12.5 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

Flat6Labs: US$95 milhões para startups africanas

O Africa Seed Fund (ASF) irá concentrar-se em três principais territórios de investimento em África: Norte de África, África Ocidental e África Oriental.

Flat6Labs: US$95 milhões para startups africanas.

A Flat6Labs, principal investidor anjo do Médio Oriente e do Norte de África (MENA), anunciou o lançamento de um novo fundo de capital anjo no valor de 95 milhões de dólares para impulsionar o crescimento e desenvolvimento de startups tecnológicas em fase inicial no continente africano.

O Africa Seed Fund (ASF) irá concentrar-se em três principais territórios de investimento em África: Norte de África, África Ocidental e África Oriental. A Flat6Labs irá alargar o seu alcance a vários novos territórios, incluindo Nigéria, Gana, Quénia, Marrocos e Senegal, entre outros e será liderado por Ramez El-Serafy e Dina el-Shenoufy como parceiros gerais do fundo.

O fundo investirá em mais de 160 startups em fase inicial nos próximos cinco anos que operam no setor tecnológico em África, com foco em setores de impacto que aceleram a inclusão digital através da utilização de tecnologias da informação e indústrias que contribuem para enfrentar os desafios sociais e ambientais, tais como HealthTech, FinTech, EdTech, GreenTech, AgriTech, ClimateTech, e outros setores.

 

Impacto significativo na criação de empregos

O influxo significativo de capital do ASF tem o potencial de criar mais de 14.000 empregos, dar apoio a mais de 1.200 fundadores com 20% de participação feminina e gerar receitas de mais de 700 milhões de dólares.

Ramez El-Serafy, Sócio Geral do ASF, afirmou:

“Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento do Africa Seed Fund”.

“África é uma das regiões mais entusiasmantes para investir em tecnologia e inovação, com um enorme potencial inexplorado e oportunidades de negócio únicas”.

“Vamos aproveitar a nossa experiência e o nosso conhecimento para levar fundadores das startups a criarem empresas verdadeiramente escaláveis”.

“Empresas preparadas para o investimento e sediadas em África”.

De acordo com o relatório de capital Partech 2022 Africa Venture, o financiamento para o setor africano aumentou para 6,5 mil milhões de dólares em 2022, acima dos 6,0 mil milhões de dólares em 2021. Claramente, as forças profundas que impulsionam o crescimento do ecossistema tecnológico africano prevaleceram contra os sinais contrários globais.

 

Flat6Labs investe em empresas em fase inicial

Com o Africa Seed Fund, a Flat6Labs estará a investir em 160 empresas que estão na fase de Pre-Seed até à fase de Pre-Series A, com investimentos que vão desde 150.000 a 500.000 dólares através do Africa Seed Program da Flat6Labs, e estará também a fornecer senhas para capital anjo a fundadores experientes, independentemente do programa.

A Flat6Labs, com o Africa Seed Program, fornece financiamento para capital anjo às empresas da carteira que se juntem ao programa, apoio empresarial regional, acesso a uma rede regional de mentores locais experientes, bem como apoio regulamentar e logístico para a criação e crescimento dos seus negócios  e também reinveste em empresas do portefólio em rondas de acompanhamento.

O programa também se adapta a ser regional com um modelo híbrido que permite interações físicas no terreno nos mercados locais, enquanto combina elementos virtuais que permitem interações de coorte em toda a região do fundo.

Duas coortes serão geridas anualmente, com uma média de 10 a 15 startups por coorte. Os primeiros investimentos nas startups selecionadas estão planeados para o final de 2023.

Dina el-Shenoufy, Associada Geral do ASF, afirmou:

“O Africa Seed Fund está bem posicionado para ser um catalisador para impulsionar mudanças positivas a longo prazo que a juventude de África realmente merece”,

“Está bem posicionado para fornecer recursos aos mais brilhantes, enquanto acelera o futuro do continente africano”.

“O programa foi concebido para fornecer aos empresários os recursos de que necessitam para poderem expandir os seus negócios para novos patamares”.

 

Flat6Labs

A Flat6Labs é a principal empresa da região MENA de capital anjo e de risco em fase inicial atualmente a gerir os principais programas de startups da região. A Flat6Labs investe em startups inovadoras e impulsionadas pela tecnologia, permitindo que milhares de empreendedores apaixonados alcancem as suas ousadas ambições e acabem por se tornar os seus cofundadores institucionais.

Com ativos totais sob gestão (AUM) superiores a 85 milhões de dólares, a Flat6Labs está localizada em sete países – Egito, Líbano, Tunísia, Bahrain, Jordânia, EAU e Arábia Saudita. Mais de 25 instituições líderes investiram nos fundos geridos pela Flat6Labs, acreditando na classe de ativos e no historial comprovado da Flat6Labs como líder de mercado.

Além dos investimentos, os programas de startups da Flat6Labs, executados para responder especificamente às necessidades dos empreendedores inovadores, ajudam-nos a acelerar o seu crescimento, fornecendo-lhes uma pletora de serviços de apoio e ligando-os a oportunidades inigualáveis com uma rede expansiva composta por centenas de mentores empresariais, investidores e empresas.

O Africa Seed Fund (ASF) está a ser criado pela Flat6Labs, projeto (SAIS), com o apoio do GIZ em nome do governo alemão e através do Projeto de Inovação Agrícola Egípcio (AIP) e do Projeto de Inovações Agrícolas Digitais em Escala através de Start-ups (SAIS).

 

Conclusão

Se existissem mais investidor anjo como a Flat6Labs, interessados em investir em África, o continente poderia evoluir muito mais rapidamente, infelizmente parece que não existem ou não querem saber do continente.

Esperemos por isso que este exemplo leve a que apareçam outros investidores outros investidores semelhantes, pois África precisa deles.

 

O que achas deste investimento? Concordas que deveria haver mais investidores como a Flat6Labs? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Flat6Labs
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com