4.3 C
Londres
Sexta-feira, Abril 26, 2024

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

O Fórum Internacional do Teatro, realizado em Praga em 1961, adotou a primeira Mensagem do Dia Mundial do Teatro que foi escrita por Jean Cocteau.

27 de Março é o dia Mundial do Teatro.

O Dia Mundial do Teatro é comemorado anualmente no dia 27 de Março e é organizado pelo International Theatre Institute (ITI). Neste dia pretende-se destacar a importância do teatro na história e cultura da humanidade, através de vários eventos e iniciativas organizados por todo o mundo.

 

Porque a 27 de Março

A ideia de designar um dia por ano em homenagem ao teatro surgiu com o ator e diretor francês Sacha Guitry, foi adotada pelo ITI na sua Primeira Conferência Internacional, em 1960 e começou a ser comemorado a partir de 1961.

O Fórum Internacional do Teatro, realizado em Praga em 1961, adotou a primeira Mensagem do Dia Mundial do Teatro que foi escrita por Jean Cocteau.

Desde então, anualmente, neste dia, um actor ou dramaturgo internacional é encarregue pelo ITI de escrever uma mensagem que é traduzida em mais de 30 línguas diferentes, a fim de se dirigir a todos os trabalhadores das artes performativas em todo o mundo.

O Comité Internacional deste dia, faz circular esta mensagem e encoraja a sua divulgação a nível mundial através dos meios de comunicação social das artes performativas.

Escolhida este ano, para dirigir ao mundo a tradicional mensagem do dia 27 de Março, a actriz egípcia Samiha Ayoub,fez um enorme apelo para que nós, o ser humano, voltemos a encontrar a essência perdida da Humanidade para rejeitarmos a vil imagem de brutalidade, de racismo, de conflitos sangrentos, de formas de pensamento único e de extremismo que grassam hoje pelo mundo.

“Somos nós, e mais ninguém, quem tem a capacidade de espalhar vida. Espalhemo-la juntos, em nome de um só mundo e de uma só Humanidade”.

Afirmou Samiha Ayoub, na mensagem que endereçou a todos os seus amigos e artistas de teatro do mundo inteiro.

 

A origem do Teatro

Na forma como o conhecemos, surgiu na Grécia Antiga e, desde a Antiguidade Clássica, tornou-se uma das linguagens artísticas mais comuns e populares nas sociedades ocidentais.

Atualmente existe uma grande variedade de géneros, o que demonstra a riqueza desta linguagem artística.

É uma forma de arte em que pessoas (atores ou atrizes) representam uma determina história para uma plateia. Pode ser encenado por meio de um roteiro, criado por roteiristas e dramaturgos, mas pode acontecer também atráves da improvisação dos atores.

Esta forma de arte, foi catalogada como a segunda arte, na listagem das artes criada em 1912 por Ricciotto Canudo, no seu “Manifesto das Sete Artes” que viria a ser publicado apenas em 1923.

 

O que achas deste dia? Vais fazer uma visita ao Teatro, pelo menos no dia de hoje? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © International Theatre Institute - ITI
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!