7.5 C
Londres
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Grammys 2024: Tyla Derrota Burna Boy e Davido

“Isso é uma loucura! Nunca pensei que diria que ganhei um Grammy aos 22 anos!" – Tyla.

Grammys 2024: Tyla Derrota Burna Boy e Davido.

A vitória da cantora sul-africana Tyla nos Grammys, no passado domingo, superando quatro nomeados nigerianos, intensificou a rivalidade entre as duas nações que se preparam para um confronto emocionante de futebol, nesta quarta-feira, nas meias-finais do CAN 2023.

 

Tyla Brilhou nos Grammys 2024

Este ano assistiu-se à introdução do prémio para a Melhor Interpretação de Música Africana, uma medida amplamente bem recebida no continente, apesar de algumas críticas de que já devia ter sido feita há muito tempo. A sul-africana Tyla foi a primeira vencedora e ficou feliz ao conquistar o prémio com a sua música “Water”, deixando para trás artistas nigerianos como Davido, Ayra Starr e Burna Boy.

“Isso é uma loucura! Nunca pensei que diria que ganhei um Grammy aos 22 anos!” exclamou ela.

A ausência de vitórias nigerianas nos Grammys gerou desapontamento, realçando a percepção de falta de apreciação pelo Afrobeats e Afro RnB. Desapontados, os artistas nigerianos, retaliaram, apelando à selecção nacional de futebol, as Super Águias, para que vençam o jogo contra a África do Sul nas meias-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023), na Costa do Marfim.

A reação na Nigéria foi rápida, com alguns a interpretarem a vitória sul-africana como um acto de generosidade, deixando espaço para um confronto amigável no CAN 2023, enquanto outros alimentaram a polémica exigindo a vitória.

“A África do Sul venceu hoje, mas a Nigéria vencerá na quarta-feira, onde é mais importante”, escreveu um nigeriano no X.

Apesar da rivalidade feroz entre a Nigéria e a África do Sul, nos Grammys e fora deles, Davido que não ganhou nenhum prémio, apesar das suas três nomeações, deu os parabéns a Tyla.

 

O Reconhecimento da Música Africana

A inclusão da categoria de Melhor Interpretação de Música Africana nos Grammys foi recebida com entusiasmo por Harvey Mason Jr, CEO da Recording Academy. Esta mudança representa um passo positivo, reconhecendo que a música africana se tornou parte integrante da música pop global.

No passado, alguns artistas africanos conseguiram ganhar Grammys. A sul-africana Miriam Makeba foi a primeira em 1966, quando recebeu o prémio de Melhor Gravação Folk pela sua colaboração com Harry Belafonte. Houve vários outros, incluindo o nigeriano Burna Boy que ganhou em 2021 o prémio de Melhor Álbum de Música Global.

Críticos musicais, incluindo o produtor de música Ian Brennan, consideram que a inclusão de uma categoria africana é tardia. Brennan salienta que, historicamente, os Grammys negligenciaram a música do continente.

Harvey Mason Jr reconheceu a necessidade de se fazerem mais ajustes nos Grammys, tradicionalmente centrados na música americana. A inclusão de uma categoria africana demonstra uma adaptação necessária para abranger a diversidade da música global.

A cerimónia dos Grammys deste ano destacou-se também pela Interpretação de Burna Boy que foi o primeiro artista de Afrobeats a actuar nos Grammys. Esta foi uma oportunidade única de exibir o impestilo Afrobeat a nível internacional.

 

Conclusão

Apesar dos desafios passados, a inclusão da categoria africana nos Grammys é um passo significativo. A música africana está a conquistar o seu lugar no panorama mundial e a rivalidade entre África do Sul e Nigéria, tanto nos Grammys quanto nos campos de futebol, só realça a riqueza cultural e musical do continente.

 

O que achas desta vitória da Tyla nos Grammys? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

EUA: Tyla, Cantora Mestiça Sul-africana Insultada

 

Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santos

Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!