13.8 C
Londres
Sábado, Abril 13, 2024

Desporto Africano: Um Investimento De Futuro

“Invistam agora e colherão os frutos amanhã" - Herbert Mensah, Presidente do Rugby Africa.

Desporto Africano: Um Investimento De Futuro.

O Presidente do Rugby Africa, Herbert Mensah, destacou o desporto como sendo um catalisador económico para África, ao falar no Fórum Africano de Investimento de 2023, numa sessão sobre “O desporto como catalisador da atividade económica“, onde apelou aos investidores para considerarem o desporto como uma via promissora de retorno do investimento.

Mensah, ao falar sobre o potencial do desporto em África, enfatizou não apenas a sua dimensão de entretenimento, mas também como sendo um sector com forte potencial comercial. Ele instigou os investidores a aproveitarem a juventude da população africana e o talento dos atletas, para fazerem do continente um viveiro inesgotável para oportunidades desportivas.

O desporto, além de ser uma fonte de emprego e bem-estar, é apontado como um sector educativo vital para as crianças africanas. Mensah argumentou que é hora de construir estádios e investir em eventos desportivos em África, onde o talento é abundante. O desporto, segundo ele, é tanto entretenimento quanto negócio e é fundamental esclarecer essa dualidade os potenciais investidores.

 

O Potencial do Desporto Africano

O Presidente do Rugby Africa, Herbert Mensah, apelou aos investidores e parceiros de desenvolvimento para que invistam no desporto africano porque, na sua opinião, esta é a melhor forma de obter um retorno do investimento.

O presidente do organismo que rege o rugby em África falava numa sessão sobre “O desporto como catalisador da atividade económica“, realizada no âmbito do Fórum Africano de Investimento de 2023 que decorreu de 8 a 10 de Novembro em Marraquexe, Marrocos.

Mensah apelou também a uma mudança de mentalidade, dando o exemplo dos Springboks, os bicampeões mundiais de rugby da África do Sul, como prova do excelente nível dos desportistas do continente.

O desporto é um setor em expansão em África, com um enorme potencial para criar emprego, promover a saúde e o bem-estar e incentivar a inclusão social. De acordo com a PwC, o setor foi avaliado em sete mil milhões de dólares em 2018 e deverá atingir doze mil milhões de dólares em 2027.

O Presidente do Rugby Africa sublinhou o valor educativo do desporto para as crianças, para além do facto de ser um sector com forte potencial comercial.

“O desporto é entretenimento, mas também é negócio! Precisamos de tornar isto claro para aqueles que têm capital”.

 “Temos de tirar partido do dinamismo demográfico de África, porque em breve os africanos representarão um terço ou mais da população mundial”, afirmou.

A este respeito, o continente oferece vantagens comparativas, nomeadamente a juventude da sua população, a mais jovem do mundo e o talento dos seus atletas, que fazem do continente um viveiro inesgotável.

 

Oportunidades e Desafios do Desporto Africano

Ao falar sobre as várias vantagens oferecidas pelo desporto, destacou também os benefícios ligados à responsabilidade social e ambiental das empresas que investem em eventos desportivos. Referiu-se aos Jogos Olímpicos de Juniores no Senegal, ao desenvolvimento do ciclismo no Rwanda e a outros eventos desportivos de nível mundial em todo o continente.

“Precisamos de investir em eventos desportivos em África porque há talento e dinheiro a ganhar”.

“Na maioria dos países africanos, as crianças jogam rugby nos parques infantis”.

“Quando é que vamos construir estádios porque há dinheiro para ganhar?”, perguntou

Foram levantadas questões sobre os modelos, os obstáculos e as estratégias de investimento no desporto. Quem deve investir? Os investimentos no desporto geram outros investimentos para reforçar o desenvolvimento económico de uma forma virtuosa.

Na Europa e nos Estados Unidos, foram feitos investimentos colossais no setor do desporto.

“Até na Índia, existe um modelo com o críquete”, afirmou.

Mensah salientou as mudanças necessárias: estabelecer um quadro legislativo favorável, incentivar mais investimentos, abrir portas e oferecer oportunidades de investimento, trabalhar com agências de desenvolvimento, ter orgulho em ser africano e acreditar na liderança de África no domínio do desporto. É o momento certo para investir, afirmou, entusiasmado.

O Presidente do Rugby Africa também falou das oportunidades oferecidas pelo nicho de produtos nutricionais para desportistas, muitos dos quais existem apenas em África e poderiam ser explorados comercialmente pela indústria farmacêutica.

O desporto é uma área que proporciona um bom retorno do investimento e África é o melhor lugar para investir, argumentou Mensah.

“Invistam agora e colherão os frutos amanhã”, concluiu.

 

Conclusão

O discurso entusiástico de Mensah sublinha a importância do investimento no desporto africano, apontando para oportunidades imediatas e futuras. África emerge claramente como um promissor mercado desportivo global e investir agora pode resultar em benefícios duradouros. Esperemos que os investidores percebam isso.

 

O que achas desta ideia de se investir no desporto em África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também: 

África do Sul Ganha 4ª Taça do Mundo de Rugby

Matthew Sates Brilha no Mundial de Natação

Imagem: © 2023 AfDB
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!