16.7 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

26 de Abril: Dia Mundial da Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual é crucial porque protege e valoriza as criações intelectuais, como invenções, obras artísticas, músicas, literatura e designs.

26 de Abril: Dia Mundial da Propriedade Intelectual


No dia 26 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (também nomeado World IP Day ou WIP-Day), uma ocasião especial que destaca a importância de proteger e valorizar as criações intelectuais que impulsionam a inovação e a criatividade em todo o mundo.
Desta data, proporciona uma oportunidade valiosa para refletir sobre como a propriedade intelectual influência e pode amplificar a inovação tecnológica que impulsiona o progresso humano e é uma oportunidade para destacar o papel que a propriedade intelectual, como patentesmarcasdesenhos industriais e direitos de autor, desempenham no incentivo à inovação e à criatividade.

 

O Ano de 2024


A celebração deste ano tem como tema “Construir o nosso futuro comum com inovação e criatividade”, estabelecendo uma ligação crucial entre a propriedade industrial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta temática destaca a importância de um sistema de propriedade intelectual equilibrado, que reconheça, respeite e valorize o trabalho de cientistas, investigadores e criadores, enquanto permite que a sociedade utilize legalmente esses resultados intelectuais e criativos.

 

Mensagem do Director Geral da OMPI Daren Tang


Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

 

A Origem Deste Dia


A história por trás do Dia Mundial da Propriedade Intelectual remonta a 2000, quando os Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI, ou WIPO, no acrónimo inglês), designaram o dia 26 de Abril, data em que, em 1970, a Convenção da OMPI entrou em vigor, como o Dia Mundial da propriedade intelectual.

O objetivo da criação deste dia foi o de ampliar a compreensão geral sobre a propriedade intelectual, sobre o impacto das patentes, direitos de autor, marcas e desenhos do nosso quotidiano, bem como de celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inovadores para o desenvolvimento das sociedades em todo o mundo.

Desde então, todos os anos, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual oferece uma oportunidade excepcional não apenas para celebrar as contribuições de inventores e criadores do mundo inteiro, mas também para refletir sobre as contribuições da propriedade intelectual para o florescimento da música e das artes e para a inovação tecnológica que ajuda a moldar o nosso mundo.

 

A Importância da Propriedade Intelectual


A propriedade intelectual é crucial porque protege e valoriza as criações intelectuais, como invenções, obras artísticas, músicas, literatura e designs. Essa proteção é essencial para incentivar a inovação e a criatividade, pois proporciona aos inventores, artistas e criadores a garantia de que seu trabalho será reconhecido e recompensado.

Também é fundamental para promover a inovação, a competitividade das empresas e o desenvolvimento económico em todo o mundo. Garantir que as criações intelectuais sejam adequadamente protegidas e recompensadas cria um ambiente propício para o investimento em pesquisa e desenvolvimento, estimulando a criação de empregos de alta qualidade e contribuindo para o fortalecimento das economias.

Além disso, a propriedade intelectual é fundamental na promoção da concorrência justa e na prevenção da cópia não autorizada ou da violação dos direitos dos criadores. Isso contribui para o desenvolvimento de um ambiente de negócios onde a criatividade é valorizada e incentivada, estimulando o investimento em pesquisa e desenvolvimento e impulsionando o progresso tecnológico e cultural.

 

Conclusão


O Dia Mundial da Propriedade Intelectual, é fundamental para reafirmar o nosso compromisso com a proteção e valorização da propriedade intelectual, reconhecendo o seu papel fundamental na promoção da inovação, criatividade, concorrência justa, diversidade cultural e desenvolvimento económico sustentável, contribuindo para um mundo mais dinâmico.

Esperemos que a comemoração desta data nos inspire a continuar a trabalhar em prol de um mundo onde o conhecimento e a criatividade sejam reconhecidos e recompensados, contribuindo para um futuro comum mais justo e próspero para todos.

 

Concordas que a Proteção da Propriedade Intelectual é importante? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

A verdadeira história do dia 8 de Março

Dia da Mulher: Investir nas mulheres, Acelerar o progresso

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

“Nas Asas Da Poes(IA)”, In Memoria Hoc Die

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

15 De Abril É O Dia Mundial Da Arte

22 De Abril É O Dia Internacional Da Mãe Terra

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

O Dia de África já tem 50 anos

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza

20 De Novembro: Dia Da Industrialização Africana

25 De Novembro: Violência Contra As Mulheres, Não

 


Imagem: © 2024 WIPO
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com