3.9 C
Londres
Quinta-feira, Abril 25, 2024

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

Biodiversidade. Hoje, mais do que nunca, é necessário repensar a nossa relação com o mundo natural.

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica celebra-se anualmente a 22 de Maio e baseia-se na Convenção sobre a Biodiversidade aprovada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992).

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade, de modo a construir um futuro melhor em harmonia com a natureza e continuar os esforços para recuperar os ecossistemas naturais.

O tema deste ano é «Do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade» e surgem como resultado da assinatura do acordo do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF) que estabelece metas e medidas concretas para parar e reverter a perda da natureza até 2050 e o foco deve mudar rapidamente para a sua implementação (ação).

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado na Resolução 55/201 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2000.

 

Reconstruir a Biodiversidade

Hoje, mais do que nunca, é necessário repensar a nossa relação com o mundo natural.

A verdade é inegável: apesar de todo o progresso tecnológico, somos totalmente dependentes de ecossistemas saudáveis e vibrantes para a nossa água, comida, medicamentos, roupas, combustível, abrigo e energia. Estes são apenas alguns exemplos. Portanto, respeitar, proteger e reparar a nossa riqueza biológica é indispensável.

 

Um Ano Especial para a Conservação da Biodiversidade

Este ano é indubitavelmente especial no que concerne à conservação da biodiversidade. Com a adoção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, um acordo histórico assinado em Dezembro de 2022, agora temos uma renovada sensação de esperança. Este acordo estabelece objetivos e medidas concretas para deter e reverter a perda da natureza até 2050.

Por isso, o tema do Dia Internacional para a Diversidade Biológica é “do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade“. O lema promove a ideia de que, agora que temos um plano de ação acordado a nível global, devemos implementar todas as medidas que o acordo contempla antes de 2030.

Apenas desta forma conseguiremos alcançar uma diversidade biológica protegida e sustentável até 2050. Esta é a principal mensagem da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), o principal instrumento internacional para o desenvolvimento sustentável.

 

A Linha da Vida da Humanidade

A biodiversidade é frequentemente entendida em termos da vasta variedade de plantas, animais e microrganismos.

No entanto, ela também inclui as diferenças genéticas dentro de cada espécie — por exemplo, entre variedades de culturas e raças de gado — e a variedade de ecossistemas (lagos, florestas, desertos, paisagens agrícolas) que hospedam múltiplos tipos de interações entre seus membros (humanos, plantas, animais).

Os recursos da diversidade biológica são os pilares sobre os quais construímos civilizações. Os peixes fornecem 20% da proteína animal para cerca de 3 bilhões de pessoas. Mais de 80% da dieta humana é fornecida por plantas. Até 80% das pessoas que vivem em áreas rurais em países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais à base de plantas para cuidados básicos de saúde.

No entanto, a perda de biodiversidade ameaça todos, incluindo a nossa saúde. Foi provado que a perda de biodiversidade pode expandir zoonoses – doenças transmitidas de animais para humanos- enquanto, por outro lado, se mantivermos a biodiversidade intacta, ela oferece excelentes ferramentas para lutar contra pandemias como as causadas por coronavírus.

 

A Perda de Biodiversidade

Cada componente de um ecossistema depende dos outros como num quebra-cabeças. Por exemplo, uma alteração na temperatura de um ecossistema afeta outros aspectos, como as plantas e animais que conseguem crescer e viver ali.

Com o crescimento das populações humanas, começamos a invadir, e em alguns casos superar, os ecossistemas causando danos à rica biodiversidade. Convidamos você para uma viagem interativa sobre o efeito dominó na biodiversidade.

A conservação e a restauração de espaços naturais, e da biodiversidade que contêm, são essenciais para limitar as emissões e adaptar-se aos impactos climáticos.

As mudanças climáticas, a perda de biodiversidade (bem como a poluição) fazem parte de uma crise planetária tripla interligada que o mundo enfrenta hoje. Precisamos lidar com elas juntas se quisermos avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e garantir um futuro viável neste planeta.

A adoção do Quadro Mundial para a Diversidade Biológica Kunming-Montreal, pretende evitar extinções como o caso da Baleia Azul. Entre os seus objetivos: restaurar 30% dos ecossistemas, reduzir pela metade o desperdício de alimentos, e investir pelo menos $200 bilhões anualmente em estratégias que beneficiem a biodiversidade. Tudo isso até 2030.

 

Documentos

Resolução 55/201 da AG das NU sobre o Dia Internacional da Diversidade Biológica | ONU [en]

Convenção sobre a Biodiversidade | ONU [en]

 

Conclusão

O Dia Internacional para a Diversidade Biológica é um lembrete de nossa interdependência com a natureza e a necessidade de mudar nossas atitudes e ações para preservá-la.

Afinal, a biodiversidade é um ativo global de valor inestimável para as futuras gerações. Devido à importância da educação pública e consciência sobre este tema, a ONU decidiu celebrar anualmente o Dia Internacional para a Diversidade Biológica. Cada passo que damos hoje para proteger a biodiversidade contribui para um futuro mais sustentável e resiliente.

 

O que achas deste dia? Pensas que a Diversidade Biológica é importante? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © DR 
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!