8 C
Londres
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Dia do Trabalhador: História e Significado

Juntos, podemos continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores e construir um mundo onde o trabalho digno seja uma realidade para todos.

Dia do Trabalhador: História e Significado.

O Dia do Trabalhador, comemorado a 1º de Maio, é uma data importante para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.

Ao escolherem o 1º de Maio como Dia do Trabalhador, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários que levaram a cabo uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886, reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

 

A origem do Dia do Trabalhador

Imagem © DR (20230501) Dia do Trabalhador História e Significado B
Os protestos no dia 1º de Maio de 1886 em Chicago, EUA.

A celebração do dia 1º de Maio como Dia do Trabalhador tem as suas raízes nos movimentos laborais que atuaram na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX. Estes movimentos surgiram como resultado direto da precariedade do trabalho após a Revolução Industrial.

Ao longo do século XIX, era frequente os trabalhadores serem sujeitos a condições de trabalho degradantes. As jornadas de trabalho ultrapassavam as 12 horas por dia, sem direito a um dia de descanso, os salários eram baixos e as condições de segurança e salubridade eram praticamente inexistentes, levando a acidentes e afetando a saúde dos trabalhadores.

Neste contexto, em Chicago, as péssimas condições impeliram os trabalhadores a organizarem protestos no dia 1º de Maio de 1886. Estas ações reivindicavam, principalmente, a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia (na época nos EUA era de 12 horas). Os protestos desta cidade foram organizados por movimentos de trabalhadores ligados ao anarcossindicalismo.

 

Haymarket Affair

Novos protestos ocorreram em Chicago nos dias 3 e 4 de Maio, mas foi o do dia 4 de Maio de 1886 que se tornou especialmente conhecido quando, durante os confrontos com a polícia, explodiu uma bomba (até hoje não se sabe quem a lançou).

A explosão causou a morte de polícias e manifestantes, havendo também relatos de feridos em ambos os lados. Em seguida, os polícias reagiram disparando contra os manifestantes (algumas fontes falam em dezenas e outras em centenas de mortos).

Imagem © DR (20230501) Dia do Trabalhador História e Significado C
Haymarket Affair.

Essa manifestação ficou conhecida como a Revolta de Haymarket (Haymarket Affair) por ter decorrido na praça do mesmo nome em Chicago,

Depois deste protesto, a reação contra os trabalhadores foi extremamente repressiva. Os líderes do movimento laboral de Chicago foram detidos e quatro deles foram condenados à morte, sem provas da sua culpa. Esses líderes do movimento anarcossindicalista mortos em 1887 ficaram conhecidos como os Mártires de Chicago.

Alguns anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira manifestação acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial.

A data do 1º de Maio, contudo, só se tornou feriado em 1919, quando no dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de Maio como feriado nacional. Posteriormente, este dia transformou-se também em feriado, na Rússia, no ano de 1920.

Com o tempo, a celebração do Primeiro de Maio como Dia do Trabalhador espalhou-se por todo o mundo, incluindo Portugal que se tornou um marco mundial na luta pelos direitos dos trabalhadores e um símbolo da importância de garantir condições de trabalho dignas e justas para todos.

 

Uma Curiosidade Histórica

Os romanos, ainda antes de Cristo, já comemoravam o dia 1º Maio como uma data solene dedicada às deusas Flora e Maia. A festa celebrizava o auge da Primavera e um tempo de abundância. Era um dia de tal forma sagrado que todo o tipo de trabalho era suspenso, inclusive o dos escravos.

 

Direito dos trabalhadores

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) sugere que os trabalhadores tenham direito a um mínimo de três semanas de descanso remunerado. Apesar disso, muitos países não seguem essa recomendação.

 

O Dia do Trabalhador no Mundo

Imagem © DR (20230501) Dia do Trabalhador História e Significado D
São José Operário.

O Dia do Trabalhador é reconhecido em 157 países. Mas, nem todos celebram a data a 1º de Maio e, em alguns países, é conhecida por outro nome.

No Vaticano, no dia 1º de Maio, é celebrada uma missa em homenagem aos trabalhadores, mas em vez de se chamar Dia do Trabalhador, chama-se Dia de São José Operário.

Nos Estados Unidos da América, a data é conhecida como Dia do Trabalho (Labor Day) e é comemorada na primeira segunda-feira de Setembro, marcando uma série de festas e atrações por todo o país.

Dependendo das fontes, o afastamento da data do 1º de Maio, ou surgiu para se demarcarem da triste lembrança deixada pelas pessoas que morreram em Maio de 1886 em Chicago, ou foi para afastar a data da associação da celebração dos movimentos de esquerda que propulsionou as lutas sindicais nos EUA.

No Japão, é comemorado a 23 de Novembro, desde 1948. É chamada de Kinrou Kansha no Hi ( きんろうかんしゃのひ / 勤労感謝 の日), que traduzindo seria algo como “Dia da Ação de Graças ao Trabalho“.

Na Austrália, a data varia de acordo com a região e, na Nova Zelândia, é comemorada na quarta segunda-feira de Outubro, em homenagem à luta dos trabalhadores nacionais que terão iniciado esse movimento, nessa data, na sequencia da greve geral dos EUA que deu inicio às comemorações.

 

Curiosidades da Data 1º de Maio

Imagem © DR (20230501) Dia do Trabalhador História e Significado E
A ópera “As Bodas de Fígaro”, de Mozart.

Apesar de a data estar associada ao Dia dos Trabalhadores, ocorreram alguns factos históricos nesse dia.

⦁ 1500: Pedro Álvares Cabral, ficou na costa da região que, no futuro seria o Brasil, entre 22 de Abril e 2 de Maio. No entanto, a cerimónia de posse do território, em nome do Rei de Portugal, deu-se no dia 1 de Maio, nomeando-o como terra de Vera Cruz.

⦁ 1707: Passou a vigorar o Tratado de União, que transformou os reinos da Inglaterra e da Escócia em Reino Unido;

⦁ 1786: A ópera “As Bodas de Fígaro“, de Mozart, estreou em Viena, Áustria;

⦁ 1834: Foi abolida a escravatura nas colónias inglesas;

⦁ 1960: Iniciou-se uma crise diplomática entre antiga União Soviética e os EUA, com o abate do U2, um avião espião norte-americano, pilotado por Francis Gary Powers;

⦁ 1994: O automobilismo sofre uma grande perda com a morte do brasileiro Ayrton Senna, no Grande Prémio de San Marino;

⦁ 2004: A União Europeia cresceu, com a entrada de mais 10 países: República Checa, Hungria, Chipre, Eslováquia, Polónia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia e Malta.

⦁ 2011: Deu-se a beatificação do Papa João Paulo II, exatamente no mesmo dia em que Barack Obama disse “We got him”, referindo-se à suposta captura e morte do terrorista Osama Bin Laden, numa operação norte-americana realizada no Paquistão.

⦁ O 1 de Maio é também o dia de nascimento do escritor francês Jean de Joinville (1225), do poeta russo Aleksey Khomyakov (1804) e do quarto Presidente da República Portuguesa, Sidónio Pais (1872).

 

Conclusão

O 1º de Maio é uma data significativa que celebra as conquistas e as lutas dos trabalhadores ao longo da história.

O Dia do Trabalhador é uma oportunidade para lembrar e homenagear aqueles que lutaram por melhores condições de trabalho, e para reafirmar a importância de proteger os direitos dos trabalhadores em todo o mundo.

Ao longo dos anos, muitas conquistas importantes foram alcançadas, como a redução da jornada de trabalho, a criação de leis trabalhistas e a garantia de direitos como férias remuneradas e licenças médicas.

No entanto, ainda há muito a ser feito. Em muitos lugares, os trabalhadores continuam enfrentando condições precárias, desigualdades salariais e falta de oportunidades.

O 1º de Maio é um dia para refletir sobre o progresso alcançado e os desafios que ainda precisam ser enfrentados. É também um dia para reafirmar o nosso compromisso com a justiça social e a igualdade no local de trabalho.

Juntos, podemos continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores e construir um mundo onde o trabalho digno seja uma realidade para todos.

 

O que achas deste dia? Pensas que o Dia do Trabalhador, deveria ter mais importância ado que tem? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

30 de Abril é o Dia Internacional do Jazz

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24 de Abril: Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz

1 de Abril o Dia das Mentiras morreu?

27 de Março é o dia Mundial do Teatro

23 de Março: Dia da Libertação da África Austral

O clima extremo do Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de Março

21 de Março: O dia do ano com mais efemérides

20 de Março é o Dia Internacional da Felicidade

19 de Março é Dia do Pai e Dia Mundial do Artesão

A verdadeira história do dia 8 de Março

14 de Fevereiro, não é só o Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Dia dos Namorados. Porquê?

13 de Fevereiro é o Dia Mundial do rádio

11 de Fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O Dia de África já tem 50 anos

Imagem: © DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!