7.5 C
Londres
Sexta-feira, Abril 19, 2024

África: Energia Nuclear. Limpa, Verde, Confiável

O Gana já opera um reator de pesquisa e pretende tornar-se líder na implantação de reatores nucleares modulares pequenos (SMR).

África: Energia Nuclear. Limpa, Verde, Confiável.

Globalmente, 800 milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade e 80% delas vivem em África, a energia nuclear surge como uma solução segura, confiável e ecológica para suprir as crescentes necessidades energéticas de África, com perspectivas promissoras e tecnologias inovadoras.

 

A Transição Energética Africana

O continente africano enfrenta o desafio de gerar eletricidade confiável e sustentável para uma população em rápido crescimento, projetada para quase dobrar até 2050. A energia nuclear apresenta-se como uma solução viável e complementar a outras fontes de energia. Com segurança, confiabilidade e sustentabilidade, os reatores nucleares podem ser uma arma poderosa contra a pobreza energética africana.

Embora acidentes nucleares como Chernobyl e Fukushima sejam conhecidos, a energia nuclear é considerada a segunda fonte de energia mais segura do mundo. Países como EUA e França, grandes produtores nucleares, nunca sofreram acidentes graves em reatores.

Em termos de confiabilidade, a energia nuclear destaca-se por ter o maior factor de capacidade entre todas as fontes de energia. As centrais nucleares funcionam a plena capacidade 92% do tempo, enquanto fontes como energia solar e eólica apresentam taxas de 25% e 35%, respectivamente.

Não se pode depender apenas de fontes renováveis como a solar e eólica para combater a pobreza energética, a diversificação das fontes de energia, incluindo a energia nuclear, é crucial para garantir um abastecimento energético confiável e constante em África.

 

A Sustentabilidade da Energia Nuclear

A energia nuclear é uma fonte de energia de zero emissões, exigindo pouco espaço e produzindo resíduos mínimos. A União Europeia passou a reconhecer a energia nuclear como uma fonte de energia sustentável, destacando a sua importância no combate às mudanças climáticas.

Comparativamente, a energia nuclear é mais eficiente em termos de espaço do que fontes como a solar e a eólica. Um reator nuclear de 1000 megawatts requer apenas um quilómetro quadrado, enquanto uma central solar fotovoltaica, necessita de 75 quilómetros quadrados e um parque eólico, 360 quilómetros quadrados.

Os resíduos nucleares são mínimos e controláveis, especialmente em comparação com o descarte de painéis solares usados e os seus componentes tóxicos. Países como a África do Sul, com uma infraestrutura de minas profunda, podem acomodar adequadamente os resíduos nucleares.

 

Tecnologia Nuclear Avançada

Os reatores nucleares modulares pequenos (SMR) são uma alternativa mais acessível e escalável para nações em desenvolvimento, com custos iniciais reduzidos e tempo de construção mais curto. O Gana já está a explorar esta tecnologia, enquanto a África do Sul e o Egito operam e constroem centrais nucleares tradicionais.

Os SMR podem ser construídos em menos de cinco anos, reduzindo significativamente o tempo e o investimento inicial necessários para a implantação da energia nuclear. Essa inovação oferece oportunidades promissoras para o desenvolvimento do setor nuclear africano.

O Gana, que já opera um reator de pesquisa, pretende tornar-se líder na implantação de SMR, atraindo investimentos internacionais. O Japão e os EUA já estão a contribuir com estudos de viabilidade e assistência técnica e regulamentar.

Além do Gana, outros países africanos como a África do Sul e o Egito estão a investir na energia nuclear. Nações como Argélia, Marrocos, Nigéria, Quénia e Sudão também manifestaram interesse em desenvolver as suas infraestruturas nucleares em cooperação com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

 

O Futuro da Energia Nuclear em África

A AIEA tem apoiado países como: Etiópia, Quénia, Níger, Ruanda, Senegal, Uganda, Tanzânia e Zâmbia, no estabelecimento de infraestrutura nacional para reatores de pesquisa. Essa cooperação e assistência internacionais são fundamentais para o desenvolvimento seguro e para a sustentável da energia nuclear em África.

A energia nuclear pode ser uma opção estratégica para enfrentar os desafios climáticos e energéticos, já que, muitos países africanos, têm condições favoráveis para a implementação desta fonte de energia. Contudo, é crucial promover a educação e a formação de profissionais no setor nuclear para garantir a segurança e a eficiência das instalações.

A cooperação com organismos internacionais e países com experiência em energia nuclear é essencial para garantir a transferência de conhecimento e a implementação de boas práticas no continente africano. O estabelecimento de parcerias e alianças pode contribuir para o desenvolvimento de políticas e regulamentações adequadas, bem como para a atração de investimentos no setor.

A entrada no mercado de energia nuclear traz consigo novas oportunidades para as indústrias locais e a criação de empregos qualificados. O desenvolvimento do setor nuclear pode alavancar outros setores económicos, como a construção, a engenharia e a investigação científica.

 

Conclusão

A energia nuclear é uma opção segura, limpa e confiável para responder há crescente procura energéticas de África. A adoção de tecnologias nucleares avançadas e a cooperação internacional são cruciais para enfrentar os desafios energéticos do continente e garantir uma transição justa e diversificada em direção a um futuro sustentável.

A cooperação entre países e organismos internacionais permitirá que a energia nuclear seja implementada com sucesso, contribuindo para a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento sustentável em África.

 

O que achas disto? Acreditas que a Energia Nuclear possa ser a solução energética para África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

O Mundo pode entrar num círculo de destruição

Clima: Já passámos o ponto de não retorno?

 

Imagem:
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!