19 C
Londres
Domingo, Julho 21, 2024

Fundo De Caridade Do Papa Recebeu 48 Milhões

A transparência apresentada no relatório anual do Óbolo, reforça a confiança dos doadores e destaca a importância contínua da solidariedade global.

Fundo De Caridade Do Papa Recebeu 48 Milhões


Os donativos para o Óbolo de São Pedro, o Fundo de Caridade do Papa, atingiram 48 milhões de euros em 2023, demonstrando um aumento de cinco milhões em relação ao ano anterior. Este crescimento reflete a generosidade contínua dos fiéis católicos de todo o mundo que contribuíram significativamente para a missão caritativa da Igreja.

O relatório anual de 2023 destaca tanto as receitas como as despesas do Fundo de Caridade, oferecendo uma visão detalhada sobre a distribuição dos recursos para os diversos projetos de assistência global.

 

Donativos e Receitas


Segundo o Vaticano, além dos 48 milhões de euros em donativos diretos, o Fundo de Caridade obteve 3,6 milhões de euros adicionais através de receitas financeiras, totalizando 52 milhões de euros para o ano de 2023.

Contudo, as despesas atingiram 109,4 milhões de euros, resultando num saldo negativo. Este déficit contrasta com o ano de 2022, quando as receitas do Óbolo alcançaram uns impressionantes 107 milhões de euros, principalmente devido à venda de imóveis.

Os donativos para o Óbolo de São Pedro provêm de três principais fontes:

  1. A coleta realizada nas igrejas de todo o mundo na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo e, posteriormente transmitida à Santa Sé pelas dioceses italianas e, através das Representações Pontifícias, pelas dioceses ultramarinas
  2. Ofertas directas enviadas através de cheques, transferências bancárias e postais, ou através do sítio na internet do Óbolo, com cartões de crédito e PayPal.
  3. Legados de heranças.

Em 2023, as dioceses representaram a maior parcela das contribuições, com cerca de 31,2 milhões de euros, o que equivale a 64,4% das receitas; enquanto 4,4% (2,1 milhões de euros) foram de doadores privados. Além disso, as Fundações contribuíram com 13,9 milhões de euros (28,8%) sendo os restantes 1,2 milhões de euros (2,4%) provenientes de Ordens Religiosas.

Os Estados Unidos da América foram o maior país benemérito, por uma larga margem, contribuindo com 13,6 milhões de euros, representando 28,1%, do rendimento total, sendo que as próximas maiores contribuições vieram de Itália com 3,1 milhões de euros (6, 4%) e do Brasil, 1,9 milhões de euros.

 

Projetos Financiados


Dos 103 milhões desembolsados pelo Fundo de Caridade do Óbolo de São Pedro em 2023, 90 milhões de euros foram utilizados para apoiar as actividades desenvolvidas pela Santa Sé ao serviço da missão apostólica do Papa, cobrindo as despesas de 68 dicastérios e organismos que apoiam o trabalho do pontífice.

  • 13 milhões foram para apoiar projetos de assistência direta aos mais necessitados: famílias, dioceses, paróquias e institutos religiosos; migrantes e refugiados; populações afectadas pela guerra e pela fome; comunidades afectadas pelas consequências adversas das alterações climáticas; aqueles que necessitam de assistência humanitária.
  • O Fundo de Caridade do Papa financiou um total de 236 projetos em 76 países, destinando 13 milhões de euros para diversas iniciativas de assistência. 5,4 milhões de euros foram para 68 projetos em África, 2,4 milhões de euros para 100 projetos na Europa; 2,3 milhões de euros para 34 projetos nas Américas; 2,8 milhões de euros para 33 projetos na Ásia; e 0,1 milhões de euros para 1 projecto na Oceânia.
  • O continente europeu, além do apoio aos 100 projetos financiados, também recebeu quase um milhão de euros, destinados à emergência na Ucrânia, devastada pela guerra, para patrocinar diversas iniciativas pastorais e sociais. Além disso, África, América Latina e Ásia beneficiaram-se de vários outros projetos, com meio milhão de euros, utilizados para bolsas de estudo para seminaristas e religiosos.

O Óbolo de São Pedro também estendeu a sua caridade à Síria, onde financiou centros médicos com quase 700 mil euros e ao Malawi, onde enviou quase 100 mil euros para ajuda humanitária após um furacão.

 

Um aumento das doações


Em 2022, as receitas do Óbolo de São Pedro ascenderam a 107 milhões (mais do dobro do valor de 2023), enquanto as despesas ascenderam a 95,5 milhões. O relatório observa que foi realizado um ganho de capital significativo em 2022 através da venda de ativos imobiliários do Fundo de Caridade.

Com efeito, em 2023 os donativos para o Fundo de Caridade aumentaram quase cinco milhões de euros, ascendendo a 48,4 milhões de euros face aos 43,5 milhões de euros de donativos recebidos em 2022.

 

Conclusão


O aumento dos donativos para o Óbolo de São Pedro em 2023, embora significativo, ainda não foi suficiente para cobrir todas as despesas do Fundo de Caridade. No entanto, a generosidade dos fiéis católicos continua a ser um pilar fundamental para as atividades caritativas da Igreja, permitindo a realização de inúmeros projetos de assistência em todo o mundo.

É de notar que a transparência apresentada no relatório anual do Óbolo, reforça a confiança dos doadores e destaca a importância contínua da solidariedade global.

 

Sabias que o Papa tinha um Fundo de Caridade? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Papa Francisco Contra a Corrupção nas POM

 


Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com