9.9 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

“A paz é mais necessária hoje do que nunca” - António Guterres, Secretário-Geral da ONU.

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz.

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de Setembro. É um dia dedicado ao reforço dos ideais de paz, através da observação de 24 horas de não-violência e de cessar-fogo em todo o mundo.

O tema deste ano é “Ações para a Paz: A nossa ambição para os #ObjetivosGlobais”. Trata-se de um apelo à ação que reconhece a responsabilidade individual e coletiva de promover a paz.

Este Dia foi estabelecido em 1981 e proclamado na Resolução 55/282 adotada na Assembleia Geral da ONU a 28 de Setembro de 2001.

 

O Tema de 2023

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

Ações para a Paz: A Nossa Ambição para os #ObjetivosGlobais

A cada ano, o Dia Internacional da Paz é observado em todo o mundo a 21 de Setembro. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou este dia como um momento dedicado ao fortalecimento dos ideais de paz, através da observância de 24 horas de não violência e cessar-fogo. E nunca antes o nosso mundo precisou tanto de paz.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou:

“A paz é mais necessária hoje do que nunca”.

“A guerra e o conflito estão a desencadear devastação, pobreza e fome e estão a forçar dezenas de milhões de pessoas a deixarem as suas casas”.

“O caos climático está à nossa volta e, mesmo os países pacíficos, estão mergulhados em desigualdades gritantes e polarização política”.

E, por causa de tudo isto, o tema deste ano é “Ações para a Paz: A Nossa Ambição para os #ObjetivosGlobais”.

É um apelo à ação que reconhece a nossa responsabilidade individual e coletiva em fomentar a paz. Fomentar a paz contribui para a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, alcançar os ODS, criará uma cultura de paz para todos.

 

Os ODS e o Dia Internacional da Paz

2023 marca o ponto médio na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A observância do Dia Internacional da Paz de 2023 coincide com a cimeira dos ODS (18 a 19 de Setembro) para marcar este marco a meio do caminho.

Os ODS visam aproximar-nos de sociedades mais pacíficas, justas e inclusivas, livres de medo e da violência. Mas sem o envolvimento e a contribuição de uma ampla gama de actores, incluindo os 1,2 bilhão de jovens vivos, os objetivos não serão alcançados.

Convidamos-vos a unirem-se ao apelo das Nações Unidas para agir pela paz: combater a desigualdade, promover a ação contra as mudanças climáticas e promover e proteger os direitos humanos.

 

A Convenção para a Prevenção e Punição do Genocídio e a Declaração Universal dos Direitos Humanos

2023 é também o 75º aniversário da Convenção para a Prevenção e Punição do Genocídio e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Dia Internacional Da Paz 2023 encoraja todos os jovens a serem ambiciosos no seu envolvimento como agentes sociais positivos e construtivos e a juntarem-se ao movimento para alcançar os ODS e contribuir para a construção de uma paz sustentável. Juntos, podemos ajudar a liderar o nosso mundo em direção a um futuro mais verde, equitativo, justo e seguro para todos.

 

Contexto do Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz, foi estabelecido em 1981 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Duas décadas depois, em 2001, a Assembleia Geral votou unanimemente para designar o Dia como um período mundial de não-violência e para o cessar-fogo.

Esta decisão implica que todos os países que assinaram a Carta das Nações Unidas, se estiverem em Guerra, terão que observar, obrigatoriamente o cessar-fogo, pelo menos durante as 24h deste dia.

 

Por Que Celebramos Dias Internacionais?

Os dias e semanas internacionais são ocasiões para educar o público sobre questões de preocupação, mobilizar a vontade política e os recursos para enfrentar problemas globais e celebrar e reforçar as conquistas da humanidade.

A existência de dias internacionais antecede o estabelecimento das Nações Unidas, mas a ONU adotou-os como uma poderosa ferramenta de defesa. Também celebramos outras observâncias da ONU.

 

Conclusão

O Dia Internacional da Paz, deve ser um dia dedicado à reflexão sobre a paz global e sobre os esforços que cada um de nós faz, ou já fez, para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A celebração do Dia Internacional da Paz deste ano, 2023, coincide com a realização da cúpula dos ODS, o que sublinha a ligação entre a paz e o desenvolvimento sustentável.

Além disso, não podemos esquecer que este dia é um período global de não violência e de cessar-fogo, o que se por um lado, teoricamente pára todas as guerras no planeta pelo menos por um dia, também deve lembrar-nos a nós, comuns mortais, de que nos devemos, pelo menos por hoje, abster de qualquer tipo de violência, seja ela moral, física ou psicológica.

 

O que achas deste Dia Internacional da Paz? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2023 ONU
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!