9.9 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício.

A Ioga, é uma antiga prática de origem indiana que representa uma combinação física, mental e espiritual. Derivada do sânscrito, a palavra ‘Yoga’ simboliza a união entre o corpo e a consciência. A sua prática tem sido apreciada em todo o mundo, incluindo os PALOP e o resto de África, onde se regista um aumento crescente do seu interesse e adesão.

Este é um exercício que ganhou várias formas e popularidade global. A 11 de Dezembro de 2014, a ONU declarou o dia 21 de Junho como o Dia Internacional da Ioga. Foi escolhida essa data por ser o Solstício de Verão, o dia em que há mais sol do que qualquer outro dia do ano.

A proclamação foi feita através da resolução 69/131, reforçando o apelo universal desta prática. No geral, recebeu o apoio de 177 nações, o maior número de co-patrocinadores para qualquer resolução da ONU.

 

Mais do Que uma Atividade Física

O Dia Internacional da Ioga foi proposto pela Índia e endossada por um recorde de 175 Estados membros. Foi introduzida pelo primeiro-ministro Narendra Modi no seu discurso durante a abertura da 69ª sessão da Assembleia Geral, no qual ele disse:

“A Ioga é um presente inestimável de nossa tradição antiga”. “A Ioga encarna a unidade da mente e do corpo, do pensamento e da ação”.

“é uma abordagem holística que é valiosa para nossa saúde e bem-estar”.

“A Ioga não é apenas sobre exercício; é uma maneira de descobrir a sensação de unidade consigo mesmo, o mundo e a natureza”.

A prática promove uma abordagem holística à saúde e ao bem-estar, incentivando escolhas mais saudáveis. Neste contexto, a OMS também incentivou os seus estados-membros a promover a redução da inatividade física que está entre as dez principais causas de morte em todo o mundo e é um fator de risco fundamental para doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, cancro e diabetes.

O Dia Internacional da Ioga, celebrado a 21 de Junho, destaca o poder físico e espiritual que a Ioga trouxe para o palco mundial. As celebrações deste dia são uma lembrança poderosa da importância da atividade física regular e do alinhamento do corpo, mente e alma. Essas rotinas são praticadas por milhões de pessoas diariamente, estabelecendo uma partilha duradoura que existe há séculos.

A 21 de Junho de 2015, quase 36.000 pessoas, incluindo o Primeiro-Ministro Modi, e muitas outras figuras políticas de destaque de todo o mundo, realizaram 21 asanas (posturas de ioga) por 35 minutos em Nova Deli, no que foi o primeiro Dia Internacional da Ioga. Desde então, o dia tem sido comemorado ao redor do mundo.

 

Um Legado Imaterial

A influência da filosofia da prática antiga da Ioga é notória em diversos aspectos da sociedade indiana, incluindo saúde, medicina, educação e artes. Em 2016, a Ioga foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Estes valores, fundamentados na união da mente, corpo e alma para promover bem-estar, são uma parte significativa do ethos da comunidade.

Qualquer pessoa pode iniciar a prática da Ioga. A busca por estúdios ou escolas de Ioga e ginásios que oferecem aulas, ou mesmo a prática em casa com tutoriais em vídeo e música relaxante são opções viáveis para começar.

Equipamentos básicos como roupas desportivas flexíveis e um tapete de Ioga são suficientes para dar os primeiros passos nesta jornada. Acima de tudo, a prática da Ioga é inclusiva, acessível a todos, independentemente da idade, religião, nacionalidade e origem social.

 

A importância do Dia Internacional da Ioga

Imagem © Adobe Stock (20230621) O Dia Internacional Da Ioga É No SolstícioO Dia Internacional da Ioga possui uma grande relevância ao promover o reconhecimento global dos inúmeros benefícios que a prática de Ioga pode trazer. A resolução que deu origem a este dia destaca “a importância de as pessoas e comunidades adotarem escolhas mais saudáveis e padrões de vida que favoreçam a boa saúde“.

No entanto, a Ioga vai além de uma mera atividade física. Nas palavras de um dos seus praticantes mais renomados, o já falecido B. K. S. Iyengar.

“A Ioga cultiva maneiras de manter um equilíbrio de atitude no cotidiano e nos fornece a capacidade de realizar nossas ações de forma eficiente.”

Dessa forma, este dia é uma oportunidade valiosa para enfatizar o papel da Ioga na promoção da saúde, na redução do stress e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Encoraja-se a adoção de um estilo de vida mais equilibrado, que promova a harmonia entre corpo, mente e espírito, e se reconhece a contribuição inestimável que a Ioga pode oferecer para alcançar estes objetivos.

 

Estilos e Benefícios da Ioga

Existem várias modalidades de ioga, cada uma com os seus próprios benefícios e técnicas específicas. Aqui estão algumas das práticas mais populares da ioga:

  • Hatha Yoga: Este é o tipo mais comum de ioga e é uma ótima opção para iniciantes. Ele inclui posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayama) e meditação (dhyana).
  • Ashtanga Yoga: Este é um estilo de ioga mais rigoroso que envolve uma série específica de posturas. É óptimo para quem gosta de um treino estruturado e desafiador.
  • Vinyasa Yoga: Também conhecido como “flow yoga”, este estilo é caracterizado por sequências de posturas fluidas que são sincronizadas com a respiração.
  • Iyengar Yoga: Este tipo de ioga é conhecido pelo seu foco no alinhamento corporal. Utiliza suportes como blocos, cintos e almofadas para ajudar os praticantes a atingir a postura correta.
  • Kundalini Yoga: Este estilo combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e cantos. É conhecido por ser poderoso e transformador, despertando a energia kundalini que reside na base da coluna vertebral.
  • Hasya Yoga, também conhecida por Ioga do Riso: Esta vertente peculiar da ioga combina o riso voluntário com exercícios de respiração tradicionais. Inicialmente, o riso pode ser forçado, mas frequentemente evolui para um riso genuíno e contagiante. É um ótimo meio para aliviar o stress e fortalecer a interação social.

Os benefícios da yoga são variados, desde melhorias na postura e flexibilidade, passando pelo alívio de stress e ansiedade, até ao fortalecimento do sistema imunitário.

 

OMS Lançou Uma App Para A Prática De Ioga

A OMS, em colaboração com o Governo da Índia, lançou o aplicativo mYoga – um aplicativo de ioga para ajudar as pessoas a manterem-se ativas e saudáveis. Este aplicativo contém uma coleção de vídeos e ficheiros de áudio para ensinar e acompanhar a prática de ioga.

É uma ferramenta fácil de usar e gratuita tanto para pessoas que estão a experimentar ioga pela primeira vez, quanto para aquelas que já a praticam regularmente. O aplicativo foi desenvolvido pela BeHe@lthy BeMobile, uma iniciativa conjunta entre a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional de Telecomunicações.

 

Ioga em África

Imagem © DR (20230621) O Dia Internacional Da Ioga É No SolstícioA ioga tem vindo a afirmar-se cada vez mais no continente africano, transformando-se numa tendência em franca expansão. Embora a África do Sul tenha sido pioneira na adoção desta prática milenar, outros países estão a seguir o exemplo, incluindo os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Em Angola, Moçambique, Cabo Verde e outros, tem-se registado um aumento significativo na procura por aulas de ioga. As aulas estão a ser oferecidas em estúdios especializados, ginásios e até mesmo em espaços ao ar livre, aproveitando o clima agradável que muitas destas regiões proporcionam.

A popularização da ioga em África pode ser atribuída a vários fatores. A crescente consciência sobre os benefícios do bem-estar físico e mental que a ioga proporciona certamente desempenha um papel importante. Além disso, a ioga é vista como um meio eficaz de aliviar o stress, promover a serenidade e melhorar a qualidade de vida.

Nas metrópoles africanas, onde a vida moderna pode ser agitada e stressante, a ioga oferece uma fuga, um momento de tranquilidade e paz interior. Também se tornou um importante instrumento de empoderamento, fortalecendo comunidades e proporcionando um sentido de pertença e união entre os praticantes.

Além disso, a ioga tem sido usada como uma ferramenta terapêutica em várias situações na África, inclusive em campos de refugiados, onde tem ajudado a tratar traumas físicos e emocionais.

Assim, a prática da ioga está a ser valorizada e integrada no quotidiano africano, tornando-se cada vez mais uma parte essencial do panorama de bem-estar e saúde do continente.

 

Conclusão

Os dias internacionais são momentos cruciais que visam sensibilizar o público para questões relevantes, estimular a mobilização política e alocar recursos para enfrentar desafios globais, além de celebrar e reforçar as realizações da humanidade. Eles são essenciais para nos recordar aquilo que é de suma importância para nós enquanto seres humanos.

A ioga, embora tenha as suas origens na Índia, conseguiu transcender fronteiras e estabelecer-se em várias partes do globo, incluindo nos PALOP e em toda a África. O crescente interesse nessa prática nessas regiões revela o potencial inerente da ioga para enriquecer a qualidade de vida dos indivíduos, proporcionando-lhes uma via para alcançar um equilíbrio mais profundo entre corpo, mente e espírito.

Portanto, o Dia Internacional da Ioga não é apenas uma celebração da própria prática, mas também um reconhecimento da sua importância e impacto positivo na vida das pessoas ao redor do mundo. É uma oportunidade para destacar e celebrar a universalidade da ioga, a sua capacidade de unir pessoas de diferentes culturas e origens, e a sua contribuição para a promoção da saúde, bem-estar e paz.

 

O que achas deste dia? És praticante de Ioga? Não? Então porque não aproveitas este dia e experimentas? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2021 iStock
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!