9.7 C
Londres
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Angola Precisa de 926 Mil Milhões de Euros

Angola estima necessitar de um bilião de dólares para implementar a sua Estratégia de Longo Prazo nos próximos 27 anos.

Angola Precisa de 926 Mil Milhões de Euros.

Angola está a planear um salto económico que exigirá a canalização de instrumentos financeiros no mercado para impulsionar o agronegócio. Além disso, o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, destaca o investimento em infraestruturas como chave para este avanço.

Angola estima necessitar de um bilião de dólares (equivalente a 926 mil milhões de euros) para implementar a sua Estratégia de Longo Prazo nos próximos 27 anos (ELP-Angola 2050).

 

A ELP-Angola 2050

A Estratégia de Longo Prazo (ELP) de Angola foi apresentada em Luanda pelo Ministro Mário Caetano João, estando atualmente em consulta pública com organizações internacionais, agências de desenvolvimento e missões diplomáticas.

Segundo declarações do Ministro à agência de notícias angolana, Angop, este montante é necessário para que a economia do país dê o salto pretendido pelo governo angolano até 2050. A quantia necessária para a concretização da estratégia será mobilizada através do investimento direto estrangeiro, dos recursos dos cidadãos e da banca comercial.

As prioridades definidas para esta nova fase de crescimento económico incluem o capital humano (educação, saúde e outros), as infraestruturas (produção, transporte e distribuição de energia elétrica) e a diversificação económica. João sublinhou a importância de reforçar o ensino pré-escolar, até aos 5 anos de idade, como parte fundamental desta estratégia.

 

Promoção e Investimento em Angola

O Ministro afirmou que o governo angolano irá disponibilizar mais instrumentos financeiros no mercado para promover o agronegócio, salientando que o investimento em infraestruturas é:

“Um factor dinamizador do crescimento económico inclusivo, da produtividade e do desenvolvimento social”.

A ELP-Angola 2050 apresenta as opções estratégicas de desenvolvimento a longo prazo para o país. Prevê-se que o Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero crescerá 3,3 vezes até 2050, passando de 84 mil milhões para 275 mil milhões de dólares (equivalente a 78 mil milhões para 255 mil milhões de euros). Além disso, a população deverá aumentar dos atuais 32 milhões para 70 milhões de habitantes.

Espera-se que o PIB per capita não petrolífero aumente 1,2 vezes, dos atuais 3,7 mil para 4,2 mil dólares (3,4 mil para 4 mil euros), impulsionado pelas exportações não petrolíferas, que deverão crescer 13 vezes, passando de cinco mil milhões para 64 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros).

O PIB, actualmente, cifrado em 122 mil milhões de dólares (113 mil milhões de euros), deverá atingir 286 mil milhões de dólares (267 mil milhões de euros), ou seja, 2,4 vezes mais. Paralelamente, a dívida pública conhecerá uma redução de 6%, saindo dos 66 para 60% do PIB.

 

Melhorias Sociais e Demográficas

As projeções apontam para melhorias significativas na esperança de vida e na taxa de mortalidade infantil. Nos próximos 27 anos, a esperança de vida dos angolanos deverá aumentar seis anos, passando de 62 para 68 anos, enquanto a taxa de mortalidade de menores de 5 anos deverá reduzir de 71 por mil nados vivos para 19 por mil nados vivos.

Além disso, o desemprego deverá diminuir 10 pontos percentuais, de 30 para 20%.

 

Conclusão

A ELP-Angola 2050 é um plano ambicioso que procura remodelar a economia de Angola e melhorar a qualidade de vida da sua população.

Com um investimento colossal de 926 mil milhões de euros, espera-se um crescimento significativo do PIB não petrolífero, a diversificação da economia, a melhoria das infraestruturas e do capital humano, bem como uma redução da dívida pública e do desemprego.

No entanto, o alcance destes objetivos será determinado pela capacidade do país em mobilizar os recursos financeiros necessários e em implementar efetivamente as estratégias propostas.

 

O que achas desta estratégia? Angola está no bom caminho para melhorar a economia? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 Francisco Lopes-Santos 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!