20 C
Londres
Sábado, Junho 22, 2024

A Jovem Africana Karen Kimani e a Luta Climática

“Proteger o ambiente natural é uma coisa boa. Tem belas árvores e flores que nos dão vida" – Karen Kimani

A Jovem Africana Karen Kimani e a Luta Climática.

A jovem queniana Karen Kimani, embaixadora africana para o ambiente, de apenas 10 anos, apelou à adoção de políticas que incentivem os jovens a participar na proteção do planeta, nomeadamente através da mitigação das alterações climáticas e transmitiu uma mensagem aos líderes e participantes do Encontro Anual de 2023 do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

“Enquanto gerações futuras, é importante que não sejamos esquecidos em alguns dos programas ou atividades relacionadas com a proteção do planeta”.

“Os nossos líderes têm de nos apanhar jovens”.

“Afinal de contas, seremos nós a ganhar ou a sofrer amanhã em resultado das políticas e ações que estão a ser implementadas hoje”, afirmou

 

O Chamado de Karen Kimani

Karen Wanjiru Kimani, embaixadora juvenil africana para o meio ambiente, insta à criação de políticas que permitam e incentivem os jovens a fazerem parte do movimento global de proteção do nosso planeta, especialmente no que diz respeito à mitigação das alterações climáticas.

Karen Kimani, já recebeu inúmeros prémios pelos seus esforços ambientais e defende uma maior inclusão dos jovens em programas e atividades voltados para a proteção do meio ambiente, nomeadamente através da plantação de árvores, falou, antes dos Encontros Anuais de 2023 do Grupo do BAD que terão lugar na estância egípcia de Sharm El Sheikh, de 22 a 26 de Maio.

O evento, com o tema “Mobilização do Financiamento Privado para o Clima e Crescimento Verde em África“, buscará soluções para colmatar o défice de financiamento climático e avançar para o crescimento verde no continente.

 

O Encontro Anual do BAD

As reuniões oferecerão aos Governadores do Grupo Banco e aos empresários e investidores globais a oportunidade de partilhar experiências de mobilização de fundos do setor privado nacional e internacional, incluindo o aproveitamento do capital natural de África, para colmatar o défice de financiamento climático e fazer avançar a transição para o crescimento verde em África.

Os Encontros também proporcionam aos governos africanos um fórum para debater a natureza e o nível de apoio de que necessitam por parte dos parceiros de desenvolvimento, como o BAD, para concretizar as suas ambições climáticas.

Karen Kimani, espera que as discussões e decisões deste encontro produzam “resultados tangíveis” e afirma:

“A contribuição de África para as alterações climáticas globais é muito pequena, mas o continente é o que mais sofre”.

“Os nossos países precisam de muito mais dinheiro para combater as alterações climáticas e proteger o planeta”.

“Por isso, quero ouvir falar de mais ação quando se reunirem; já ouvimos falar o suficiente”.

 

Quem é Karen Kimani?

Imagem © 2022 AfDB (202305011) A Jovem Africana Karen Kimani e a Luta Climática
A jovem ambientalista Karen Kimani a trabalhar num dos seus viveiros

Karen Wanjiru Kimani, já foi chamada de Greta Thunberg africana. Nascida no Quénia e, com apenas 10 anos de idade, tem feito a sua parte para proteger o meio ambiente e já plantou mais de 10.000 árvores até hoje.

Foi agraciada com vários prémios locais e internacionais, incluindo o Prémio de Excelência Ambiental MTM, Bristol, Reino Unido e venceu os Green Kid Awards 2022 do Quénia para crianças que tiveram impacto na natureza através das alterações climáticas e ações de proteção ambiental.

Foi também reconhecida como ambientalista de valor reconhecido para África, pelo BAD e pelo Centro Global para a Adaptação, conjuntamente, durante a COP27 que ocorreu no Egito em 2022.

“Proteger o ambiente natural é uma coisa boa. Tem belas árvores e flores que nos dão vida”, disse.

Karen Kimani, começou a plantar árvores aos quatro anos de idade e planeia abrir uma fábrica que produzirá garrafas biodegradáveis.

 

Impacto das Mudanças Climáticas em África

De acordo com as estimativas, África perdeu entre 5% e 15% do crescimento do PIB per capita de 1986 a 2015 devido aos impactos relacionados com as alterações climáticas.

O BAD prevê que, sem políticas fortes em matéria de alterações climáticas, África poderá perder até 12% do PIB até 2100, dependendo dos diferentes cenários. Este valor não é comparável com as perdas de menos de 1% para os EUA e da União Europeia, nem dos 5% para a China.

 

Sobre o BAD

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento de África. Ele é composto por três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF).

Com presença em 41 países africanos e representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros.

 

Conclusão

A mensagem de Karen Kimani é clara: é necessário envolver os jovens na luta contra as mudanças climáticas e é fundamental agir agora para garantir um futuro sustentável. A juventude, que será a mais afetada pelas decisões atuais, deve ser incluída e ouvida nos esforços de mitigação das mudanças climáticas.

É crucial que as vozes dos jovens sejam amplificadas nas discussões sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Com a sua paixão, energia e ideias inovadoras, eles são uma força poderosa para a mudança e têm um papel essencial a desempenhar na construção do nosso futuro comum. Vamos apoiá-los na sua luta pela preservação do nosso planeta.

 

O que achas deste tema? Conhecias a jovem ambientalista africana Karen Kimani? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

África é região chave para a sustentabilidade

O petróleo está a matar o Delta do Okavango

África: Energia Nuclear. Limpa, Verde, Confiável

O Mundo pode entrar num círculo de destruição

Clima: Já passámos o ponto de não retorno?

Imagem: © 2022 AfDB
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com