10.8 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

A migração é uma jornada perigosa e envolve uma vasta gama de ameaças, muitas vezes causadas por atividades humanas.

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias.

O Dia Mundial das Aves Migratórias (DMAM) é uma campanha anual de sensibilização e informação que destaca a necessidade de proteger as aves migratórias e os seus habitats.

Com alcance global, é uma ferramenta eficaz para ajudar a aumentar a consciencialização acerca das ameaças enfrentadas pelas aves migradoras, a sua importância ecológica e a necessidade de cooperação internacional para as proteger.

Anualmente, pessoas de todo o mundo agem e organizam eventos públicos, tais como festivais dedicados às aves, programas educativos, exposições e passeios para observar aves e celebrar o Dia Mundial das Aves Migratórias.

Estas atividades podem ser realizadas, também, em qualquer época do ano, porque os vários países e regiões têm o pico das migrações em diferentes épocas.

Os principais dias para as comemorações internacionais são os segundos sábados de maio e de outubro, isto é, 13 de Maio e 14 de Outubro de 2023, refletindo a natureza cíclica da migração das aves e os diferentes períodos de migração nos hemisférios norte e sul.

 

Água: vital para as aves

O tema da campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias para 2023 é a água e a sua importância para as aves migratórias, tendo como lema: Água: vital para as aves.

A água é fundamental para a vida no nosso planeta. A grande maioria das aves migratórias depende de ecossistemas aquáticos durante o seu ciclo de vida. As zonas húmidas interiores e costeiras (ex. rios, lagos, riachos, pauis, lagoas, estuários, salinas) são vitais, quer para a alimentação e nidificação das aves quer para descansarem e se reabastecerem durante as suas longas jornadas.

Infelizmente, dado que os ecossistemas aquáticos estão cada vez mais ameaçados em todo o mundo, isso reflete-se nas aves migratórias que deles dependem. A crescente procura humana por água, assim como a poluição e as alterações climáticas estão a ter um impacto direto na disponibilidade e na qualidade da água e, por isso, no estado de conservação de muitas espécies de aves migradoras.

A campanha de 2023 destaca, pois, a importância da água para as aves migratórias e identifica as principais ações para proteger os recursos hídricos e os ecossistemas aquáticos.

 

Porquê celebrar as aves migratórias?

A migração das aves é um verdadeiro milagre natural. As aves migradoras voam centenas, milhares de quilómetros para encontrarem as melhores condições ecológicas e habitats para alimentação, reprodução e criação dos seus filhotes. Quando as condições nos locais de reprodução se tornam desfavoráveis, é hora de voar para regiões onde as condições são melhores.

Existem muitos padrões diferentes de migração. A maioria das aves migra das suas áreas de reprodução, no Norte, para as áreas de invernada, no sul. No entanto, algumas aves reproduzem-se em zonas no sul de África e migram para as áreas de invernada, no Norte, ou então migram na mesma latitude para aproveitarem os climas costeiros, mais amenos no inverno.

Outras aves residem em zonas de baixa altitude, nos meses de inverno, e sobem às montanhas, durante o verão.

As aves migratórias têm a morfologia e fisiologia perfeitas para voarem rapidamente e longas distâncias. Muitas vezes, a sua jornada é exaustiva, durante a qual elas vão ao limite. A seixoeira (Calidris canutus) tem uma das rotas de migração total mais longas, viajando até 16.000 km duas vezes por ano.

Reproduz-se na Sibéria e hiberna na costa oeste de África, chegando algumas aves até à ponta da África do Sul.

É realmente incrível como as aves migradoras conseguem navegar com extrema precisão! A forma como elas encontram o seu caminho ainda não é totalmente compreendida.

Porém, sabe-se que são capazes de se orientar pelo sol (durante o dia), pelas estrelas (à noite) e pelo campo geomagnético (a qualquer altura do dia). Algumas espécies podem até detectar a luz polarizada, que muitas aves migradoras usam para viajarem de noite.

 

Por que razão é preciso proteger as aves migratórias?

A migração é uma jornada perigosa e envolve uma vasta gama de ameaças, muitas vezes causadas por atividades humanas. E por mais diversas que sejam as pessoas e os seus modos de vida nos diferentes países, assim são também diversas as ameaças que as aves enfrentam.

Ao longo da sua área de distribuição, as aves migratórias dependem de vários habitats, pelo que a perda de locais de invernada e de paragem pode ter um impacto dramático nas suas hipóteses de sobrevivência.

Voar longas distâncias implica cruzar muitas fronteiras entre países com diferentes políticas ambientais, legislação e medidas de conservação. Por isso, ao longo de toda a rota aérea de uma espécie é necessária a cooperação internacional entre governos, ONGs e outras partes interessadas, para partilhar conhecimento e coordenar os esforços de conservação.

O enquadramento legal e os instrumentos de coordenação necessários para tal cooperação são possibilitados por acordos ambientais multilaterais, como a Convenção Sobre a Conservação de Espécies Migradoras da Fauna Selvagem ou Convenção de Bona e o AEWA – Acordo sobre a Conservação das Aves Aquáticas Migratórias da África – Eurásia.

O Dia Mundial das Aves Migratórias tem um alcance global e é uma ferramenta eficaz para ajudar a aumentar a consciencialização mundial acerca das ameaças enfrentadas pelas aves migradoras, a sua importância ecológica e a necessidade de cooperação internacional para as conservar.

 

Conclusão

Este Dia Mundial das Aves Migratórias, ressalva a relevância da cooperação internacional e tem como temática em 2023 a água e a sua importância para estas aves. As notáveis jornadas das aves migratórias e os desafios que enfrentam devido a ameaças humanas, como perda de habitat, poluição e mudanças climáticas, é um dos temas importantes que devemos ter em atenção.

A importância desta abordagem reside na tomada de consciência sobre a vulnerabilidade das aves migratórias e dos ecossistemas aquáticos que sustentam. A cooperação internacional é reconhecida como fundamental para a preservação destas espécies

 

O que achas deste Dia Mundial Das Aves Migratórias? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © 2023 DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!