18.3 C
Londres
Domingo, Julho 21, 2024

Já Há Datas Para CAN2025 E CAN2024 Feminino

“Estou na espectativa de que o CAN Feminino, Marrocos 2024, seja imensamente bem-sucedido” – Presidente da CAF.

Já Há Datas Para CAN2025 E CAN2024 Feminino


O Campeonato Africano das Nações de 2025 (CAN2025) será realizado em Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026, enquanto O Campeonato Africano das Nações Feminino de 2024 (CAN2024 Feminino) foi adiado para Julho do próximo ano.

 

O Comunicado


Imagem: © Getty Images (20240622) Já Há Datas Para CAN2025 E CAN2024 FemininoA Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou que o CAN2025, a ser realizado em Marrocos, começará a 21 de Dezembro e a final será a 18 de Janeiro. A programação fará com que as finais das 24 equipes coincidam com o programa da Premier League e ocorram entre as rondas de jogos da Liga dos Campeões da UEFA.

Será a primeira vez na história do CAF que o torneio começará em     Dezembro e se estenderá pelo período de Natal e do Ano Novo. O CAN2024 Feminino, programado para também ser realizado em Marrocos, acontecerá entre 5 e 26 de Julho do próximo ano.

A CAF havia-se comprometido anteriormente a realizar o seu principal torneio masculino no final da temporada dos clubes europeus, em um período de Junho a Julho, mas essas datas do próximo ano coincidirão com o novo Mundial de Clubes de 32 equipes da FIFA.

Resta saber se os principais clubes europeus concordarão em libertar jogadores para o CAN2025, com ambos os calendários de clubes e internacionais cada vez mais congestionados.

A Campeonato do Mundo de Futebol de 2026 será realizada nos Estados Unidos da América, Canadá e México em Junho e Julho desse ano, com nove seleções africanas garantidas para o torneio, expandido a 48 selecções.

De acordo com as regras da entidade máxima do futebol sobre a disponibilidade de jogadores, os clubes têm o direito de bloquear a ida de jogadores tanto para o CAN quanto para o Campeonato do Mundo de Futebol, em 2026.

“Não é obrigatório disponibilizar o mesmo jogador para mais de uma competição final de equipes representativas ‘A’ por ano”.

Afirmam os regulamentos da FIFA, sobre o status e a transferência de jogadores.

No início deste mês, a Associação de Jogadores Profissionais de Futebol juntou-se a uma acção legal contra a FIFA devido ao calendário de futebol “sobrecarregado e impraticável“, incluindo a criação do Mundial de Clubes expandido.

 

CAN Espremido, Novamente, no Calendário


Imagem: © Getty Images (20240622) Já Há Datas Para CAN2025 E CAN2024 FemininoNo mês passado, o secretário-geral da CAF, Veron Mosengo-Omba, disse à BBC Sport Africa que os organizadores do torneio enfrentaram um “pesadelo de agendamento”.

Ele acrescentou que a CAF esteve em discussões com a UEFA, a entidade máxima do futebol mundial da FIFA e, com a Associação de Clubes Europeus, para encontrar uma data adequada para as finais do CAN2025, em que o bem-estar dos jogadores, fosse considerado na decisão.

Os estatutos do CAF dizem que tanto o CAN masculino quanto o feminino devem ser realizados uma vez a cada dois anos, em vez de uma vez a cada quatro, como é o caso da maioria dos principais campeonatos organizados por outras confederações.

As duas últimas edições do CAN foram realizados em Janeiro e Fevereiro, levando a disputas, entre clubes e selecções.

A pandemia da Covid-19 levou a que as finais de 2021, nos Camarões, fossem adiadas para o início de 2022 e, a edição de 2023, na Costa do Marfim foi realizada no início deste ano de 2024, para evitar a Estação das Chuvas na África Ocidental.

O presidente da CAF, Patrice Motsepe, disse que anunciar as datas para o CAN2025 levou “muito mais tempo do que o esperado” devido a “discussões complexas e às vezes desafiantes” com as partes interessadas.

“O CAF está comprometido em proteger e promover os interesses dos jogadores africanos que jogam em clubes da Europa e no resto do mundo”.

“Continuaremos a fazer progressos significativos nesse desenvolvimento procurando garantir que o futebol africano seja globalmente competitivo e esteja entre os melhores do mundo”, concluiu.

O sorteio dos grupos de qualificação para o CAN2025 será realizado no dia 4 de Julho, com as eliminatórias programadas para serem disputadas em Setembro, Outubro e Novembro.

A selecção anfitriã do Marrocos, será incluída no sorteio, mas, dado que os Leões do Atlas, já tem a qualificação garantida, apenas uma equipe do seu grupo ocupará a vaga do Norte de África.

 

Finais do CAN Feminino Adiadas


Imagem: © Getty Images (20240622) Já Há Datas Para CAN2025 E CAN2024 FemininoUm atraso na realização do CAN Feminino, levantará novamente, questões sobre o compromisso da CAF com o futebol feminino, dado que a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia do COVID-19, enquanto que o torneio masculino de 2021, foi apenas adiado.

Decidir quando realizar as finais do CAN2024 Feminino foi complicado pelo facto de que as recordistas, nove vezes campeãs, Nigéria e Zâmbia, estarão a participar nos Jogos Olímpicos de Paris em Julho e Agosto.

Falando antes do anúncio da CAF, a internacional nigeriana Desire Oparanozie disse à BBC Sport Africa que um atraso faria retroceder o futebol feminino em África.

“Não ter este torneio quando deveríamos tê-lo, vai-nos fazer retroceder talvez 10 passos”.

“Quando se trata de futebol feminino, ainda estamos a tentar chegar onde precisamos estar”.

“Acho que, antes de tudo, é uma falta de prioridade para o futebol feminino em África, porque não se pode dizer que é a mesma coisa quando se trata dos homens”, disse a jogadora.

A qualificação para o CAN2024 Feminino foi concluída em Dezembro do ano passado, o que significa que jogadores e treinadores, terão esperado mais de 18 meses pelas finais, quando o torneio começar. No início deste mês, Desiree Ellis, treinadora das actuais campeãs continentais femininas da África do Sul, criticou a forma como o CAF lidou com a situação.

“Se o CAN Feminino for adiado ou cancelado, será uma grande, grande decepção”, disse a técnica de 61 anos à BBC Sport Africa.

O presidente da CAF, Motsepe, disse estar “impressionado” com o crescimento do futebol feminino no continente.

“Estou na espectativa de que o CAN Feminino, Marrocos 2024, seja imensamente bem-sucedido”, acrescentou.

 

Conclusão


A realização dos torneios CAN2025 e CAN2024 Feminino em Marrocos promete trazer um foco significativo ao continente africano no panorama desportivo internacional. O facto de a CAF estar a enfrentar desafios logísticos e de calendário, para a realização de ambos os torneios, destaca o compromisso desta organização com a promoção do futebol africano, apesar das complexidades envolvidas.

A determinação da CAF em encontrar soluções viáveis para a realização destes eventos é um testemunho da importância do futebol no continente. As finais, tanto do CAN masculino quanto do feminino, serão aguardadas com grande entusiasmo pelos adeptos, proporcionando uma plataforma para o talento africano brilhar em todo o mundo.

 

O que achas das marcações destes CAN? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 


Imagem: © Getty Images
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com