nenhuma

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família

21 De Maio: Dia Mundial Da Diversidade Cultural

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

O Dia de África já tem 50 anos

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

5 de Junho: Dia Mundial do Ambiente

Hoje É Dia da Consciencialização do Albinismo

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza

20 De Novembro: Dia Da Industrialização Africana

25 De Novembro: Violência Contra As Mulheres, Não


Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com