22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade, de modo a construir um futuro melhor em harmonia com a natureza e continuar os esforços para recuperar os ecossistemas naturais.
O tema deste ano de 2024 é «Faça parte do plano» e surge como resultado da assinatura do acordo do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF) que estabelece metas e medidas concretas para parar e reverter a perda da natureza até 2050 e o foco deve mudar rapidamente para a sua implementação (ação).
O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado na Resolução 55/201 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2000.
Um Ano Especial para a Conservação da Biodiversidade
Por isso, na sequenciado tema do ano passado, “do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade“, este ano o tema é «Faça parte do plano». Este tema promove a ideia de que, agora que temos um plano de ação acordado a nível global, devemos implementar todas as medidas que o acordo contempla antes de 2030.
Apenas desta forma conseguiremos alcançar uma diversidade biológica protegida e sustentável até 2050. Esta é a principal mensagem da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), o principal instrumento internacional para o desenvolvimento sustentável.
Reconstruir a Biodiversidade
Hoje, mais do que nunca, é necessário repensar a nossa relação com o mundo natural.
A verdade é inegável: apesar de todo o progresso tecnológico, somos totalmente dependentes de ecossistemas saudáveis e vibrantes para a nossa água, comida, medicamentos, roupas, combustível, abrigo e energia. Estes são apenas alguns exemplos. Portanto, respeitar, proteger e reparar a nossa riqueza biológica é indispensável.
O tema deste ano representa um apelo à ação para todas as partes interessadas em deterem e reverterem a perda de biodiversidade, apoiando a implementação do Quadro Mundial de Kunming-Montreal em matéria de biodiversidade.
O acordo de Kunming-Montreal constitui um quadro sólido, acompanhado de objetivos e metas claros e mensuráveis, que prevê disposições completas em matéria de controlo, de comunicação de informações e de uma revisão para acompanhar os progressos realizados, às quais se acrescenta um sólido pacote de medidas que visam mobilizar recursos.
Todos os governos, povos indígenas, comunidades locais, organizações não governamentais, legisladores, empresas e cidadãos são incentivados a reforçar as formas de apoio à implementação do Plano de Biodiversidade. Todos têm um papel a desempenhar e, portanto, podem fazer parte do Plano.
Espera-se que o Dia Internacional da Biodiversidade 2024 dê visibilidade à 16.ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), a realizar-se na Colômbia, de 21 outubro a 1 novembro 2024.
A Linha da Vida da Humanidade
No entanto, ela também inclui as diferenças genéticas dentro de cada espécie — por exemplo, entre variedades de culturas e raças de gado — e a variedade de ecossistemas (lagos, florestas, desertos, paisagens agrícolas) que hospedam múltiplos tipos de interações entre seus membros (humanos, plantas, animais).
Os recursos da diversidade biológica são os pilares sobre os quais construímos civilizações. Os peixes fornecem 20% da proteína animal para cerca de 3 bilhões de pessoas. Mais de 80% da dieta humana é fornecida por plantas. Até 80% das pessoas que vivem em áreas rurais em países em desenvolvimento dependem de medicamentos tradicionais à base de plantas para cuidados básicos de saúde.
No entanto, a perda de biodiversidade ameaça todos, incluindo a nossa saúde. Foi provado que a perda de biodiversidade pode expandir zoonoses – doenças transmitidas de animais para humanos- enquanto, por outro lado, se mantivermos a biodiversidade intacta, ela oferece excelentes ferramentas para lutar contra pandemias como as causadas por coronavírus.
A Perda de Biodiversidade
Com o crescimento das populações humanas, começamos a invadir, e em alguns casos superar, os ecossistemas causando danos à rica biodiversidade. Convidamos você para uma viagem interativa sobre o efeito dominó na biodiversidade.
A conservação e a restauração de espaços naturais, e da biodiversidade que contêm, são essenciais para limitar as emissões e adaptar-se aos impactos climáticos.
As mudanças climáticas, a perda de biodiversidade (bem como a poluição) fazem parte de uma crise planetária tripla interligada que o mundo enfrenta hoje. Precisamos lidar com elas juntas se quisermos avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e garantir um futuro viável neste planeta.
A adoção do Quadro Mundial para a Diversidade Biológica Kunming-Montreal, pretende evitar extinções como o caso da Baleia Azul. Entre os seus objetivos: restaurar 30% dos ecossistemas, reduzir pela metade o desperdício de alimentos, e investir pelo menos $200 bilhões anualmente em estratégias que beneficiem a biodiversidade. Tudo isso até 2030.
Conclusão
Devido à importância da educação pública e necessidade de existir uma consciência global sobre este tema, a ONU decidiu celebrar anualmente o Dia Internacional para a Diversidade Biológica. Cada passo que damos hoje para proteger a biodiversidade contribui para um futuro mais sólido e sustentável.
O que achas deste dia? Pensas que a Diversidade Biológica é importante? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:
28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024
3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Mãe Há Só Uma, A Minha E Mais Nenhuma
O Dia Internacional da Luz e a celebração da vida
17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só
19 de Maio: Dia Mundial do Médico de Família
21 De Maio: Dia Mundial Da Diversidade Cultural
22 de Maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica
O Dia de África já tem 50 anos
25 de Maio não é Dia de África é Dia do Mundo
1 de Junho. Dia das Crianças do Leite e dos Pais
Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Dia Internacional Nelson Mandela: Honrar As Ideias De Um Grande Líder
20 De Julho É O Dia Mundial Do Xadrez
O Dia Internacional Da Ioga É No Solstício
23 de Agosto: Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição
29 de Agosto: Dia Internacional contra os Testes Nucleares
31 De Agosto É O Dia Dos Afrodescendentes
8 De Setembro: Dia Internacional Da Alfabetização
Dia Internacional da Democracia, 15 de Setembro
21 De Setembro É O Dia Internacional Da Paz
Hoje, É O Dia Internacional Das Línguas Gestuais
14 De Outubro: Dia Mundial Das Aves Migratórias
Dia Internacional Pela Erradicação Da Pobreza
20 De Novembro: Dia Da Industrialização Africana
25 De Novembro: Violência Contra As Mulheres, Não
Imagem: © 2024 DR