18.9 C
Londres
Sexta-feira, Junho 21, 2024

19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família

Médicos de Família não elevam apenas o bem-estar individual, também fortalecem, como um todo, a saúde comunitária.

19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família


O Dia Mundial do Médico de Família comemora-se a 19 de Maio e assinala-se anualmente desde 2010. Neste dia, agradecemos o papel destes especialistas no bem-estar da comunidade e na vida de cada um de nós.

Estão na linha da frente dos cuidados de saúde, marcam presença em todas as nossas etapas de vida e conhecem-nos como poucos, graças a muita dedicação e profissionalismo diários.​​

 

A Origem da Data


O Dia Mundial do Médico de Família foi criado em 2010 pela WONCA – World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians, uma organização internacional que representa médicos de família e especialistas em medicina geral.

A iniciativa partiu da necessidade de destacar e valorizar o papel fundamental que os médicos de família desempenham nos sistemas de saúde em todo o mundo. A escolha do dia 19 de Maio como data comemorativa visa proporcionar uma oportunidade anual para celebrar e reconhecer o trabalho árduo e a dedicação destes profissionais.

Ao longo dos anos, esta data tem sido assinalada com várias atividades e eventos em diferentes países, que incluem conferências, workshops, campanhas de sensibilização e homenagens a médicos de família.

A celebração do Dia Mundial do Médico de Família serve também para reforçar a importância de políticas públicas que apoiem e fortaleçam os cuidados de saúde primários, reconhecendo que um sistema de saúde eficiente e eficaz começa com um atendimento básico forte e acessível para todos.

 

O Objetivo da Data


O objetivo do Dia Mundial do Médico de Família, é o de promover a importância dos cuidados de saúde das pessoas e da sua família, valorizando o papel do médico de família na saúde e no bem-estar do agregado familiar.

Os Médicos de Família desempenham um papel insubstituível na saúde pública, proporcionam cuidados contínuos e abrangentes e focam-se na prevenção e na gestão de doenças crónicas. Isso permite, não só melhorar a qualidade de vida dos pacientes, como também reduzir significativamente os custos associados aos cuidados de saúde.

A sua capacidade de estabelecer relações duradouras e de confiança com os pacientes contribui para uma comunicação mais eficaz e um acompanhamento mais personalizado, o que se traduz em menores taxas de hospitalização e em resultados de saúde mais positivos.

Num país onde os Cuidados de Saúde Primários são robustos, observa-se um acesso mais equitativo e abrangente aos serviços de saúde, especialmente para as populações desfavorecidas que frequentemente enfrentam múltiplos fatores de risco e têm menor literacia em saúde.

Ao garantirem cuidados de saúde acessíveis e de qualidade, os Médicos de Família não elevam apenas o bem-estar individual, também fortalecem, como um todo, a saúde comunitária.

 

A Importância do Médico de Família


O médico de família é um profissional que acompanha uma pessoa ou uma família durante vinte a trinta anos, desde a infância à idade adulta, desde a gravidez da mãe à adolescência do filho. Mais do que um médico de doenças, é um médico de prevenção e de pessoas, gerindo questões médicas, psicológicas e económicas.

São a base de qualquer sistema de saúde, países com estrutura de Cuidados de Saúde Primários robusta têm uma melhor saúde, menores desigualdades em saúde e têm menos hospitalizações. Os médicos de família fornecem cuidados acessíveis e abrangentes para a maioria das necessidades de saúde, a maioria das doenças e para a maioria das atividades preventivas.

A continuidade de cuidados com o Médico de Família salva vidas. Utentes em áreas com mais médicos de família vivem mais tempo e têm menos internamentos. Os pacientes seguidos pelo seu Médico de Família têm uma redução de mortalidade de cerca de 19% e gastam com saúde menos 22 a 33% e quanto mais anos essa relação se mantém maiores são os ganhos.

Após 15 anos com o mesmo Médico de Família são obtidas reduções nos internamentos de 28% e uma redução na mortalidade de 25%. A continuidade de cuidados permite ao Médico de Família conhecer o paciente, a sua família e o seu contexto social. Desenvolve relações de confiança sólida e facilita a comunicação reduzindo a recorrência a outros níveis de cuidados.

 

Conclusão


Celebrar o Dia Mundial do Médico de Família é reconhecer a importância destes profissionais na construção de sistemas de saúde mais eficientes e humanizados. É um dia para valorizar o seu compromisso diário e a sua dedicação incansável à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida das famílias que acompanham.

Este dia, ajuda-nos a reconhecer que sem o seu trabalho, a prevenção, o diagnóstico precoce e a gestão eficaz das doenças seriam desafios muito maiores. É por tudo isto que Mais Afrika reitera, em nome de todos os nossos leitores, a nossa gratidão e admiração por todos os Médicos de Família, os pilares fundamentais de um sistema de saúde sustentável e equitativo.

 

Consideras importante haver um Dia Mundial do Médico de Família? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Mãe Há Só Uma, A Minha E Mais Nenhuma

O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida

17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só

19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família

22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

O Dia de África já tem 50 anos

25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo

1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder

20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez

O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício

23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares

31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes

8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização

Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro

21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz

Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais

14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias

Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza

20 De Novembro: Dia Da Industrialização Africana

25 De Novembro: Violência Contra As Mulheres, Não

 


Imagem: © 2024 WONCA
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com