A CPLP está cada vez mais forte.
A capital de Angola, Luanda, acolhe hoje a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O encontro, conta com a presença de ministros das Relações Exteriores e representantes de países membros e visa discutir temas como a cooperação económica e a criação de uma direção económica e empresarial do Secretariado Executivo da organização.
O evento
A sessão de abertura foi presidida pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, que destacou a importância do diálogo entre os Estados-Membros para a realização de reformas estruturais. A agenda da presidência angolana elegeu a cooperação económica como prioridade de ação, propondo a revisão do Estatuto da CPLP para se adequar ao novo paradigma.
O encontro conta com a presença de ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo-Verde, Rui Alberto de Figueiredo Soares, Portugal, João Gomes Cravinho, São Tomé e Príncipe, Alberto Neto Pereira, Timor-Leste, Adaljiza Magno e do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa
Outros países membros estão representados a nível de vice-ministros, secretários de Estado e chefes de missões diplomáticas acreditados em Angola.
A CPLP
A CPLP opera como um fórum privilegiado e multilateral para a cooperação mútua dos governos, economias, organizações não governamentais e povos da lusofonia.
Também conhecida como Comunidade Lusófona, é uma organização internacional e associação política de nações lusófonas em quatro continentes, onde o português é a língua comum.
Atualmente, a CPLP é composta por nove Estados-Membros e 32 observadores associados, distribuídos pela Europa, América do Sul, Ásia, África e Oceânia, totalizando 37 países e quatro organizações.
Conclusão
Esta Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Luanda, evidencia o compromisso dos países lusófonos em aprofundar a cooperação económica e fortalecer a comunidade.
A proposta de criação de uma direção económica e empresarial no Secretariado Executivo demonstra a busca por soluções conjuntas e estratégicas para enfrentar os desafios económicos globais.
Este encontro sublinha a relevância da cooperação multilateral e do diálogo entre os Estados-Membros, elementos-chave para o crescimento sustentável e a consolidação da presença internacional da CPLP.
O que achas desta reunião da CPLP? Acreditas que os países lusófonos podem fazer a diferença no mundo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2020 Francisco Lopes-Santos