11.3 C
Londres
Sábado, Maio 25, 2024

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka Ganha Eleições

O anuncio dos resultados das eleições legislativas da Guiné-Bissau, feito pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), surpreendeu alguns e confirmou as suspeitas de outros.

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka Ganha Eleições.

As eleições legislativas da Guiné-Bissau, realizadas no passado dia 04 de Junho de 2023, foram ganhas pela coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka, liderada por Domingos Simões Pereira, com maioria absoluta. Anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE), surpreendendo alguns e confirmando as suspeitas de outros.

 

Os Resultados

Conseguindo uma maioria absoluta com 54 dos 102 assentos do parlamento, a coligação PAI – Terra Ranka emerge como a força dominante no panorama político guineense. Esta coligação é uma união de vários partidos, incluindo o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Domingos Simões Pereira.

Seguindo a PAI – Terra Ranka, o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), liderado por Braima Camará, assegurou 29 assentos, um aumento em relação a 2019. O Partido de Renovação Social (PRS) viu a sua representação diminuir significativamente, passando de 21 para 12 deputados.

 

A Reacções Políticas

As consequências políticas desta eleição são significativas. As conferências de imprensa a serem realizadas pelos partidos políticos e pelo presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, são aguardadas com expectativa. A dinâmica política da Guiné-Bissau está prestes a mudar de forma significativa.

 

Conclusão

A Guiné-Bissau vive tempos decisivos, com a recente eleição a estabelecer um novo quadro político. A coligação PAI – Terra Ranka, sob a liderança de Domingos Simões Pereira, prepara-se agora para assumir as rédeas do país. Como irão as outras partes reagir? E, o mais importante, o que significará esta mudança para o povo da Guiné-Bissau?

 

O que achaste deste resultado? Pensas que a transição política na Guiné-Bissau vai ocorrer sem problemas? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Guiné-Bissau: O Futuro decide-se hoje

Guiné-Bissau: Ataque à Residência de Fransual Dias

Guiné-Bissau: crioulo e línguas nacionais no ensino

Guiné-Bissau, solicitou observadores eleitorais

Imagem: © 2023 DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com