9.9 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

CAN 2023: Cabo Verde Ganha Duelo Lusófono

Quem sabe, se Cabo Verde vai surpreender tudo e todos e termina como vencedora deste CAN 2023.

CAN 2023: Cabo Verde Ganha Duelo Lusófono.

Na terceira jornada do Campeonato Africano das Nações de 2023 (CAN 2023), Cabo Verde destacou-se ao conquistar a sua segunda vitória, agora contra Moçambique (3-0), num duelo lusófono, consolidando assim a liderança do Grupo B com 6 pontos.

O Capitão Ryan Mendes tornou-se o melhor marcador de sempre do seu país, enquanto Bebé e Kevin Pina brilharam com golos espetaculares de longa distância.

Este desempenho notável coloca Cabo Verde como uma surpresa no torneio, com uma presença sólida na terceira fase e, com esta vitória, tornando-se a primeira equipe a garantir oficialmente um lugar nos oitavos de final.

 

Bebé Fez a Diferença

O antigo avançado do Manchester United, de 33 anos, Bebé foi o protagonista da primeira parte ao proporcionar um belo espetáculo, com demonstrações da sua força nos livres diretos. O avançado cabo-verdiano, abriu o caminho para a vitória de Cabo Verde, primeiro disparou um míssil de além dos 25 metros que embateu na barra aos 27 minutos.

Na segunda tentativa, aos 32 minutos à distância de 40 metros, com um efeito flutuante, como era de se esperar, foi bem-sucedido. A bola alojou-se nas redes, diante de 5.794 adeptos no Estádio Felix Houphouet Boigny, em Abidjan.

É de notar a falha do guarda-redes moçambicano Hernani Siluane no lance. No entanto, o golo recompensa o melhor início de jogo dos Tubarões Azuis neste encontro. Neste momento, Cabo Verde já tinha tentado 7 remates, acertando 3 à baliza, enquanto os moçambicanos apenas tinham feito um remate não enquadrado.

O primeiro remate enquadrado dos moçambicanos surge aos 37 minutos, foi obra do extremo Witi mas é defendido pelo guarda-redes de Cabo Verde. Moçambique ainda pensou que tinha ganho um penálti, cinco minutos antes do intervalo, aos 39 minutos, quando Geny Catamo caiu na área numa confusão de pernas com João Paulo Fernandes, mas o árbitro marroquino anulou a decisão após recorrer ao VAR.

As duas equipas saem assim, para o intervalo, com o resultado de 1-0 a favor de Cabo Verde.

 

O Caminho Para os Oitavos

No regresso dos balneários, Moçambique efectuou duas substituições. No entanto, é Cabo Verde quem aumenta a vantagem aos 51 minutos. O capitão Ryan Mendes, a jogar no clube turco Fatih Karagumruk, roubou a bola ao defesa moçambicano Edmilson Dove mesmo à entrada da área e rematou para lá do guarda-redes. Um presente bem aproveitado por Cabo Verde!

Num dia de livres diretos, Moçambique reagiu aos 58 minutos, com um livre magnificamente enrolado a 25 metros efectuado por Catamo. Infelizmente, o remate elaborado embateu na barra.

Cabo Verde aumentou depois a vantagem para 3-0, aos 69 minutos, com um remate magnífico de Kevin Pina a 30 metros. Máxima eficácia para os cabo-verdianos, para quem tudo corre bem. Mas é importante salientar que este êxito foi provocado. Este golo não diminui as intenções ofensivas dos Tubarões Azuis e dos Mambas. Uns a aumentar a vantagem, os outros a tentar voltar ao jogo.

No compito final, as defesas superaram os ataques e o resto do jogo não veria mais golos. Resultado final: 3-0 neste duelo lusófono.

 

O próximo jogo

O próximo jogo de Cabo Verde é na segunda-feira contra o Egito que tem dois pontos e garantirá o segundo lugar e um lugar nos oitavos de final se ganhar o embate.

Moçambique, que participa no seu quinto CAN ainda não venceu em 14 jogos do campeonato. No entanto, o próximo jogo é contra o Gana que perdeu 2-1 no primeiro jogo, contra Cabo Verde, o que dá a ambas as selecções uma hipótese de qualificação, com a vitória, já que ambas as equipes tem 1 um ponto.

 

Conclusão

A performance dominante de Cabo Verde contra Moçambique no CAN 2023 é uma demonstração da sua qualidade e determinação. Os golos espetaculares de Bebé e Kevin Pina, aliados ao recorde de Ryan Mendes, solidificam a posição de Cabo Verde como um adversário a ser levado a sério no campeonato.

Com uma estratégia de jogo coesa e destaque individual, Cabo Verde é uma equipa a ser observada nas fases finais da CAN 2023, podendo, quem sabe, surpreender tudo e todos e ganhar este Campeonato.

 

O que achas disto desta performance de Cabo Verde neste CAN 2023? Será que poderão ganhar o campeonato? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

CAN 2023: Guiné-Bissau Volta A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola

CAN 2023: Guiné-Bissau Estreia-se A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Convoca 5 jogadores Em Portugal

CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados

CAN 2023: PALOP com adversários de peso

 

Imagem: © 2024 DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!