13.9 C
Londres
Segunda-feira, Abril 29, 2024

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

O Grande-mestre de xadrez mais velho do mundo, é o russo, Yuri Averbakh, falecido em Maio deste ano (2022) com 100 anos de idade.

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez.

O Dia Mundial do Xadrez, é celebrado a 20 de Julho, comemorando o dia em que se fundou a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1924. É reconhecido pelas Nações Unidas por destacar o poder do desporto, das artes e da atividade física para alterar percepções, preconceitos e comportamentos. A ideia deste dia foi proposta pela UNESCO e tem sido celebrada desde o ano 1966.

O xadrez, como um jogo intelectual e cultural, ultrapassa barreiras da língua, idade, género, capacidade física e estatuto social, tornando-se uma atividade acessível e inclusiva em qualquer lugar. Neste artigo, exploraremos a história do xadrez, a sua influência na promoção da educação, desenvolvimento sustentável, paz e inclusão social e o seu papel nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de 2030.

 

O Poder do Desporto

O desporto, a arte e a atividade física têm o poder de inspirar, quebrar barreiras raciais e políticas, combater a discriminação e contribuir para a educação, desenvolvimento sustentável, paz e cooperação a níveis locais, regionais e internacionais.

O xadrez, como uma atividade desportiva acessível e inclusiva, promove a equidade e o respeito mútuo, contribuindo para uma atmosfera de tolerância e compreensão entre os povos e nações. É um jogo de tabuleiro estratégico para dois jogadores, cujo objetivo é mover peças diferentes, cada uma com um movimento específico, num tabuleiro quadriculado, tentando capturar a peça “Rei” do oponente.

Imagem © DR (20230720) 20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez
O Jogo Chaturanga

Actualmente, existem mais de 2000 variantes identificadas. A sua origem remonta ao antigo jogo Chaturanga que se acredita ter surgido no norte do subcontinente indiano durante o período Gupta (~ 319 – 543 DC) e ter-se espalhado pela Rota da Seda até à Pérsia.

O xadrez moderno evoluiu a partir do Chaturanga, que significa “quatro divisões”, referindo-se às divisões das peças em infantaria, cavalaria, elefantes e carros (peças que no jogo moderno se tornaram o peão, cavaleiro, bispo e torre), ou ao facto de que o jogo era jogado por quatro jogadores.

O Chatrang e, posteriormente, o Shatranj, foram os nomes dados ao jogo quando chegou à Pérsia Sassânida por volta de 600 DC. A referência mais antiga ao jogo vem de um manuscrito persa de cerca de 600 DC que descreve um embaixador do subcontinente indiano a visitar o rei Khosrow I (531 – 579 DC) e a presenteá-lo com o jogo.

 

Importância e Significado Deste Dia

A 12 de Dezembro de 2019, a Assembleia Geral proclamou 20 de Julho como o Dia Mundial do Xadrez, marcando a data da criação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em Paris, em 1924. Desde 1966, sob a iniciativa da FIDE, 20 de julho tem sido observado como o Dia Internacional do Xadrez por jogadores de todo o mundo.

A designação do Dia Mundial do Xadrez pela ONU reconhece o papel importante da FIDE em apoiar a cooperação internacional para a atividade do xadrez, visando melhorar a harmonia amigável entre todos os povos do mundo e fornecer uma plataforma importante para promover o diálogo, solidariedade e cultura da paz.

O jogo de xadrez transcende fronteiras culturais e geográficas, ligando pessoas de diferentes origens e crenças, oferecendo importantes oportunidades para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dessa forma, contribui para o fortalecimento da educação, a promoção da igualdade de género, a necessidade de dar mais proeminência às mulheres, a inclusão, a tolerância, a compreensão mútua e o respeito.

 

Factos Fascinantes sobre o Xadrez

Imagem © DR (20230720) 20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez
Yuri Averbakh, o Grande-mestre de xadrez mais velho do mundo.

Cerca de 70% da população adulta (EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Índia) já jogou xadrez em algum momento das suas vidas

Aproximadamente 605 milhões de adultos jogam xadrez regularmente.

Matematicamente, há mais jogadas de xadrez, do que existem átomos no Universo Observável.

É possível fazer xeque-mate em apenas 2 jogadas.

O Grande-mestre de xadrez mais velho do mundo, é o russo, Yuri Averbakh, falecido em Maio deste ano (2022) com 100 anos de idade.

 

O Xadrez e o Enriquecimento Cultural

Jogos tradicionais, incluindo o xadrez e as suas muitas variantes, são elementos importantes das culturas de diferentes povos que vivem ao longo da Rota da Seda. As interações e reencontros ao longo dessa Rota proporcionaram oportunidades consideráveis não apenas para a disseminação de jogos tradicionais em diferentes regiões, mas também para o seu enriquecimento em diversos níveis.

 

O Xadrez e a Consciencialização Sobre o HIV/SIDA

O xadrez, como um jogo mental, incentiva o pensamento lógico profundo, o que melhora a ação responsável. Promover o jogo de xadrez e ligá-lo a questões de sexo e sexualidade pode ser uma maneira criativa e estratégica de enfrentar o desafio do HIV/SIDA.

 

Porque é Que os Dias Internacionais Importam?

Os dias e semanas internacionais são ocasiões para educar o público sobre questões de preocupação, mobilizar a vontade política e os recursos para resolver problemas globais, e celebrar e reforçar as conquistas da humanidade.

A existência dos dias internacionais antecede o estabelecimento das Nações Unidas, mas a ONU os adotou como uma poderosa ferramenta de defesa. Marcamos também outras observâncias da ONU.

 

O que achas deste dia? Sabias que havia um Dia Mundial do Xadrez? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!