13.9 C
Londres
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Nigéria Faz História Na Luta Contra A Meningite

A vacina Men5CV oferece uma proteção poderosa contra os cinco principais tipos de bactérias meningocócicas.

Nigéria Faz História Na Luta Contra A Meningite


A Nigéria tornou-se o primeiro país a introduzir uma vacina “revolucionária” contra a meningite, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) num comunicado divulgado na sexta-feira.

A vacina Men5CV oferece uma proteção poderosa contra os cinco principais tipos de bactérias meningocócicas – A, C, W, Y e X – que causam a doença. Conhecida pelo nome comercial MenFive, ela oferece uma proteção mais ampla do que a vacina atualmente usada em grande parte da África, que é eficaz apenas contra o tipo A.

 

Derrotar Um Inimigo Mortal


Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS,  implementação da nova vacina na Nigéria, representa um passo mais próximo do objetivo de eliminação total da meningite até 2030.

“A meningite é um inimigo antigo e mortal, mas esta nova vacina tem o potencial de mudar o curso da doença, prevenindo futuros surtos e salvando muitas vidas”, afirmou.

A meningite é a inflamação dos tecidos que rodeiam o cérebro e a medula espinhal e pode ser fatal. Os sintomas frequentemente incluem dor de cabeça, febre e rigidez no pescoço.

Existem múltiplas causas, incluindo patógenos virais, bacterianos, fúngicos e parasitários. A forma mais grave – meningite bacteriana – também pode resultar em envenenamento do sangue e pode incapacitar gravemente ou matar dentro de 24 horas após o contágio.

 

Campanha de vacinação


A Nigéria está entre os 26 países africanos hiperendémicos de meningite, uma área conhecida como Cinturão Africano da Meningite.

A OMS informou que 153 pessoas morreram num surto na Nigéria entre 1 de Outubro de 2023 e 11 de Março de 2024. Foi lançada uma campanha de vacinação no final de Março para alcançar mais de um milhão de pessoas com idade até os 29 anos.

“O norte da Nigéria, particularmente os estados de Jigawa, Bauchi e Yobe, foram gravemente afetados pelo surto mortal de meningite”.

“Esta vacina, proporciona aos profissionais de saúde uma nova ferramenta para interromper este surto e também colocar o país no caminho da sua eliminação”.

Afirmou o Prof. Muhammad Ali Pate do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social da Nigéria.

A OMS disse que a nova vacina tem o potencial de reduzir significativamente os casos de meningite e avançar no progresso contra a doença, o que é especialmente importante para países como a Nigéria, onde estão presentes múltiplos sorotipos.

 

Conclusão


A introdução da vacina Men5CV na Nigéria, marca um avanço significativo na luta contra a meningite, oferecendo uma proteção mais ampla e, potencialmente, salvando milhares de vidas. Este marco é um passo crucial em direção à eliminação total da doença até 2030, conforme estabelecido pela OMS. A rápida resposta do país à recente epidemia destaca a importância da prevenção e do acesso à saúde pública.

 


Imagem: © OMS
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!