7.8 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

CAN 2023: PALOP Com 3 Países Nos Oitavos.

Cabo Verde brilhou, pode-se mesmo dizer que impressionou. Os Tubarões Azuis fizeram jus ao nome e devoraram os seus adversários.

CAN 2023: PALOP Com 3 Países Nos Oitavos.

A fase de grupos do Campeonato Africano das Nações 2023 (CAN 2023), foi encerrado nesta quarta-feira, 24 de Janeiro, com 3 países dos PALOP a serem apurados para os oitavos de final. No total, dezasseis equipas garantiram vaga nos oitavos de final: os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados.

Mais Afrika aproveita a oportunidade para fazer uma primeira análise. Os alunos exemplares: Senegal, Cabo Verde, Marrocos e Angola. As surpresas positivas foram a Mauritânia e a Namíbia, enquanto a Tunísia, o Gana e a Argélia foram as surpresas pela negativa, ficando em último.

 

A Debandada

Este CAN 2023 está sob o signo do ataque. Aqueles que disseram ser a competição na Costa do Marfim a mais bonita da história não estavam enganados. Em 36 jogos da fase de grupos, já tivemos 89 golos. Um recorde na história da competição. Em comparação, na edição de 2021, a fase de grupos resultou em 68 golos.

Ouve apenas três empates a (0-0) aconteceram nesta quarta-feira, 24 de Janeiro, nos jogos Mali-Namíbia, África do Sul-Tunísia e Tanzânia-RD Congo. Em termos de marcadores, Emilio Nsue da Guiné Equatorial lidera a tabela com 5 golos. Seguem-se Mostafa Mohamed (3 golos), Lamine Camará (2 golos) e Gelson Dala (2).

 

Os Melhores

Favorito anunciado do CAN 2023, os Leões de Teranga (Senegal) não pouparam esforços para mostrar as suas intenções: manter a coroa. Três jogos, três vitórias, 8 golos marcados (melhor ataque) e a melhor defesa (1 golo sofrido). Foi o único país, a ter vencido todos os seus jogos. Uma mensagem clara enviada à concorrência.

Mas cuidado com a complacência, pois na fase de eliminação direta, nos oitavos de final, os Leões de Teranga enfrentarão os Elefantes (Costa do Marfim) que passaram pelo buraco da agulha.

O país anfitrião terminou em 3º lugar no Grupo A com 3 pontos. Após a derrota de (0-4) contra a Guiné Equatorial, na Costa do Marfim o seleccionador Jean-Louis Gasset foi demitido e Emerse Faé assumiu o comando.

Mas os marfinenses devem a sua qualificação ao Marrocos. Os Leões do Atlas garantiram uma vitória por 1-0 sobre a Zâmbia a 24 de Janeiro, garantindo-lhes o 1º lugar com 7 pontos e permitindo à Costa do Marfim passar como o melhor terceiro classificado à frente da Zâmbia.

Os adeptos marfinenses, cantaram louvores ao rei do Marrocos, Mohamed VI, nas ruas após o jogo. Quanto aos marroquinos, mantêm a sua posição de favoritos na competição e continuam a ser tão sólidos defensivamente (melhor defesa com o Senegal, 1 golo sofrido). Nigéria, 2º lugar no Grupo A (7 pts), e Camarões, 2º no Grupo C (4 pts), também garantiram a qualificação após um início irregular.

 

A Estreia

Pela primeira vez num CAN, a Mauritânia e a Namíbia repetem a bela história das Comores no CAN 2021. A Mauritânia deve o seu sucesso a Amir Abdou. O treinador de 51 anos que lhes deu a primeira qualificação da história nos oitavos de final de um CAN. Um feito retumbante, considerando que o início da caminhada foi conquistado com uma vitória por (1-0) sobre a Argélia.

A Namíbia também aproveitou a CAN 2023 para garantir a sua primeira vaga nos oitavos de final. Os Brave Warriors terminaram em 3º lugar no Grupo E com 4 pontos. O seu desempenho no seu 4º CAN, com uma vitória sobre a Tunísia (1-0), uma derrota por (0-4) com a África do Sul e um empate por (0-0) contra o Mali.

 

Os desiludidos

A Argélia e o Gana ainda estão zonzos, e isso é dizer pouco. Os dois países, sofreram dois empates e uma derrota e foram eliminadas na primeira fase. Um verdadeiro fracasso para as duas das maiores nações do futebol africano.

Lembrando que 16 das 24 equipas do CAN 2023 disputam os oitavos, é preciso falhar redondamente na competição para ser eliminado. Entre veteranos envelhecidos, algumas expectativas decepcionantes e treinadores aquém do evento, será necessário reverem a sua estratégia. O primeiro passo já foi tomado. De facto, Chris Hughton e Djamel Belmadi emigraram para outras paragens.

A Tunísia ficou-se pelos quartos de final nas últimas 4 edições, incluindo um 4º lugar em 2019. Desta vez, as Águias de Cartago, abandonam o CAN 2023, prematuramente depois de apresentarem uma caricatura do seu jogo habitual.

Uma equipe sem inspiração, encolhida na defesa, incapaz de oferecer um jogo capaz de competir com os seus adversários. A única vez que Jalel Kadri tentou alinhar 4 jogadores ofensivos foi na derrota por (0-1) contra a Namíbia.

A dança dos treinadores também foi interessante. Durante o CAN 2023 foram demitidos Adel Amrouche (Tanzânia), Tom Saintfiet (Gâmbia), Jalel Kadri (Tunísia), Djamel Belmadi (Argélia), Jean-Louis Gasset (Costa do Marfim) e Chris Hughton (Gana).

 

Os PALOP

No Grupo B do CAN 2023, Cabo Verde brilhou, pode-se mesmo dizer que impressionou. Por outro lado, o Gana e o Egipto desencantaram. Os Tubarões Azuis fizeram jus ao nome e devoraram os seus adversários. 1º lugar, 7 pontos, duas vitórias sobre Gana (2-1) e Moçambique (3-0) e um empate em (2-2) com o Egipto.

No Grupo D, as coisas também se inverteram completamente. Angola, no pote 4 do sorteio, terminou em primeiro lugar com 7 pontos, à frente de Burkina Fasso, Mauritânia e, especialmente, da Argélia, os Fennecs que eram o cabeça de série, mas acabaram em último.

Mas se por um lado A Guiné-Bissau e Moçambique desiludiram completamente o quinto país dos PALOP, a Guiné Equatorial, terminou a fase de grupos entre os primeiros sendo inclusive um dos favoritos à passagem aos quartos de final.

Angola que na fase de grupos, realizou jogos de elevada qualidade, enfrenta agora nos oitavos de final do CAN 2023, uma das surpresas deste campeonato, a Namíbia. O treinador dos Palancas Negras, Pedro Goncalves, já referiu que os espera um jogo difícil pela frente.

“O jogo contra a Namíbia não será fácil depois de sua classificação às custas da equipa tunisina que possui grande experiência na competição”.

“Estamos focados no jogo que temos pela frente”.

“Devemos continuar o nosso sonho de alcançar a posição mais alta possível no torneio”, disse ele.

O confronto entre as duas equipes vai ser já neste sábado, 27 de Janeiro, às 17h GMT, dando inicio às hostilidades dos oitavos de final.

 

Os Qualificados Para os Oitavos

Cabo Verde, Angola, Guiné Equatorial, Nigéria, Costa do Marfim, Egipto, África do Sul, Senegal, Camarões, Guiné, Burkina Fasso, Mauritânia, Mali, Namíbia, Marrocos, RD Congo.

 

Conclusão

A fase de grupos deste CAN 2023, terminou com algumas surpresas inesperadas interessantes e com 3 países dos PALOP a serem apurados. Vamos ver o que nos reserva os esperados oitavos.

 

O que que estás a achar deste CAN 2023? Alguma das equipes dos PALOP terá hipóteses de chegar à final? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

CAN 2023: Angola Vence, Após Jogo Intenso

CAN 2023: Cabo Verde Ganha Duelo Lusófono

CAN 2023: Guiné-Bissau Volta A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola

CAN 2023: Guiné-Bissau Estreia-se A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Convoca 5 jogadores Em Portugal

CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados

CAN 2023: PALOP com adversários de peso

 

Imagem: © 2024 CAF 
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!