7.5 C
Londres
Sexta-feira, Abril 26, 2024

CAN 2023: Reflexões Após os Quartos de Final

Após uma fase de grupos repleta de golos e reviravoltas, os quartos de final trouxeram algumas surpresas em relação aos países apurados.

CAN 2023: Reflexões Após os Quartos de Final.

Desde 13 de Janeiro, o continente africano está imerso na emoção do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023) na Costa do Marfim. Após uma fase de grupos repleta de golos e reviravoltas, os quartos de final trouxeram algumas surpresas em relação aos países apurados.

A África do Sul, foi um deles, após a derrota inglória de Cabo Verde aos penaltis, quanto toda a lusofonia torcia por este pequeno país insular. Os outros três países apurados foram a Nigéria, após ter derrotado Angola, a RD Congo e o país anfitrião, a Costa do Marfim, após um emocionantíssimo jogo em que derrotaram o Mali

Não há dúvida que este CAN 2023, tem proporcionado uma mistura emocionante de jogos intensos e surpresas eletrizantes. Com os quartos de final concluídos, é hora de refletir sobre as reviravoltas, os heróis improváveis e analisar as selecções que continuam a desafiar as expectativas.

 

Os Elefantes: Uma Ressurreição Notável

Imagem © 2024 DR (20240204) CAN 2023 Reflexões Após os Quartos de FinalA história cativante da Costa do Marfim no CAN 2023 destaca-se como uma jornada de ressurreição notável. Após uma fase de grupos decepcionante, os Elefantes conseguiram uma reviravolta espetacular, eliminando o campeão africano em título, o Senegal, nos penáltis.

No confronto dos quartos de final, contra Mali, mesmo depois de estarem em desvantagem, a tenacidade dos Elefantes brilhou e sob a liderança do treinador interino, Emerse Faé, a selecção reverteu o placar e garantiu a sua presença nas meias-finais, consolidando ainda mais o seu favoritismo.

 

A Desilusão do Mali: Juventude sem Maturidade

Imagem © 2024 DR (20240204) CAN 2023 Reflexões Após os Quartos de FinalEnquanto os Elefantes foram aclamados, a seleção do Mali enfrenta críticas pela falta de maturidade. Apesar do talento nas suas fileiras, as Águias falharam em capitalizar as oportunidades. A juventude e a inexperiência foram evidentes, resultando na grande decepção destes quartos de final do CAN 2023.

 

Super Águias: Defesa Sólida, Ataque Poderoso

Imagem © 2024 DR (20240204) CAN 2023 Reflexões Após os Quartos de FinalO percurso das Super Águias da Nigéria foi uma saga intrigante. Considerados não favoritos devido à defesa frágil, surpreenderam ao sofrer apenas um golo até agora.

Com Victor Osimhen no leme, eleito o melhor jogador africano do ano, a Nigéria exibe um coletivo sólido. A vitória dominante sobre Angola confirmou a sua candidatura séria ao título, marcando a sua 15ª vez nas meias-finais.

 

Pragmatismo da RD Congo: Trabalho que Rende Frutos

Imagem © 2024 DR (20240204) CAN 2023 Reflexões Após os Quartos de FinalA República Democrática do Congo (RD Congo) destacou-se como uma selecção pragmática neste CAN 2023. Sob a orientação de Sébastien Desabre, mostraram que o sucesso é resultado de trabalho árduo.

A vitória convincente sobre a Guiné-Conacri validou o progresso significativo da selecção. Capitaneados por Chancel Mbemba e Yoane Wissa, os Leões conseguiram a sua primeira vitória na competição e agora têm a missão de avançar o máximo possível.

 

Bafana Bafana: A Surpresa Encantadora

Imagem © 2024 DR (20240204) CAN 2023 Reflexões Após os Quartos de FinalPela primeira vez em 24 anos, a África do Sul chega às meias-finais do CAN, mostrando-se como a selecção mais atraente desta fase. Com uma base dos Mamelodi Sundowns e a experiência do treinador campeão africano em 2017 com os Camarões, os Bafana Bafana avançam com determinação para as meias-finais.

Mesmo após um jogo complicado contra Cabo Verde, contaram com a perícia do guarda-redes Ronwen Williams, especialista em defesas de penáltis que teve um desempenho extraordinário o que pode vir a ser um trunfo psicológico para os próximos jogos.

 

Cabo Verde: Saída Honrosa na 4ª Participação

Imagem © 2024 DR (20240204) CAN 2023 Reflexões Após os Quartos de FinalCabo Verde, na sua quarta participação num CAN, proporcionou momentos emocionantes de bom futebol fazendo um percurso notável até aos quartos de final, repetindo o feito de 2013. Mesmo tendo sido eliminados nos penáltis, os Tubarões Azuis saem com a cabeça erguida, deixando esperança para futuras competições.

 

O Calendário Final

Meias-Finais

07 de Fevereiro:

Nigéria vs. Vencedor do Jogo D (17h)

RD Congo vs. Vencedor do Jogo C (20h)

Jogo para o 3º Lugar

10 de Fevereiro: Jogo para o 3º Lugar (20h)

Final

11 de Fevereiro: Final (20h)

 

Conclusão

Com as Meias-Finais à porta, o CAN 2023 continua a surpreender os fãs do futebol africano depois da montanha-russa de emoções e das grandes jogadas e surpresas que tem ocorrido até ao momento.

As histórias de brio, os momentos emocionantes e as performances excepcionais estão claramente a moldar esta edição como uma das mais memoráveis. À medida que avançamos para as fases decisivas, o continente africano aguarda ansiosamente para coroar o campeão desta prestigiada competição.

A fase final promete ter mais momentos emocionantes enquanto África em peso, está ansiosa para ver quais são as selecções que emergirão como finalistas para lutarem pelo título final para criar um campeão digno de celebração.

 

O que estás a achar do CAN 2023, até ao momento? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

CAN2023: Angola Eliminada Nos Quartos De Final

CAN 2023: Cabo Verde Arrasa, Soma E Segue

CAN 2023: Angola Avança Para Os Quartos De Final

CAN 2023: PALOP Com 3 Países Nos Oitavos

CAN 2023: Angola Vence, Após Jogo Intenso

CAN 2023: Cabo Verde Ganha Duelo Lusófono

CAN 2023: Guiné-Bissau Volta A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola

CAN 2023: Guiné-Bissau Estreia-se A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Convoca 5 jogadores Em Portugal

CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados

CAN 2023: PALOP com adversários de peso

 

Imagem: © 2024 DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!