A CPLP está cada vez mais forte.

A capital de Angola, Luanda, acolhe hoje a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O encontro, conta com a presença de ministros das Relações Exteriores e representantes de países membros e visa discutir temas como a cooperação económica e a criação de uma direção económica e empresarial do Secretariado Executivo da organização.

 

O evento

A sessão de abertura foi presidida pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, que destacou a importância do diálogo entre os Estados-Membros para a realização de reformas estruturais. A agenda da presidência angolana elegeu a cooperação económica como prioridade de ação, propondo a revisão do Estatuto da CPLP para se adequar ao novo paradigma.

O encontro conta com a presença de ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo-Verde, Rui Alberto de Figueiredo Soares, Portugal, João Gomes Cravinho, São Tomé e Príncipe, Alberto Neto Pereira, Timor-Leste, Adaljiza Magno e do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa

Outros países membros estão representados a nível de vice-ministros, secretários de Estado e chefes de missões diplomáticas acreditados em Angola.

 

A CPLP

A CPLP opera como um fórum privilegiado e multilateral para a cooperação mútua dos governos, economias, organizações não governamentais e povos da lusofonia.

Também conhecida como Comunidade Lusófona, é uma organização internacional e associação política de nações lusófonas em quatro continentes, onde o português é a língua comum.

Atualmente, a CPLP é composta por nove Estados-Membros e 32 observadores associados, distribuídos pela Europa, América do Sul, Ásia, África e Oceânia, totalizando 37 países e quatro organizações.

 

Conclusão

Esta Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Luanda, evidencia o compromisso dos países lusófonos em aprofundar a cooperação económica e fortalecer a comunidade.

A proposta de criação de uma direção económica e empresarial no Secretariado Executivo demonstra a busca por soluções conjuntas e estratégicas para enfrentar os desafios económicos globais.

Este encontro sublinha a relevância da cooperação multilateral e do diálogo entre os Estados-Membros, elementos-chave para o crescimento sustentável e a consolidação da presença internacional da CPLP.

 

O que achas desta reunião da CPLP? Acreditas que os países lusófonos podem fazer a diferença no mundo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2020 Francisco Lopes-Santos 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!