3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado a 3 de Maio, visa sensibilizar líderes políticos e a sociedade civil acerca da necessidade para a defesa da liberdade de imprensa, elemento crucial para o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática.

Numa era em que a informação é cada vez mais acessível e a desinformação se propaga rapidamente, a liberdade de imprensa adquire uma importância ainda maior. Além disso, este dia, homenageia os profissionais do sector da imprensa que perderam a vida no exercício das suas funções.

Como tal, nós Mais Afrika, como um magazine noticioso, plural, livre e democrático, não podíamos deixar de assinalar este dia.

 

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

———————————————————————————————

Aceite os cookies do YouTube para reproduzir este vídeo. Ao aceitar, estará a aceder ao conteúdo do YouTube, um serviço fornecido por terceiros.

Se aceitar, a sua escolha será salva e a página será atualizada.

YouTube privacy policy

O ano de 2023 assinala o 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Três décadas passaram desde que foi proclamado em 1993, período em que testemunhámos avanços significativos na conquista da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão em todo o mundo.

A proliferação de meios de comunicação independentes em muitos países e o surgimento das tecnologias digitais possibilitaram o livre fluxo de informações. No entanto, a liberdade dos media, a segurança dos jornalistas e a liberdade de expressão estão cada vez mais sob ataque, o que impacta o cumprimento dos outros direitos humanos.

A comunidade internacional enfrenta múltiplas crises: conflitos e violência, desigualdades socioeconómicas persistentes que impulsionam a migração, crises ambientais e desafios à saúde e bem-estar das pessoas em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, a desinformação e a informação errada proliferam, online e offline, com sério impacto nas instituições que sustentam a democracia, o Estado de direito e os direitos humanos.

É precisamente para enfrentar essas situações críticas e ameaças que a liberdade de imprensa, a segurança dos jornalistas e o acesso à informação assumem um papel central. O direito à liberdade de expressão, consagrado no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é um pré-requisito e um motor para o usufruto de todos os outros direitos humanos.

A celebração especial do 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é, portanto, um apelo para recentrar a liberdade de imprensa, bem como meios de comunicação independentes, pluralistas e diversificados, como chave para o exercício de todos os outros direitos humanos.

 

Origem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Imagem © DR (202305003) 3 de Maio Dia Mundial da Liberdade de Imprensa BO Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro de 1993, seguindo a recomendação da Conferência Geral da UNESCO. Desde então, 3 de Maio, aniversário da Declaração de Windhoek, é celebrado mundialmente como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Após 30 anos, a conexão histórica estabelecida entre a liberdade de procurar, transmitir e receber informações e o bem público permanece tão relevante quanto na época de sua assinatura. Celebrações especiais do 30º aniversário estão planeadas para ocorrer durante a Conferência Internacional do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O 3 de Maio serve como um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa. É também um dia de reflexão entre os profissionais dos media sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. É uma oportunidade para:

  • celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo;
  • defender os media de ataques à sua independência;
  • prestar homenagem aos jornalistas que perderam a vida no exercício das suas funções.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é uma ocasião para recordar a importância de lutar pela liberdade de imprensa e de expressão em todo o mundo, e para continuar a trabalhar juntos na criação de um futuro de direitos, no qual a liberdade de expressão seja o motor para o usufruto de todos os outros direitos humanos.

A sociedade civil, os governos e os profissionais dos media devem unir-se para enfrentar as ameaças à liberdade de imprensa, garantir a segurança dos jornalistas e promover o acesso à informação para todos.

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, reafirmamos o nosso compromisso com a proteção e promoção da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, reconhecendo que estes direitos são fundamentais para a construção de um futuro de direitos, paz e justiça para todos.

 

30º Aniversário e o Tema deste ano

Neste ano, comemora-se o 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e o tema escolhido foi “Moldando um futuro de direitos: liberdade de expressão como motor para todos os outros direitos humanos“. Este tema ressalta a importância da liberdade de imprensa, dos meios de comunicação independentes, pluralistas e diversificados, como chave para o exercício de todos os outros direitos humanos.

É através da garantia dessa liberdade que se assegura o acesso a informação verídica e de qualidade para todos, já que a verdade enfrenta desafios constantes, como a desinformação e o discurso de ódio, que se propagam rapidamente pelas redes sociais e outras plataformas digitais.

Estes fenómenos confundem os limites entre factos e mitos, entre ciência e conspiração, prejudicando o discernimento da população e colocando em risco a democracia. A liberdade de imprensa é crucial para combater esses inimigos da verdade.

 

Ameaças à Liberdade de Expressão

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, serve também para lembrar que a crescente concentração da indústria dos media nas mãos de poucos grupos empresariais e o colapso financeiro de várias organizações de notícias independentes contribuem para uma maior censura e ameaçam a liberdade de expressão.

Leis e regulamentos nacionais, por vezes excessivamente restritivos, também dificultam o trabalho dos jornalistas e limitam a pluralidade de vozes na sociedade, isto sem contarmos que Jornalistas e trabalhadores do sector são alvo de violência enquanto realizam o seu trabalho, sendo assediados, intimidados, detidos e presos.

Pelo menos 67 trabalhadores dos media foram mortos no ano passado, um aumento de 50% em relação a 2021. Este cenário alarmante evidencia a necessidade de proteger os profissionais que lutam pela verdade e pelo direito à informação.

 

Proteção da Liberdade de Imprensa

Imagem © DR (202305003) 3 de Maio Dia Mundial da Liberdade de Imprensa C
Pintura alusiva à aprovação, no parlamento inglês, da primeira lei de imprensa do mundo.

As instituições nacionais e internacionais, como as Nações Unidas e a UNESCO, têm um papel crucial na proteção e promoção da liberdade de imprensa e é através de consciencialização a nível mundial promovendo eventos como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa que podemos ajudar-nos neste empreendimento.

É essencial que estas instituições trabalhem em conjunto com governos e sociedade civil para criar políticas e mecanismos que garantam a segurança dos jornalistas, a independência dos meios de comunicação e o combate à impunidade dos crimes cometidos contra profissionais da imprensa.

Para enfrentar os desafios que a desinformação e o discurso de ódio impõem à sociedade, é fundamental investir na educação mediática e na literacia digital.

Estas competências ajudam a desenvolver um pensamento crítico, permitindo que os cidadãos reconheçam e questionem informações falsas, manipuladoras e sensacionalistas. A educação mediática e a literacia digital são, portanto, ferramentas essenciais para fortalecer a liberdade de imprensa e assegurar um futuro de direitos.

A sociedade civil também tem um papel vital e extremamente importante na defesa da liberdade de imprensa, não só participando em actividades no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, como procurando estar a par das noticias sérias, repudiando completamente as “fake news”.

Cidadãos informados e activos podem exigir transparência e responsabilidade por parte dos governos e instituições e apoiar jornalistas e meios de comunicação independentes. A participação da sociedade civil é crucial para criar uma cultura de respeito à liberdade de imprensa e garantir o acesso à informação de qualidade para todos.

 

Documentos do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Promoção de Liberdade de Imprensa no Mundo (26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO) | UNESCO [DESCARREGAR]

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio de 2023: Declaração do alto representante em nome da União Europeia [DESCARREGAR]

World Press Freedom Day 2023, Shaping a Future of Rights: Freedom of expression as a driver for all other human rights | UNESCO [DESCARREGAR]

 

Conclusão

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é crucial lembrar a importância da luta pela verdade e pela liberdade de imprensa, bem como o papel dos jornalistas e dos meios de comunicação na defesa dos direitos humanos. Juntos, podemos pôr fim às ameaças e ataques, às detenções de jornalistas por fazerem o seu trabalho e às mentiras e desinformação que prejudicam a nossa sociedade.

 

O que achas deste dia? O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é uma comemoração que faz sentido, ou é só mais uma como todas as outras? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2023 DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!