10.8 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola

Cabo Verde demonstrou domínio, com 63% de posse de bola, refletindo um compromisso com a abordagem ofensiva.

CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola.

O Campeonato Africano das Nações de 2023 (CAN 2023) começou com uma grande expectativa e emoção, revelando surpresas e deceções logo nos primeiros confrontos, proporcionando aos adeptos momentos inesquecíveis e surpreendentes.

Os primeiros jogos revelaram não apenas o talento individual dos jogadores, mas também a dinâmica competitiva entre as equipas participantes. No entanto, os holofotes voltaram-se para a estreia da Costa do Marfim que brilhou contra a Guiné-Bissau, enquanto o Gana enfrentou dificuldades diante de Cabo Verde. Além disso, o atual campeão, Senegal, mostrou a sua força na defesa contra a Gâmbia.

 

Gana Desaponta Frente a Cabo Verde

O Gana, após uma performance dececionante na edição anterior do CAN, ansiava por redenção no CAN 2023. No entanto, enfrentou um revés significativo ao perder para Cabo Verde por 1-2. Gary Rodrigues emergiu como o herói cabo-verdiano ao marcar o golo da vitória no tempo adicional.

O selecionador Chris Hughton expressou profundo desapontamento, sublinhando a amargura da derrota e a pressão crescente, pois o Gana agora ocupa a última posição no Grupo B.

A Primeira Parte

No primeiro quarto de hora, Cabo Verde demonstrou domínio, com 63% de posse de bola, refletindo um compromisso com a abordagem ofensiva. A recompensa veio aos 17 minutos, quando Jamiro Monteiro marcou após uma ação iniciada no meio-campo e um desdobramento de passes entre três jogadores. Apesar das tentativas do Gana de reagir, Cabo Verde manteve uma defesa sólida.

O Gana teve o seu primeiro remate aos 27 minutos, num centro de Mensah da esquerda, aproveitado por Königsdörffer. Infelizmente, o remate não encontrou as balizas adversárias. Aos 35 minutos, a pressão do Gana aumentou, mas Cabo Verde manteve a solidez defensiva.

A Segunda Parte

Na segunda parte, Djiku empatou de cabeça aos 55 minutos, num canto. O Gana intensificou os esforços ofensivos, mas Cabo Verde resistiu. Aos 64 minutos, Nuamah teve uma oportunidade de empatar, mas o seu remate foi bloqueado. O Gana dominou largamente a posse de bola, equilibrando o jogo.

Aos 66 minutos, Bebé aproveitou um mau passe do Gana, mas Djiku conseguiu intercetar seu remate. Novamente aos 71 minutos, Bebé tentou um remate, mas foi bloqueado. Apesar da pressão do Gana, Cabo Verde manteve-se firme.

Aos 82 minutos, Cabral revigorou os adeptos com uma corrida à baliza, mas Ofori fez uma defesa crucial. Aos 89 minutos, Ofori fez outra defesa contra Rodrigues. Este, nos últimos minutos, marcou graças a erros ganeses numa reposição lateral cabo-verdiana. O Gana quase empatou, mas um cabeceamento ganês falhou o alvo.

Com esta vitória, Cabo Verde demonstrou o seu domínio sobre o Gana, assumindo a liderança do Grupo B com 3 pontos, seguido de Moçambique (1 ponto) e Egito (1 ponto). O Gana, agora na última posição, enfrenta desafios significativos à medida que avança na competição. A equipa cabo-verdiana revelou-se estrategicamente sólida, prometendo mais surpresas neste CAN 2023.

 

Senegal vs. Gâmbia

Os atuais campeões africanos, Senegal, iniciaram a defesa do título com uma vitória convincente sobre a Gâmbia. Os Leões de Teranga derrotaram os Escorpiões por 3-0, com destaque para a impressionante actuação de Lamine Camara, que marcou dois golos. O medio do FC Metz foi eleito o Homem do Jogo, deixando uma marca indelével na sua estreia neste CAN 2023.

O Senegal, entrou em campo com determinação para manter a sua posição de destaque no futebol africano. Enfrentando a Gâmbia, os Leões de Teranga não perderam tempo para mostrar a sua qualidade. Abrindo o placar aos 6 minutos com um golo de Pape Guèye, o Senegal estabeleceu imediatamente a sua supremacia no jogo.

De volta dos vestiários, os Leões fizeram o segundo golo com Lamine Camara que demonstrou grande forma. Servido por Kalidou Koulibaly, Ismaila Sarr forneceu um passe perfeito para Camara marcar o segundo golo com um tiro cruzado, em ângulo fechado. O jovem médio do FC Metz não parou por aí; ele conquistou o seu segundo golo com um remate certeiro de fora da área.

A defesa sólida do Senegal foi um dos destaques da partida, refletindo a consistência que os levou ao título em 2021. Com 14 vitórias nos últimos 19 jogos de competições africanas, os Leões de Teranga mostraram que são uma força a ser reconhecida. O próximo desafio contra a Guiné promete ser um teste adicional para a robustez defensiva do Senegal.

 

Os Próximos Jogos

À medida que a CAN 2023 prossegue, a antecipação cresce para os próximos encontros, onde vamos ter mais dois antigos vencedores do CAN, Argélia (2019) e os Camarões (2017). Os Camarões, privados de Aboubakar, defrontam a Guiné e, a Argélia, ansiosa por se redimir da sua eliminação precoce na última edição, enfrentará Angola.

Angola também faz a sua estreia na CAN 2023, enfrentando a Argélia. Este confronto promete ser um teste crucial para ambas as equipas à procura de uma boa campanha no CAN. O desempenho de Angola será observado de perto pelos adeptos, ansiosos por ver como a equipa se sairá nesta prova extremamente competitiva.

Os Camarões, campeões em 2017, enfrentam desafios com a não seleção de Eric Choupo-Moting, a recusa de François-Régis Mughe em responder à convocação de Rigobert Song e a decisão de André Onana de se juntar à Costa do Marfim apenas no domingo à noite, após o jogo entre o Manchester United e o Tottenham.

A Argélia, vencedora em 2019, chega à Costa do Marfim com uma forte vontade de se redimir. O treinador Djamel Belmadi, adoptando uma abordagem humilde, prefere encarar a competição passo a passo. O primeiro passo é enfrentar Angola (20h GMT). Ausentes da última edição, os angolanos têm uma história de começar bem nos CAN, com uma vitória e quatro empates nos últimos cinco jogos de abertura.

 

Conclusão

Os primeiros jogos do CAN 2023 proporcionaram surpresas e algumas deceções O Gana decepcionou, enquanto Cabo Verde surpreendeu e lidera o Grupo B. Angola vai enfrentar um grande desafio competitivo a Argélia, enquanto o Senegal demonstrou sua força defensiva.

À medida que a competição avança, os adeptos esperam mais emoções e reviravoltas nos próximos encontros, tornando esta CAN 2023 um espetáculo imperdível para os amantes do futebol.

 

Estás a gostar desta CAN 2023? Conta-nos tudo, queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

CAN 2023: Guiné-Bissau Estreia-se A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Convoca 5 jogadores Em Portugal

CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados

CAN 2023: PALOP com adversários de peso

 

Imagem: © 2024 DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!