13.9 C
Londres
Segunda-feira, Abril 29, 2024

15 De Abril É O Dia Mundial Da Arte

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível" – Leonardo da Vinci.

15 De Abril É O Dia Mundial Da Arte


O Dia Mundial da Arte celebra-se a 15 de Abril em todo o mundo. Foi inicialmente criado em 2012 pela IAA (International Art Association) e, posteriormente, foi proclamado em 2019, durante a 40º Sessão da Conferencia Geral UNESCO.

A arte pode transmitir emoções, contar histórias, provocar reflexões e inspirar mudanças, por isso desempenha um papel fundamental na cultura, na comunicação humana, na expressão da nossa identidade, na reflexão sobre o mundo ao nosso redor e na promoção do diálogo e da compreensão mútua.

Seja através da pintura, escultura, música, dança, literatura, cinema, teatro e outras manifestações artísticas, a arte permite-nos comunicar emoções, transmitir mensagens e explorar questões complexas. Comemorar o Dia Mundial da Arte é uma oportunidade de reconhecer e valorizar a contribuição única que os artistas e as suas obras trazem para o mundo.

O objetivo desta comemoração é promover a atividade artística em todo o mundo. Foi escolhida a data de 15 de Abril, por ser a data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos. Neste dia, celebram-se as belas-artes, um pouco por todo o mundo e por todas as entidades internacionais relacionadas com a temática.

 

O Dia Mundial da Arte


A arte estimula a criatividade, a inovação e a diversidade cultural pentre todos os povos do mundo e desempenha um papel importante na partilha de conhecimento e no incentivo à curiosidade e ao diálogo.

Estas são qualidades que a arte sempre teve e sempre terá, se continuarmos a apoiar ambientes onde os artistas e a liberdade artística são promovidas e protegidas. Desta forma, promover o desenvolvimento da arte também promove os nossos meios para alcançar um mundo livre e pacífico.

A Associação Internacional de Arte (IAA) foi a originária deste evento. Surgiu de uma proposta, durante a décima sétima assembleia desta entidade que se realizou em Guadalajara, Espanha. Nesta reunião, o dia 15 de Abril foi proposto como Dia Mundial da Arte.

A data não foi escolhida por acaso, nem foi escolhida por ser o dia em que a assembleia foi realizada, mas sim para coincidir com o aniversário de um dos maiores artistas de todos os tempos, Leonardo Da Vinci, um génio das artes cujo talento e legado que nos deixou é indiscutível.

Pintura, escultura, música, literatura, dança… de certa forma, todos eles devem pelo menos uma pequena parte do seu desenvolvimento e compreensão, como disciplina artística, ao génio de Leonardo Da Vinci e que foi escolhido, não só pelas suas capacidades artísticas, mas também por ser um símbolo global de paz, liberdade de expressão, tolerância, fraternidade e multiculturalismo.

O primeiro Dia Mundial da Arte foi celebrado em 2012 e, desde então, cada vez mais países e organizações, estão-se a juntar a efeméride, vindo a ser reconhecido e promulgado pela UNESCO em 2019.

 

A Importância da Arte na Sociedade


A arte desempenha um papel fundamental na sociedade, tanto do ponto de vista cultural quanto social. Ela é capaz de expressar ideias, sentimentos e visões do mundo, promovendo a diversidade cultural e estimulando o diálogo entre diferentes culturas e povos. Além disso, a arte contribui para o desenvolvimento humano, estimulando a criatividade, a imaginação e a capacidade crítica.

Através da arte, podemos refletir sobre questões sociais, políticas e ambientais, promovendo a consciência e a transformação social. A arte também tem um impacto económico significativo, ao criar empregos e a movimentar a indústria criativa e é preciso não esquecer que a arte é uma forma de entretenimento que traz alegria, beleza e inspiração para o nosso cotidiano.

Este dia, celebra a importância da arte na sociedade, destacando a criatividade, a expressão artística e a contribuição única que os artistas e as suas obras dão ao mundo. Através da arte, podemos promover a reflexão, a transformação social e o desenvolvimento humano, é por isso, uma ocasião para apreciar e valorizar a diversidade cultural e as diferentes manifestações artísticas por todo o planeta.

 

A Arte nos PALOP


Nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), as artes desempenham um papel vital na preservação da cultura e na promoção do desenvolvimento social e económico. As diversas formas de expressão artística refletem as tradições, histórias e aspirações das comunidades locais, enquanto oferecem oportunidades de emprego e crescimento económico.

A música, por exemplo, é uma parte integrante da vida quotidiana nos PALOP, com géneros como o semba, kizomba, funaná e morna a ecoar pelas ruas e praças. Além de entreter, a música serve como um meio de protesto, de celebração e de união entre as pessoas.

A arte visual também desempenha um papel significativo nos PALOP, com artistas locais a explorar temas que vão desde a história colonial até às questões contemporâneas de identidade e pertença. As galerias de arte e os festivais de arte contemporânea são vitais para dar visibilidade e apoio aos talentos emergentes na região.

No campo da literatura, os PALOP têm uma rica tradição de contadores de histórias e de poetas, cujas obras refletem a diversidade cultural e linguística da região. Através da literatura, os escritores exploram as questões de identidade, colonialismo, migração e resistência humana, contribuindo para um diálogo intercultural.

É importante reconhecer e apoiar o papel das artes nos PALOP, não apenas como uma forma de entretenimento, mas como um meio de promover a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável. Investir nas artes é investir no futuro das comunidades, criando espaços para a criatividade florescer e para as vozes serem ouvidas.

Neste Dia Mundial da Arte, é crucial lembrar-nos do poder transformador da arte e do seu potencial para inspirar mudanças positivas. Que possamos continuar a valorizar e promover as artes nos PALOP e em todo o mundo, reconhecendo o seu papel fundamental na construção de sociedades mais justas, inclusivas e vibrantes.

 

A Numeração das Artes


Durante anos, tentou-se criar uma numeração para as artes, desde os gregos e mais recentemente, Kant, Hegel, Kehler, Schopenhauer e muitos outros filósofos, todos propuseram “listagens” para a numeração das artes, mas foi Ricciotto Canudo no seu “Manifesto das Sete Artes”, escrito em 1912 e publicado em 1923, que criou pela primeira ves uma numeração que obteve consenso.

É neste manifesto que surge pela primeira vez o Cinema a ser considerado uma arte e passando a ser conhecido pelo termo “sétima arte”.

Posteriormente, foram propostas outras adições à numeração das artes, umas mais ou menos consensuais, outras que foram prontamente aceitas como o caso da “banda desenhada” que passou a ser conhecida pela 9ª arte.

A numeração actual é:

1ª Arte – Arquitetura

2ª Arte – Escultura

3ª Arte – Pintura

4ª Arte – Música

5ª Arte – Literatura

6ª Arte – Dança

7ª Arte – Cinema

8ª Arte – Fotografia

9ª Arte – Banda Desenhada

10ª Arte – Jogos de Vídeo

11ª Arte – Arte Digital

Entretanto foi proposto, mas ainda não existe consenso, acrescentar-se a Culinária e a Moda.

 

Conclusão


O Dia Mundial da Arte é uma data importante para celebrar a criatividade e a expressão artística em todas as suas formas. Portanto, esta é a oportunidade para reconhecer a importância dos artistas e sua contribuição para a cultura e história, além de valorizar a arte nas nossas vidas.

A arte é uma parte fundamental da nossa cultura e sociedade, pode transformar vidas e ajudar a compreender o mundo ao nosso redor por isso merece ser celebrada e valorizada. Celebrar este dia é ajudar a difundir essa importante mensagem de criatividade e de expressão artística.

 

Já conhecias o Dia Mundial da Arte? Se tivesses de sugerir um artista universal para representar este dia, quem seria? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza


Imagem: © DR
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!