Jazz Regressa A Abuja E Mostra Raízes Africanas

Abuja ouviu o jazz como memória em movimento na segunda edição do Jazz Across Continents, realizada a 31 de Julho de 2026 no Transcorp Hilton. Os ritmos africanos, a improvisação e as influências internacionais revelaram uma linguagem nascida na diáspora africana que continua a negociar a sua origem cultural viva.

Jazz Regressa A Abuja E Mostra Raízes Africanas


O Jazz entrou na sala do Transcorp Hilton, em Abuja aparentando ser algo situado entre uma peça de museu e uma nova língua. O concerto reuniu músicos e ouvintes em torno de padrões clássicos, ritmos africanos e influências vindas de outros circuitos. A cena carregava a memória de uma música nascida do deslocamento forçado e reinventada pelas comunidades negras na festa, no luto e na resistência.

Warmate De Jazz Pianist, anfitrião do encontro, apresentou o género como um espaço de expressão individual capaz de atravessar as regiões, as etnias e as diferenças. Ene descreveu a música como uma linguagem compreendida mesmo quando as palavras escapam.

As duas intervenções tocaram o centro da noite: a circulação amplia o jazz sem apagar a história africana inscrita no ritmo, na resposta colectiva e no corpo. Abuja não devolveu o jazz a uma origem intacta. A cidade participou numa viagem de ida e volta em que a diáspora transformou materiais africanos e os músicos do continente voltaram a trabalhá-los.

O palco expôs uma disputa sobre a memória, a autoria e o valor cultural, sem separar a experiência sonora das condições que fizeram o género circular entre continentes.


Raiz Transatlântica


Falar das raízes africanas do jazz exige evitar uma linha recta. O género formou-se nos Estados Unidos da América no início do século XX, nas comunidades negras de Nova Orleães, mas reuniu experiências: os cantos de trabalho, os espirituais, o blues, o ragtime, as marchas e as práticas caribenhas. A mistura nasceu sob o racismo, a segregação e a criatividade colectiva.

Do lado africano do Atlântico vieram princípios que sobreviveram à escravização sem permanecer imóveis. A chamada e resposta, a polirritmia, a centralidade do tambor, a oralidade e a participação do corpo atravessaram gerações. Nas Américas, esses elementos encontraram os instrumentos europeus, as igrejas, as ruas, os salões e os mercados. O Jazz surgiu dessa transformação, não de uma cópia.

A improvisação tornou-se um lugar onde essa memória trabalhou. O músico recebe uma estrutura, escuta os outros e responde no momento. A frase individual depende do conjunto e o conjunto muda com cada frase. Essa lógica aproxima o jazz de práticas africanas comunitárias, mas também revela a experiência negra americana, marcada pela invenção dentro dos limites sociais impostos então.

Quando o género ganhou as gravações, as editoras, as rádios e as salas, a circulação trouxe reconhecimento e distorção. Alguns dos primeiros discos comerciais de jazz foram registados por músicos brancos, enquanto os intérpretes negros enfrentavam barreiras de acesso à indústria.

A música tornou-se mundial num mercado que nem sempre distribuiu a autoria, a remuneração e o prestígio justamente. Regressar às raízes não significa procurar uma pureza perdida. Significa reconhecer quem criou as condições sonoras e sociais do género, como essas condições foram transformadas e quem lucrou com a mudança.

Em Abuja, a pergunta histórica entrou no concerto sem um discurso pesado. O ritmo, o diálogo e a presença africana bastaram para deslocar o centro da narrativa mundial.


Abuja em Escuta


Na noite de 31 de Julho, o Piano Lounge do Transcorp Hilton recebeu a segunda edição do Jazz Across Continents. A sala aproximou os músicos do público presente enquanto os padrões clássicos conviveram com os ritmos africanos e as influências internacionais. O programa não transformou a origem em lema, mas colocou a genealogia em movimento através do som partilhado.

Warmate De Jazz Pianist conduziu o encontro a partir de uma ideia ampla de expressão individual. A formulação ganhou sentido quando os instrumentos deixaram espaço uns aos outros. No jazz, a voz própria não elimina a escuta, porque cada intervenção depende do tempo colectivo, da resposta do público e da capacidade de diferenciar-se sem romper o vínculo do conjunto.

Ene aproximou essa escuta da ideia de linguagem comum. A música pode alcançar quem não compreende a letra porque o sentido passa pelo timbre, pela respiração, pela repetição e pelo gesto. A observação ajuda a perceber a força diaspórica do jazz: o género viajou sem depender da tradução, enquanto cada território alterou o seu vocabulário e a função social.

A presença de repertórios internacionais não retirou o encontro do continente. Pelo contrário, mostrou que o jazz africano não vive apenas como retorno de uma forma criada fora. Os músicos receberam o género, cruzaram-no com ritmos locais e devolveram novas linguagens ao circuito mundial. Essa viagem torna insuficiente qualquer mapa que coloque a criação num único centro cultural dominante.

Abuja surgiu como um lugar de escuta e não como um cenário decorativo. A capital nigeriana recebeu uma música mundial e obrigou-a a conversar com a sua memória africana. O gesto deslocou o olhar: em vez de esperar a validação externa, o palco local interpretou, seleccionou e reorganizou o arquivo sonoro que a diáspora espalhou por vários continentes distantes.


Memória e Mercado


A disputa da memória não termina na história do som. Ela chega às editoras, às plataformas, aos festivais, às escolas e aos arquivos. Quem programa decide quem encontra público. Quem grava decide quais repertórios permanecem disponíveis. Quem escreve a história define se o jazz aparece como uma invenção negra atravessada por África ou como um produto sem origem social.

Durante décadas, a indústria fonográfica ampliou a audiência do género enquanto reproduzia hierarquias raciais. Os catálogos comerciais deram um espaço desigual aos intérpretes negros e muitas gravações brancas chegaram antes ao mercado. O problema não apaga as trocas entre os músicos, mas mostra que a circulação ocorre em estruturas capazes de separar a popularidade da autoria e do reconhecimento.

Festivais como o de Abuja podem alterar essa relação comercial quando colocam os artistas, os públicos e os repertórios africanos no centro da programação. O risco permanece: a linguagem das raízes pode tornar-se um rótulo fácil, vendido sem contexto. A resposta está na curadoria, na documentação e na continuidade, para que o concerto deixe registos além da noite vivida.

O Jazz Across Continents terá valor se guardar os registos, promover encontros regulares e dar espaço às gerações. A memória do jazz depende dos palcos, mas também dos arquivos acessíveis, da formação e da crítica informada. Sem essas estruturas, a celebração repete símbolos. Com elas, Abuja forma um público capaz de reconhecer a autoria, o contexto e as mudanças.

O encontro de Abuja não resolve a apropriação e o esquecimento, mas oferece um lugar onde essa história pode ser ouvida. Quando os músicos africanos tratam o jazz como matéria própria, não reclamam uma pureza perdida, mas reabrem uma circulação interrompida. O género regressa ao continente transformado e encontra respostas para perguntas antigas sobre a memória e o poder.


Conclusão


Abuja mostrou que o regresso do jazz a África não cabe numa imagem sentimental. A música chegou com as marcas da diáspora, da indústria, da segregação, da invenção negra americana e das cidades que a adoptaram. No palco nigeriano, essas camadas encontraram os ritmos africanos e uma escuta local capaz de reconhecer os parentescos sem apagar as diferenças históricas.

Essa tensão deu ao concerto um alcance maior do que a simples agenda cultural. A força do encontro esteve na possibilidade de ouvir o Jazz como um arquivo vivo. A chamada e resposta, a improvisação, o diálogo colectivo e o movimento do corpo recordaram uma genealogia africana transformada nas Américas.

A história das gravações lembrou que a circulação mundial distribuiu de modo desigual a autoria, o dinheiro e o prestígio. O desafio será prolongar essa leitura através de palcos, arquivos, formação e crítica na cidade nigeriana.

 


Pode o Jazz reconhecer plenamente as suas raízes africanas sem perder a dimensão mundial? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2026 Francisco Lopes-Santos
Nádia Monteiro
Nádia Monteiro
Formada em Estudos Culturais e Comunicação, construiu o seu percurso no espaço da lusofonia atlântica a escrever sobre literatura, música, cinema e património africano. Com experiência no acompanhamento de festivais, exposições e projetos de criadores da diáspora, aborda a cultura sem exotismo, dedicando-se à análise das obras, das línguas e da circulação do valor simbólico da criação artística contemporânea.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas