7.8 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

CAN 2023: Angola Avança Para Os Quartos De Final

Angola dominou e esmagou a Namíbia no primeiro jogo dos oitavos de final.

CAN 2023: Angola Avança Para Os Quartos De Final.

No primeiro jogo dos oitavos de final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023), Angola, apesar de ter começar mal, com um cartão vermelho aos 16 minutos, mostrou a sua garra ao vencer a Namíbia por um expressivo 3-0.

A linha de ataque dos Palancas Negras, foi impressionante, com o trio Gilberto-Mabululu-Dala. Angola conquista pela primeira vez uma vitória em um jogo de eliminação direta e enfrentará agora o vencedor do jogo Nigéria-Camarões.

O jogo começou com muito ritmo, com ofensivas consecutivas. Cada selecção respondia aos ataques do adversário. A única coisa que faltou para ambos foi precisão no último passe.

 

1ª Parte

Este primeiro jogo dos oitavos de final do CAN 2023, iniciou-se de forma intensa logo aos 16 minutos, com um incidente que levou a um Cartão Vermelho para o guarda-redes de Angola.

A Namíbia, pressionou em força logo de início, com Muzeu, a recuperar a bola dos pés de Gaspar, o Defesa central angolano. Na sequência da jogada, o avançado namibiano tentou fazer um chapéu ao Guarda-redes angolano que saiu rapidamente, mas defendeu com a mão fora da área. Vermelho directo justificado, para Neblu e livre na entrada da área.

O novo Guarda-redes, António, recém-entrado, esticou-se bem no livre executado por Hotto (20 minutos), no que foi o segundo remate à baliza no jogo.

A Namíbia assumiu a liderança neste jogo do CAN 2023, com a sua superioridade numérica. Shalulile teve uma nova chance de golo aos 23 minutos, mas a cabeçada, vinda de um cruzamento longo, passou por cima da barra. Mabululu, muito activo, respondeu contra Angola aos 25 minutos, cortando um cruzamento da direita. Mas, um defesa namibiano, desviou a bola para canto.

Contra todas as expectativas, Angola, em um momento de fraqueza, abriu o marcador com uma jogada magnífica (38 minutos). O extremo direito Gilberto, dominou no seu corredor e fez um passe para o capitão Fredy que cruzou para Gelson Dala que teve apenas teve de empurrar a bola para uma baliza vazia.

Aos 40 minutos, desorientada, a Namíbia viu o seu defesa Haukongo receber um cartão vermelho por uma falta grosseira contra Mabululu. E no livre direto cobrado por Fredy, Gelson Dala cabeceou imparavelmente para marcar o seu segundo golo e ampliar a vantagem para 2-0 para os Palancas Negras.

As estatísticas ao intervalo foram quase idênticas. Angola com 49% de posse de bola e a Namíbia 51%. Cada selecção teve 4 remates, com 2 apontados à baliza.

 

2ª Parte

Shalulile teve a oportunidade de revitalizar a sua selecção aos 47 minutos, mas o avançado não teve a sorte do seu lado. Angola tem a primeira oportunidade com o incrível Mabululu aos 61 minutos. Errou o alvo por pouco em um cruzamento da direita que passou rente ao poste.

Os Palancas Negras, apareceram em força e, de facto, Mabululu marca poucos minutos depois com um remate elegante, fazendo o terceiro golo angolano em um contra-ataque ultrarrápido (66 minutos).

Shalulile quase marcou aos 67 minutos, para reduzir a desvantagem; mas, em mais uma vez, a cabeçada na receção de um cruzamento, passou ao lado a raspar o poste esquerdo.

O quarto golo não estava longe. A Namíbia já estava derreada e cada ação angolana representa um perigo. Felizmente, o ritmo diminui e Angola adoptou uma abordagem mais controlada com a saída de todos os seus jogadores ofensivos.

Aos 84 minutos, em uma bela jogada angolana, Luvumbo destacou-se com um remate rasteiro que não acertou o alvo. Hanamub, em uma corrida solitária, finalmente aqueceu as mãos do Guarda-redes angolano aos 85 minutos.

Luvumbo, aos 90 minutos, quase marcou o golo do CAN 2023, com um remate de longa distância que bateu na trave lateral dos Brave Warriors. Ao apito final, Angola ganhou com o resultado de 3-0.

No balanço deste jogo do CAN 2023, Angola teve 48% de posse de bola, 11 remates, 4 à baliza. A Namíbia teve 52% de posse de bola, 10 remates com 3 à baliza.

 

Conclusão

No primeiro jogo dos oitavos de final do CAN 2023, Angola demonstrou a sua superioridade, ao superar uma situação desfavorável, com um cartão vermelho dado ao guarda-redes, logo aos 16 minutos, terminando por “esmagar” a Namíbia com uns sólidos 3-0.

O trio Gilberto-Mabululu-Dala da linha de ataque dos Palancas Negras foi crucial para essa vitória em que Angola executou jogadas magníficas e demonstrou a sua superioridade mesmo em desvantagem numérica. Angola, vai agora enfrentar o vencedor do jogo Nigéria-Camarões.

Vamos todos torcer por Angola e esperar que os Palanca Negras demonstrem o seu valor e ganhem o próximo jogo, seguindo em frente no CAN 2023.

O que achas desta vitória de Angola neste CAN 2023? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

CAN 2023: PALOP Com 3 Países Nos Oitavos

CAN 2023: Angola Vence, Após Jogo Intenso

CAN 2023: Cabo Verde Ganha Duelo Lusófono

CAN 2023: Guiné-Bissau Volta A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Ganhou, Falta Angola

CAN 2023: Guiné-Bissau Estreia-se A Perder

CAN 2023: Cabo Verde Convoca 5 jogadores Em Portugal

CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados

CAN 2023: PALOP com adversários de peso

 

Imagem: © 2024 DR
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!