11.2 C
Londres
Domingo, Abril 28, 2024

XIV Conferência da CPLP Começa Em São Tomé

Prémio José Aparecido de Oliveira vai ser entregue durante a Conferência.

XIV Conferência da CPLP Começa Em São Tomé.

A XIV Conferência da CPLP, começa já este fim de semana, em São Tomé e Príncipe, sob o tema “Juventude e Sustentabilidade”.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe está prestes a acolher um evento de importância internacional: a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com a data marcada para 27 de Agosto de 2023.

o país está-se a preparar para sediar esta reunião que reúne líderes e representantes dos países lusófonos. Esta conferência ocorre em um momento em que São Tomé e Príncipe assume a presidência rotativa da CPLP, sucedendo à República de Angola.

 

O Compromisso da CPLP

O Ministério são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades realizou, em 14 de Julho de 2023, a cerimónia oficial de lançamento dos trabalhos da cimeira, que deu inicio aos preparativos para a conferência que vai começar neste domingo.

Sob o lema “Juventude e Sustentabilidade“, São Tomé e Príncipe assume a presidência da CPLP por um período de dois anos, abrangendo o biénio de 2023 a 2025.

Imagem © 2023 CPLP  (20230825) XIV Conferência CPLP em São Tomé e Príncipe

“O mundo pertence cada vez mais aos jovens e é a eles que cabe a grande responsabilidade de transformá-lo, contudo, é de todos nós o dever de preservá-lo”.

Afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Neto Pereira.

O país anfitrião reforça a importância de envolver os jovens na construção de um futuro sustentável, enfatizando que a responsabilidade de transformar o mundo pertence cada vez mais às gerações mais novas. Essa temática encaixa-se perfeitamente no contexto actual, no qual questões ambientais, sociais e económicas exigem ações conjuntas para garantir um futuro melhor.

O evento está programado para acontecer na cidade de São Tomé, tendo-se iniciado já desde o dia 21 de Agosto de 2023, uma série de Reuniões Estatutárias, para a sua preparação. A participação é ampla e diversificada, contando com a presença de Ministros, Embaixadores, Representantes do Corpo Diplomático dos Estados-Membros da CPLP, Assessores, Diplomatas e a Comunicação Social.

 

Calendário das Reuniões da CPLP

O calendário da conferência abrange uma série de reuniões estatutárias que promovem a cooperação e o diálogo entre os Estados-Membros da CPLP. As datas e eventos incluem:

  • 21 e 22 de agosto: XLVI Reunião dos Pontos Focais de Cooperação
  • 24 de agosto: 264ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente
  • 25 de agosto: XXVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros
  • 27 de agosto: XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo

 

Prémio José Aparecido de Oliveira

Durante a conferência, vai ocorrer um momento especial de reconhecimento. O Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, será agraciado com o Prémio José Aparecido de Oliveira, uma distinção concedida pela CPLP.

Esta distinção foi decidida por aclamação pelo Júri, constituído pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido a 15 de Maio de 2023.

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Os agraciados com esta distinção nas edições anteriores foram:

  • 2021 – Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa;
  • 2018 – António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • 2016 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa; Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África; e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo);
  • 2014 – Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de Timor-Leste, e à Igreja Católica Timorense – Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo);
  • 2012 – Lula da Silva, Presidente do Brasil.

 

Presenças de Destaque

Imagem © 2023 CPLP  (20230825) XIV Conferência CPLP em São Tomé e PríncipePortugal marca presença na conferência com representantes importantes. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, estarão presentes na XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

A presença de Marcelo Rebelo de Sousa na Ucrânia, antes do inicio desta conferência, demonstra o compromisso de Portugal com questões internacionais e com o fortalecimento da CPLP.

 

Um Futuro Sustentável

A XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP marca um momento de união entre os países lusófonos, abordando temas cruciais para o desenvolvimento conjunto.

São Tomé e Príncipe assume o desafio de liderar com o tema “Juventude e Sustentabilidade”, reconhecendo que o futuro está nas mãos dos jovens, mas que a responsabilidade pela preservação e transformação do mundo é de todos. A conferência é um marco no calendário lusófono e promete contribuir para um diálogo frutífero e ações concretas em prol de um futuro mais sustentável.

 

Conclusão

À medida que a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP se aproxima, surgem desafios e compromissos para o futuro. A comunidade lusófona está reunida para discutir questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a promoção da juventude.

As ações decorrentes desta conferência têm o potencial de moldar o caminho da CPLP e causar um impacto positivo na vida de milhões de pessoas nos países membros. Ao focar-se na juventude e na sustentabilidade, São Tomé e Príncipe lidera com um exemplo inspirador, mostrando que o diálogo e a cooperação são essenciais para construir um futuro melhor e mais inclusivo para todos.

 

O que achas desta cimeira da CPLP? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 CPLP 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!