14.2 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

Hoje, mais do que nunca, é necessário repensar a nossa relação com o mundo natural, para garantir a Biodiversidade,

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica


O Dia Internacional da Diversidade Biológica celebra-se anualmente a 22 de Maio e baseia-se na Convenção sobre a Biodiversidade aprovada na Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade, de modo a construir um futuro melhor em harmonia com a natureza e continuar os esforços para recuperar os ecossistemas naturais.

O tema deste ano de 2024 é «Faça parte do plano» e surge como resultado da assinatura do acordo do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF) que estabelece metas e medidas concretas para parar e reverter a perda da natureza até 2050 e o foco deve mudar rapidamente para a sua implementação (ação).

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado na Resolução 55/201 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2000.

 

Um Ano Especial para a Conservação da Biodiversidade


Imagem © DR (20240522) 22 de Maio Dia Internacional da Diversidade BiológicaEste ano é indubitavelmente especial no que concerne à conservação da biodiversidade. Com a adoção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, um acordo histórico assinado em Dezembro de 2022, agora temos uma renovada sensação de esperança. Este acordo estabelece objetivos e medidas concretas para deter e reverter a perda da natureza até 2050.

Por isso, na sequenciado tema do ano passado, “do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade“, este ano o tema é «Faça parte do plano».  Este tema promove a ideia de que, agora que temos um plano de ação acordado a nível global, devemos implementar todas as medidas que o acordo contempla antes de 2030.

Apenas desta forma conseguiremos alcançar uma diversidade biológica protegida e sustentável até 2050. Esta é a principal mensagem da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), o principal instrumento internacional para o desenvolvimento sustentável.

 

Reconstruir a Biodiversidade


Imagem © DR (202405022) 22 de Maio Dia Internacional da Diversidade Biológica

Hoje, mais do que nunca, é necessário repensar a nossa relação com o mundo natural.

A verdade é inegável: apesar de todo o progresso tecnológico, somos totalmente dependentes de ecossistemas saudáveis e vibrantes para a nossa água, comida, medicamentos, roupas, combustível, abrigo e energia. Estes são apenas alguns exemplos. Portanto, respeitar, proteger e reparar a nossa riqueza biológica é indispensável.

O tema deste ano representa um apelo à ação para todas as partes interessadas em deterem e reverterem a perda de biodiversidade, apoiando a implementação do Quadro Mundial de Kunming-Montreal em matéria de biodiversidade.

O acordo de Kunming-Montreal constitui um quadro sólido, acompanhado de objetivos e metas claros e mensuráveis, que prevê disposições completas em matéria de controlo, de comunicação de informações e de uma revisão para acompanhar os progressos realizados, às quais se acrescenta um sólido pacote de medidas que visam mobilizar recursos.​

Todos os governos, povos indígenas, comunidades locais, organizações não governamentais, legisladores, empresas e cidadãos são incentivados a reforçar as formas de apoio à implementação do Plano de Biodiversidade. Todos têm um papel a desempenhar e, portanto, podem fazer parte do Plano.

Espera-se que o Dia Internacional da Biodiversidade​ 2024 dê visibilidade à 16.ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), a realizar-se na Colômbia, de 21 outubro a 1 novembro 2024.

A Linha da Vida da Humanidade


A biodiversidade é frequentemente entendida em termos da vasta variedade de plantas, animais e microrganismos.

No entanto, ela também inclui as diferenças genéticas dentro de cada espécie — por exemplo, entre variedades de culturas e raças de gado — e a variedade de ecossistemas (lagos, florestas, desertos, paisagens agrícolas) que hospedam múltiplos tipos de interações entre seus membros (humanos, plantas, animais).

Os recursos da diversidade biológica são os pilares sobre os quais construímos civilizações. Os peixes fornecem 20% da proteína animal para cerca de 3 bilhões de pessoas. Mais de 80% da dieta humana é fornecida por plantas. Até 80% das pessoas que vivem em áreas rurais em países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais à base de plantas para cuidados básicos de saúde.

No entanto, a perda de biodiversidade ameaça todos, incluindo a nossa saúde. Foi provado que a perda de biodiversidade pode expandir zoonoses – doenças transmitidas de animais para humanos- enquanto, por outro lado, se mantivermos a biodiversidade intacta, ela oferece excelentes ferramentas para lutar contra pandemias como as causadas por coronavírus.

 

A Perda de Biodiversidade


Imagem © DR (20240522) 22 de Maio Dia Internacional da Diversidade BiológicaCada componente de um ecossistema depende dos outros como num quebra-cabeças. Por exemplo, uma alteração na temperatura de um ecossistema afeta outros aspectos, como as plantas e animais que conseguem crescer e viver ali.

Com o crescimento das populações humanas, começamos a invadir, e em alguns casos superar, os ecossistemas causando danos à rica biodiversidade. Convidamos você para uma viagem interativa sobre o efeito dominó na biodiversidade.

A conservação e a restauração de espaços naturais, e da biodiversidade que contêm, são essenciais para limitar as emissões e adaptar-se aos impactos climáticos.

As mudanças climáticas, a perda de biodiversidade (bem como a poluição) fazem parte de uma crise planetária tripla interligada que o mundo enfrenta hoje. Precisamos lidar com elas juntas se quisermos avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e garantir um futuro viável neste planeta.

A adoção do Quadro Mundial para a Diversidade Biológica Kunming-Montreal, pretende evitar extinções como o caso da Baleia Azul. Entre os seus objetivos: restaurar 30% dos ecossistemas, reduzir pela metade o desperdício de alimentos, e investir pelo menos $200 bilhões anualmente em estratégias que beneficiem a biodiversidade. Tudo isso até 2030.

 

Conclusão


O Dia Internacional para a Diversidade Biológica é uma chamada de atenção para a nossa interdependência com a natureza e a necessidade de mudar as nossas atitudes e ações para preservá-la. Afinal, a biodiversidade é um activo global de valor inestimável para as futuras gerações.

Devido à importância da educação pública e necessidade de existir uma consciência global sobre este tema, a ONU decidiu celebrar anualmente o Dia Internacional para a Diversidade Biológica. Cada passo que damos hoje para proteger a biodiversidade contribui para um futuro mais sólido e sustentável.

 

O que achas deste dia? Pensas que a Diversidade Biológica é importante? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

 

Ver Também:

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Mãe Há Só Uma, A Minha E Mais Nenhuma

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família

21 De Maio: Dia Mundial Da Diversidade Cultural

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

O Dia de África já tem 50 anos

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza

20 De Novembro: Dia Da Industrialização Africana

25 De Novembro: Violência Contra As Mulheres, Não


Imagem: © 2024 DR 
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com