4.6 C
Londres
Sábado, Abril 20, 2024

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Estar preparado e ser capaz de agir no momento certo, no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger a subsistência das comunidades em todo o mundo, tanto agora como no futuro.

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia.

É celebrado anualmente, a 23 de Março, o Dia Mundial da Meteorologia, marcando a criação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) com a entrada em vigor da “Convenção da Organização Mundial de Meteorologia” em 1950.

O tempo, o clima e a intensidade das condições meteorológicas estão a mudar em várias partes do mundo, sendo um resultado direto das alterações climáticas. Esta situação expõe-nos a múltiplos perigos e tem evoluído negativamente devido ao crescimento populacional, à urbanização e à degradação ambiental.

 

O Dia Mundial da Meteorologia de 2023

No Dia Mundial da Meteorologia de 2023, que coincide com o 150º aniversário da OMM, é importante relembrar as conquistas passadas, o progresso atual e o potencial futuro da meteorologia, desde os telégrafos do século XIX e as previsões marítimas até aos supercomputadores e à tecnologia espacial.

É fundamental uma maior coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, autoridades de gestão de desastres e agências de desenvolvimento para melhor prevenção, preparação e resposta aos fenómenos extremos.

Estar preparado e ser capaz de agir no momento certo, no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger a subsistência das comunidades em todo o mundo, tanto agora como no futuro.

O aniversário da Organização Mundial da Meteorologia, serve também como lembrete das mudanças climáticas em curso. A temperatura média global aumentou mais de 1° Celsius nos últimos 150 anos devido à emissão de gases de efeito estufa.

As geleiras e o gelo estão a derreter, os níveis do mar aumentaram, o tempo está mais extremo e os oceanos estão mais quentes e mais ácidos. A taxa de mudança está a acelerar, exigindo ação urgente para reduzir as emissões e garantir que as gerações futuras possam sobreviver e prosperar no nosso planeta.

 

Conclusão

Os rápidos avanços científicos e tecnológicos, incluindo a aprendizagem automática e a inteligência artificial, têm melhorado significativamente a precisão das previsões meteorológicas e dos alertas precoces que salvam vidas.

O desafio atual da meteorologia passa por adaptarmo-nos às condições futuras, enfrentando os desafios associados e aproveitando as oportunidades proporcionadas pelos serviços meteorológicos, climáticos e hidrológicos.

 

O que achas deste dia? A Meteorologia pode ajudar-nos a combater os problemas climáticos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © DR
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!