Índice
ToggleBAD / Bank Of Africa: €50 M Para Apoio A PME
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Bank of Africa SA, num momento marcante para o sector financeiro africano, assinaram um acordo que visa impulsionar o papel das pequenas e médias empresas (PME) no desenvolvimento económico do continente.
A iniciativa procura enfrentar os desafios relacionados ao acesso ao financiamento, oferecendo soluções que prometem reforçar a competitividade das economias locais. Este acordo que envolve um modelo inovador de partilha de riscos, surge num contexto de esforços crescentes para promover o comércio intra-africano e apoiar sectores estratégicos.
Com o foco em Estados que se encontrem em fase de transição e em sectores como a agricultura e as telecomunicações, a parceria pretende criar novas oportunidades e fomentar um crescimento mais inclusivo e sustentável.
BAD e Bank of Africa Unem Forças
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Bank of Africa SA assinaram, a 4 de Dezembro de 2024, em Rabat, um acordo de partilha de riscos de 50 milhões de euros para reforçar o financiamento do sector privado e promover o comércio africano.
A cerimónia de assinatura teve lugar à margem do Fórum Africano de Investimento, que se realiza de 4 a 6 de Dezembro de 2024 em Rabat, Marrocos.
O acordo de partilha de riscos proporciona ao Bank of Africa SA os meios para continuar a apoiar os bancos locais do continente nas suas operações internacionais, permitindo-lhes aumentar as suas linhas de financiamento e de confirmação com os seus correspondentes estrangeiros.
A parceria tem por objectivo gerar cerca de 200 milhões de euros em trocas comerciais para as pequenas e médias empresas (PME) que operam em cerca de vinte países africanos, nomeadamente nos Estados em transição.
O acordo permitirá financiar, em maior escala, empresas dos sectores agrícola, farmacêutico, automóvel, dos transportes e das telecomunicações.
Os Comentários
“Juntos, em Marrocos e em todo o continente, trabalharemos para reforçar a inclusão financeira das PME envolvidas no comércio externo, oferecendo-lhes os meios para desenvolver todo o seu potencial em maior escala”.
“É com esta ambição partilhada que estabelecemos esta primeira parceria com o Bank of Africa SA, um parceiro de primeiro plano”.
Declarou Ahmed Rashad Attout, o Director do Departamento de Desenvolvimento do Sector Financeiro do BAD.
“Estamos muito satisfeitos por estabelecer esta nova parceria estratégica com o BAD, um passo fundamental no nosso compromisso de promover o comércio externo africano”.
“Este acordo de partilha de riscos oferece novas oportunidades de crescimento às PME africanas, ao facilitar-lhes acesso ao financiamento”.
“Esta colaboração com uma instituição de prestígio irá impulsionar a economia africana e promover um crescimento sustentável e inclusivo no continente”.
Afirmou Khalid Nasr, Diretor Executivo do Bank of Africa SA responsável por Marrocos e pelo CIB.
Sobre o BAD
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é a principal instituição de financiamento do desenvolvimento em África. É composto por três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento, o Fundo Africano de Desenvolvimento e o Fundo Fiduciário da Nigéria.
Representado em 41 países africanos, com um escritório no Japão, o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 países membros regionais.
Sobre o Bank of Africa
O Bank of Africa é um grupo bancário multiempresarial líder a nível mundial. Presente em 32 países, incluindo 20 em África, está activamente envolvido no financiamento do comércio intra-africano e internacional e é o líder em financiamento de impacto em Marrocos.
O grupo tem 2.000 pontos de venda com 6,6 milhões de clientes e emprega cerca de 14.900 funcionários. O Bank of Africa está também empenhado no ambiente e no desenvolvimento sustentável.
Conclusão
Este acordo entre o BAD e o Bank of Africa SA marca um passo decisivo para o fortalecimento do comércio e da inclusão financeira em África, sobretudo para as pequenas e médias empresas.
Ao proporcionar às PME acesso a linhas de financiamento mais amplas e sustentáveis, a parceria promete catalisar um crescimento económico inclusivo em sectores vitais, como a agricultura, a indústria farmacêutica, os transportes e as telecomunicações.
Este esforço conjunto sublinha o compromisso das duas instituições em promover uma economia africana mais sólida e próspera, alinhada com os objectivos de desenvolvimento sustentável do continente.
O que pensas desta parceria entre o BAD e o Bank of Africa? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2024 BAD