15.6 C
Londres
Sexta-feira, Abril 12, 2024

CAN 2023: Cabo Verde Confirma Presença

A última jornada da qualificação para o CAN 2023 acontecerá em Setembro, com Cabo Verde a enfrentar o Togo e Burkina Fasso a jogar contra Eswatini.

CAN 2023: Cabo Verde Confirma Presença.

A seleção cabo-verdiana de futebol qualificou-se hoje pela quarta vez para a Campeonato Africano das Nações (CAN), repetindo 2013, 2015 e 2021, ao receber e vencer o Burkina Fasso por 3–1, em jogo da quinta jornada.

 

A Caminho da Glória

Quando o jogo começou, a energia na atmosfera nunca esteve tão alta. A nação de Cabo Verde, pequena, mas feroz, estava no centro dum dos momentos mais grandiosos do futebol africano. À medida que os aplausos ecoavam por todo o estádio, os jogadores de Cabo Verde entraram em campo, cada um ciente da importância do jogo para a sua nação.

O jogo, a contar para a quinta e penúltima jornada do grupo B, foi realizado no Estádio Nacional, sob um sol abrasador, Cabo Verde entrou muito forte, com mais posse de bola, ante a um adversário, já qualificado, muito tímido e com um futebol muito bem delineado.

O CAN é um palco onde lendas nascem, onde heróis são feitos e Cabo Verde estava pronto para fazer a sua história. Contra as expectativas, a equipa cabo-verdiana mostrou desde o início que não estavam ali para fazer figura cada passe, a cada movimento, a sua determinação ficava evidente.

O jogo, terminou com a vitória de Cabo Verde, ao vencer o Burkina Fasso, por 3-1, igualando o adversário, no primeiro lugar, com 10 pontos. Com esta vitória, Cabo-Verde apura-se pela quarta vez para o CAN, depois da estreia em 2013, na África do Sul, seguindo-se depois presenças em 2015, na Guiné Equatorial e 2021, nos Camarões.

Os golos cabo-verdianos foram apontados por Bebé (7′), avançado do Saragoça, João Paulo (67′), médio do Feirense, e Clé (90’+4), avançado do Belenenses. Os burquinenses ainda empataram, em cima do intervalo, através de Dayo, ao minuto 45’+3, mas não resistiram a uma segunda parte demolidora de Cabo Verde.

 

O Resto do Grupo

Ainda no grupo B, Togo venceu Eswatini por 2-0, mas, com a vitória de Cabo Verde, ambas as seleções não têm mais chances de se classificar.

Na classificação do grupo B, Burkina Fasso e Cabo Verde lideram com 10 pontos cada, seguidos por Togo com cinco pontos e Eswatini com dois pontos. Para a próxima e última jornada, Cabo Verde irá viajar para Lomé para enfrentar o Togo, enquanto Burkina Fasso receberá Eswatini em Ougadougou.

A última jornada da qualificação para o CAN 2023 acontecerá em Setembro, com Cabo Verde a enfrentar o Togo e Burkina Fasso a jogar contra Eswatini.

 

O CAN 2023

Segundo o regulamento do CAN 2023, as duas primeiras equipas de cada grupo classificam.se para a fase final do campeonato que contará com a participação de 24 seleções africanas. As duas primeiras equipas classificadas de cada grupo irão qualificar-se para a fase final do torneio.

A prova que deveria decorrer entre Junho e Julho de 2023 na Costa do Marfim, foi adiado para Janeiro e Fevereiro de 2024, isto devido às más condições climatéricas em território marfinense durante os meses do Verão europeu visto que é a época chuvosa no país.

 

Conclusão

Numa jornada emocionante do Campeonato Africano das Nações (CAN), Cabo Verde garantiu a sua quarta participação na competição. A vitória confirmou Cabo Verde e Burkina Fasso, ambos com 10 pontos, como as duas equipas apuradas para a fase final do CAN’2024, da qual participarão 24 seleções africanas.

Esta vitória marca mais um marco significativo para o futebol cabo-verdiano, que tem mostrado melhorias contínuas na sua competitividade internacional. Mais Afrika deseja o melhor para a equipa de Cabo Verde na sua preparação para o CAN 2023.

 

Seguiste o jogo? O que achas de mais este atraso no CAN que mais uma vez será realizado no ano seguinte? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 DR
Latest news
Related news

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!