Biden/João Lourenço: Encontro Histórico.

O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Tulinabo Mushingi, disse hoje que o encontro entre o Presidente angolano, João Lourenço e o seu homólogo norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca, encerra um ano “verdadeiramente histórico” nas relações bilaterais.

“Esta reunião encerra um ano verdadeiramente histórico de envolvimento e parceria com Angola, que coincide com o aniversário de 30 anos dos laços diplomáticos”.

Afirmou, aludindo ao encontro entre Lourenço e Biden.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, tiveram uma reunião na Sala Oval da Casa Branca, onde discutiram estratégias para um “futuro partilhado” entre as duas nações, em que foi reforçado o compromisso, abrangendo áreas como fortalecimento da democracia, produção de energia, exploração espacial e cooperação económica.

 

Marco Histórico nas Relações Bilaterais

Imagem © 2023 Yuri Gripas (20231206) Biden-João Lourenço Encontro HistóricoA Casa Branca revelou que os líderes exploraram políticas económicas e investimentos, incluindo projetos em pontes, infraestruturas energéticas e conectividade 4G e 5G. Destacou-se ainda a adesão de Angola aos Artemis Accords, projeto multinacional de cooperação espacial liderado pela NASA.

A segurança alimentar e os conflitos globais, incluindo a guerra na Ucrânia e o conflito no leste da República Democrática do Congo, também estiveram na ordem do dia.

Além disso, a Casa Branca sublinhou a importância da visita do Secretário de Defesa Lloyd Austin a Angola em setembro, sendo a primeira vez que um Secretário de Estado dos EUA visitou o país.

Falando em conferência de imprensa, sobre os resultados do encontro dos dois chefes de Estado, Tulinabo Mushingi, o embaixador dos EUA em Angola, afirmou que o mesmo representa um marco histórico nas relações bilaterais, marcando um ano de envolvimento e parceria significativos entre os dois países.

“Isso deve-se, em parte, à liderança e visão do Presidente João Lourenço e, por outra, ao considerável compromisso da Administração Biden-Harris em investir nesta parceria”, assinalou.

Destacou também o compromisso da Administração Biden-Harris em investir em infraestruturas, economia com a colaboração transversal numa série de prioridades globais e regionais. Realçou ainda que o encontro, sinalizou uma transformação profunda no relacionamento entre Luanda e Washington.

 

Compromissos e Investimentos

Imagem © 2023 Yuri Gripas (20231206) Biden-João Lourenço Encontro HistóricoJoão Lourenço foi recebido na passada quinta-feira pelo seu homólogo Joe Biden, no âmbito do 30.º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

No seguimento do encontro, Biden congratulou Lourenço pelos avanços em projetos como o Corredor do Lobito1O Corredor do Lobito é a infraestrutura ferroviária que vai ligar Angola, a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia aos mercados globais através do Porto angolano do Lobito., um investimento ferroviário recorde na África Subsaariana, e discutiram investimentos significativos em energia e infraestruturas, incluindo mais de 180 pontes em áreas rurais de Angola.

Ambos os estadistas debateram os próximos passos no aprofundamento da cooperação bilateral a nível do comércio, investimento, clima e energia, bem como o desenvolvimento da Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais (PGI) do Presidente Biden para o Corredor do Lobito.

Tulinabo Mushingi recordou hoje as discussões entre os dois chefes de Estado referindo que a reunião foi uma oportunidade para falar sobre o futuro da parceria, o que inclui, realçou, mais de mil milhões de dólares (924 milhões de euros) de investimento no transformador Corredor do Lobito.

O diplomata realçou que este é “o maior investimento ferroviário na história dos EUA na África Subsaariana”, acrescentando que, no domínio da energia, as abordagens apontam para mais de 2 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) em investimentos para projetos.

Destacou ainda que, no domínio das infraestruturas, os dois Presidentes discutiram o investimento e o financiamento dos EUA “para construir mais de 180 pontes em zonas rurais de Angola”.

 

Prioridades Comuns

Segundo o embaixador dos EUA em Angola, João Lourenço e Joe Biden abordaram também a componente digital, a segurança alimentar e a liderança diplomática de Lourenço, especialmente no que diz respeito à paz no leste da RD Congo, foram elogiadas por Biden. A componente digital, visa ligar os angolanos à economia digital, à segurança alimentar e à segurança regional.

“O Presidente Biden elogiou a liderança diplomática do Presidente Lourenço, incluindo o trabalho em prol da paz no leste da RDCongo”, observou.

“Esta reunião extraordinariamente bem-sucedida entre os Presidentes dos EUA e de Angola reflete o compromisso da Administração Biden em envolver os nossos parceiros africanos nas nossas prioridades comuns”. Rematou.

Este encontro, segundo Mushingi, reflete o compromisso da Administração Biden em envolver os parceiros africanos nas suas prioridades comuns, sinalizando uma transformação profunda nas relações entre os EUA e Angola.

 

Conclusão

O encontro entre Biden e João Lourenço destaca não apenas a importância das relações bilaterais entre os EUA e Angola, mas sinaliza também um compromisso substancial em áreas cruciais como infraestruturas, economia, e cooperação global.

Os investimentos discutidos, prometem impulsionar o desenvolvimento em Angola, marcando este evento como um capítulo significativo nas relações entre estes dois países que permaneceram de costas viradas durante muito tempo.

 

O que achas deste encontro entre o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e o Presidente de Angola, João Lourenço? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 Yuri Gripas
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!