15.8 C
Londres
Segunda-feira, Abril 29, 2024

As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em África

Estas mulheres notáveis são exemplos inspiradores de liderança e inovação dentro do setor energético africano

Índice

As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em África.

Em África, um destacado grupo de 25 mulheres, com idade inferior a 40 anos, assume o protagonismo no panorama energético do continente, desafiando de forma significativa o status quo enraizado de desigualdade de género.

Num setor energético africano que se redefine constantemente, estas mulheres emergiram como líderes visionárias e pioneiras, conduzindo uma transformação e inovação notáveis na esfera da energia.

Vindas de diversas nações e com formação variada, este eclético grupo feminino está a contribuir de forma significativa para a expansão, a sustentabilidade e a acessibilidade das fontes de energia, inspirando simultaneamente as próximas gerações de mulheres a abraçar carreiras neste setor em transformação.

O setor energético africano actua como catalisador para o desenvolvimento global e, dentro desta indústria dinâmica que alimenta o mundo moderno, um grupo selecionado de mulheres notáveis emergiu como pioneiras.

A Câmara Africana de Energia (CAE) analisou o mercado energético e fez uma lista das 25 mulheres com menos de 40 anos que são estrelas em ascensão num firmamento masculino e cuja dedicação, criatividade e compromisso inabalável servem de faróis de esperança e pilares de inspiração.

Estas mulheres estão a redefinir as possibilidades num campo tradicionalmente dominado por homens, e a CAE celebra com orgulho estas estrelas em ascensão que lideram o caminho para eliminar a pobreza energética até 2030.

 

A Lista Sem Nenhuma Ordem Específica

Gbemisola Adeyemi Afolabi, Geocientista Júnior, AMNI International

Imagem © DR (20230822) As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em ÁfricaAdeyemi Afolabi, é uma geocientista júnior em ascensão na AMNI International, está a tornar-se uma força no setor energético. Com um mestrado em Geociências Energéticas pela Universidade Rice, ela traz uma nova perspetiva para o seu papel.

A formação educacional de Adeyemi, aliada à sua paixão pela geociência, realça o seu compromisso em explorar e compreender os recursos da Terra. O empenho de Afolabi em usar o conhecimento científico para soluções energéticas práticas destaca-a como um talento promissor dentro da AMNI International.

 

Ibilola Akinnola, Corretora de Navios de GNL, Maersk

Ibilola Akinnola possui uma vasta experiência nas áreas jurídica e logística, sendo uma figura cuja criatividade, dedicação e motivação têm impulsionado o setor energético global. Advogada qualificada e membro da Ordem dos Advogados da Nigéria, Akinnola concluiu o seu mestrado em Direito de Navegação Internacional na Queen Mary University of London.

Actualmente, trabalha na empresa de logística integrada Maersk como Corretora de Navios de GNL, continuando a deixar um impacto duradouro no setor.

 

Rekik Bekele, CEO e Fundadora, Green Scene Energy

Imagem © DR (20230822) As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em ÁfricaRekik Bekele é uma profissional experiente com mais de 10 anos de experiência na área de energias renováveis. Detentora de uma licenciatura em Engenharia Elétrica, ela lidera a Green Scene Energy PLC como CEO, proporcionando soluções solares acessíveis na Etiópia.

Bekele também integra o conselho da Associação Etíope de Desenvolvimento de Energia Solar, é membro da Acumen e fundadora da PurposeBlack ETH e da Run Africa. As suas diversas iniciativas impulsionam mudanças positivas no âmbito energético e no desenvolvimento social.

 

Sarah Bouzid, Líder de Vendas Técnicas: Divisão de Sistemas de Produção, Schlumberger

Sarah Bouzid é Engenheira Química e Líder de Vendas Técnicas da Divisão de Sistemas de Produção da Schlumberger – sendo a única mulher nesta função na região MENA. A sua especialidade reside no programa Audit to Optimize, no qual interage com clientes para melhorar o desempenho de equipamentos de processamento.

Após concluir os seus estudos em engenharia na Universidade de Bourmerdes, ocupou diversos cargos na Sonatrach. Navegando num setor predominantemente masculino, Bouzid serve como farol de esperança para mulheres na ciência e na engenharia.

 

Sandra Chukwudozie, CEO, Salpha Energy

Imagem © DR (20230822) As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em ÁfricaSandra Chukwudozie é a fundadora e CEO da Salpha Energy, uma empresa dedicada a fornecer soluções inovadoras, acessíveis e limpas no âmbito energético para um futuro neutro em carbono. Também exerce o cargo de Diretora Executiva da Dozzy, uma das maiores instalações de armazenamento de petróleo em África.

Após concluir os seus estudos na Universidade de Dundee em 2015, Chukwudozie dedicou a sua carreira a apoiar o crescimento económico através do desenvolvimento energético, adquirindo experiência em gestão internacional, relações industriais e economia.

A sua capacidade de inovação, resistência e adaptação tornou-a líder no seu campo e uma fonte de inspiração para muitos dentro do setor.

 

Nádia Simão da Costa, Supervisora de HR People Analytics, Chevron

Nádia Simão da Costa é a Supervisora de People Analytics na Chevron e representa a pessoa mais jovem a ser escolhida para a liderança de Recursos Humanos da empresa em Angola.

Utilizando análises e evidências para desenvolver estratégias que lidam com as necessidades presentes e futuras da força de trabalho, Nádia é uma forte defensora da inclusão e do desenvolvimento do capital humano. À medida que o setor energético africano cresce e mais pessoas entram na força de trabalho, profissionais como Nádia servem como exemplos valiosos.

 

Eghosa Ebube, Analista de Portfólio, Chevron Nigéria

Imagem © DR (20230822) As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em ÁfricaEghosa Ebube, inicialmente Engenheira de Projetos e actualmente Analista de Portfólio na gigante global de energia Chevron, traz uma vasta experiência para a mesa.

Tendo refinado as suas competências em diversas funções, incluindo Engenheira de Construção em Terra, emergiu como uma força a ser reconhecida no setor energético.

A sua perícia em engenharia e o seu compromisso com a inovação refletem-se no seu trabalho, tornando-a uma colaboradora essencial para o êxito energético da Chevron e da Nigéria.

 

Katuiscia Laurence Ewane, Engenheira Geral de Campo, SLB

Com um mestrado em Engenharia Industrial pela Ecole Nationale Supérieure Polytechnique, Katuiscia Laurence Ewane é uma Engenheira Geral de Campo na Schlumberger.

Através da sua dedicação e conhecimento em campos de petróleo e gás, ela tem desempenhado um papel vital na execução de operações de perfuração e produção. A sua abordagem analítica e orientada para a resolução de problemas tornou-a uma líder destacada no setor energético africano.

 

Taimi Itembu, Assuntos Públicos e Governamentais, ExxonMobil

Com formação pela Harvard Kennedy School e mais de 14 anos de experiência em liderança, energia e política, Taimi Itembu representa uma líder inspiradora no setor energético da Namíbia.

Desempenhou diversas funções no governo namibiano, demonstrando a sua habilidade no diálogo sobre políticas e na construção de parcerias para impulsionar a transformação em toda a região.

A sua liderança no âmbito da energia e exploração inclui a defesa da estratégia para África, a proteção de investimentos e a promoção de um ambiente operacional favorável e, como especialista do setor, é um farol de liderança de grande impacto.

 

Anine Kilian, Editora-chefe, Energy Capital & Power

Anine Kilian é uma fervorosa defensora do desenvolvimento energético em África. Atualmente a exercer o cargo de editora-chefe na plataforma de investimentos com foco africano, Energy Capital & Power, o percurso de Kilian teve início como jornalista e editora dedicada após os seus estudos na Universidade de Tecnologia de Tshwane, na África do Sul.

A sua carreira levou-a por todo o mundo e a sua experiência, conduziu-a a tornar-se uma escritora fundamental na Creamer Media antes de ingressar na Energy Capital & Power em 2018.

Reconhecendo o seu talento e paixão, Kilian foi rapidamente promovida a editora-chefe em 2021. A sua trajetória simboliza resistência, crescimento e dedicação a impulsionar a narrativa energética de África num momento em que o continente mais necessita. Kilian é uma figura importante no panorama do jornalismo e defesa energética.

 

Ubuhle Noluti Mtetwa, Gerente Nacional, Logística Secundária, BP África Austral

Munida de uma licenciatura em Economia de Transportes e Gestão Logística, Ubuhle Noluti Mtetwa lidera projetos inovadores numa indústria tradicionalmente dominada por homens.

Num período relativamente curto, Mtetwa ascendeu na hierarquia da BP, passando de Estagiária de Logística a Gerente Nacional de Distribuição Secundária. Agora, ela apoia os esforços de diversidade, utilizando a sua plataforma não apenas para promover a logística no setor energético da África Austral, mas também para fomentar o progresso de outras mulheres.

 

Faith Musimenta, Analista Económica e Financeira Sénior de Petróleo, Autoridade do Petróleo do Uganda

Faith Musimenta exerce atualmente a função de Analista Económica e Financeira Sénior de Petróleo na Autoridade do Petróleo do Uganda (PAU), onde aplica as suas competências em análise de investimentos para desenvolver modelos financeiros de petróleo e gás para projetos de mil milhões de dólares.

Após concluir os seus estudos na Universidade de Dundee, Musimenta trabalhou para várias instituições financeiras, incluindo o Citibank, o Diamond Trust Bank e o DFCU Bank. Ela é uma inspiração para mulheres em todo o sector financeiro africano, continuando a promover a inclusão, a sustentabilidade e o desenvolvimento da indústria petrolífera e do gás no Uganda.

 

Nancy Asantewah Nkansah, Gerente de Recursos: Planeamento e Cadeia de Abastecimento para a África Ocidental, SLB

Nancy Asantewah Nkansah, gestora de recursos na SLB com mais de 8 anos de experiência, destaca-se no planeamento de requisitos químicos e na coordenação da força de trabalho para operações eficientes.

Com uma licenciatura em Ciência Política e especialização em Geografia, ela lidera a gestão de recursos, aumenta a eficiência da cadeia de abastecimento e promove práticas ambientalmente responsáveis. Das inovações revolucionárias a soluções resistentes a problemas, Nkansah está a redefinir a indústria energética em África.

 

Ezinne Nnachetta, Geóloga de Desenvolvimento, Chevron

Após concluir o mestrado em Geociências do Petróleo no Imperial College London, Ezinne Nnachetta acumulou uma experiência significativa como geocientista líder na gigante energética global Chevron.

O seu compromisso de 10 anos com a empresa demonstra a sua dedicação em abrir novas bacias de hidrocarbonetos, integrando inovação com o setor petrolífero e abrindo novos caminhos para as mulheres no setor energético. Nnachetta é um exemplo a seguir para mulheres aspirantes neste campo.

 

Teresa Isabel Nnang Avomo, CEO, GEPetrol

Imagem © DR (20230822) As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em ÁfricaTeresa Isabel Nnang Avomo, CEO talentosa da empresa estatal de petróleo da Guiné Equatorial, GEPetrol, ascendeu a esse cargo após trabalhar em várias posições na empresa, incluindo Diretora Adjunta de Operações, onde simplificou e optimizou as operações upstream da NOC.

Com um mestrado da Universidade Heriot-Watt, o percurso de Avomo inclui várias funções essenciais na Repsol. A liderança de Avomo exemplifica perspicácia operacional, inovação e motivação, sendo uma figura inspiradora nos setores energéticos da Guiné Equatorial e da África em geral.

 

Monique Ntumngia, CEO, Green Girls Organization

Monique Ntumngia é uma empreendedora da sustentabilidade e defensora da justiça climática e de género. Fundadora da Green Girls Organization, uma empresa social pan-africana de energia, utiliza a inteligência artificial para identificar os desafios de energia limpa enfrentados por mulheres em comunidades rurais africanas.

É também fundadora da Monafrik Energy, através da qual Monique avalia e compara os impactos ambientais nas cadeias de abastecimento, promovendo iniciativas de energia limpa. O seu trabalho, de grande impacto, exemplifica a dedicação em proporcionar soluções de energia limpa e acessível não apenas nos Camarões, mas em toda a África e além.

 

Lynette Nyagah, líder de projectos, Bentworth Energy

Enquanto líder de projectos na pioneira empresa de serviços de petróleo e gás da África Oriental, Bentworth Energy, Nyagah desempenha um papel crucial no estabelecimento de sistemas operacionais e de qualidade robustas.

Com formação pela Universidade da Cidade do Cabo, Nyagah adquiriu experiência no setor como engenheira de campo na Baker Hughes. Agora, ela assume um papel fundamental na consolidação do reconhecimento global e competitividade da Bentworth.

Defendendo inovação na redução da pegada de carbono, automação para maior eficiência e aumento da participação de empresas africanas locais, Nyagah é uma inspiração para muitos na indústria.

 

Oneyka Cindy Ojogbo, Sócia, Centurion Law Group

Oneyka Cindy Ojogbo tem um histórico comprovado de prestação de consultoria estratégica a clientes em transações e projetos complexos na área da energia.

Formada pela Columbia Law School, Ojogbo exerce atualmente funções como sócia no Centurion Law Group, um grupo pan-africano de assessoria jurídica e empresarial. Ao longo da sua carreira, Ojogbo aconselhou clientes nos setores da energia, energia e infraestruturas.

O seu trabalho abrangeu vários sectores e abordou transações de complexidade variada, sendo a sua determinação, paixão e visão uma fonte de inspiração para muitos.

 

Isioma Okolo, Engenheira de Reservatórios, Shell

Isioma Okolo é Engenheira de Reservatórios na Shell Petroleum Development Company, na Nigéria. É licenciada em Engenharia de Petróleo pela Federal University of Technology Owerri e possui MBA pela Edinburgh Business School, Heriot-Watt University.

Okolo desempenhou um papel crítico no desenvolvimento de reservatórios, contribuindo para a maximização do valor dos campos de petróleo e gás da Nigéria. A sua paixão, habilidades técnicas e compromisso com a excelência técnica tornaram-na uma figura influente no setor energético da Nigéria.

 

Uzochukwu Ozoh, Consultora Jurídica, Chevron

Com um LLM da Universidade de Dundee e um MBA da Imperial College Business School, Uzochukwu Ozoh emergiu como uma advogada especializada em transações, muito talentosa que combina perspicácia comercial, excelência jurídica e análise de risco no setor da energia.

Actualmente a exercer funções como Consultora Jurídica na Chevron, Ozoh lidera uma equipa de especialistas jurídicos que facilitam transações intricadas de gás, comerciais e da cadeia de abastecimento que excedem mil milhões de dólares. O seu domínio das relações com as partes interessadas, liderança e desenvolvimento organizacional fazem dela uma força a ter em conta.

 

Lecticia Sepulvede, Assessora de Assuntos Públicos e Governamentais, ExxonMobil

Lecticia Sepulvede possui um mestrado em Petróleo, Energia, Economia e Finanças pela Universidade de Aberdeen e desempenha actualmente funções como Assessora de Assuntos Públicos e Governamentais na ExxonMobil, uma das principais empresas globais de energia. A sua visão é apoiar os moçambicanos a alcançar todo o seu potencial.

Trabalha em estreita colaboração com as partes interessadas para facilitar os esforços de segurança e proteção na província de Cabo Delgado, em Moçambique. O seu compromisso com as pessoas, o foco no setor da energia e a sua capacidade de lidar com ambientes exigentes fazem dela uma profissional de energia altamente valiosa e admirável.

 

Eman S. Shahin, Líder de Desempenho e Engenheira de Petróleos, Dragon Oil Egypt

Imagem © DR (20230822) As 25 Mulheres Líderes Na Energia Em ÁfricaEman S. Shahin é uma proficiente Líder de Desempenho e Engenheira de Petróleos Sénior na Dragon Oil Egypt, com mais de 9 anos de experiência em reservatórios, petróleo e engenharia de produção. As suas proezas abrangem orçamentação, previsão de produção, planeamento de desenvolvimento de reservatórios e optimização do controlo de inundações.

Como líder e formadora na SPE Egypt, o seu compromisso com a orientação faz com que ela brilhe. Com raízes na Universidade do Cairo e experiência na GUPCO, o percurso de Shahin incorpora experiência, liderança e promoção de um panorama energético inclusivo.

 

Mwanyengwa Ndapewoshali Shapwanale, Diretora: Comunicações e Relações com as Partes Interessadas, ReconEnergy Namíbia

Mwanyengwa Ndapewoshali Shapwanale é a Diretora de Comunicações e Relações com as Partes Interessadas na ReconEnergy Namibia. Com licenciatura em Comunicação e Estudos de Media pela Universidade da Cidade do Cabo e 10 anos de experiência em jornalismo e comunicação, ela traz habilidades valiosas de conformidade e ESG para a sua função no setor energético.

Sendo a membro mais jovem da administração da Recon, desempenha um papel fundamental na formação do panorama de comunicação da organização.

 

Natznet Tesfay, vice-presidente de economia e risco do país, S&P Global

Natznet Tesfay é a vice-presidente de economia e risco do país na S&P Global Market Intelligence. Liderando uma equipa global de mais de 150 especialistas, ela prevê perspetivas económicas e de risco-país.

Com uma rica experiência na IHS Markit e Exclusive Analysis, a sua experiência abrange análise geopolítica, transição energética e alinhamento da cadeia de abastecimento. Formada pela Harvard University, The London School of Economics e SOAS University of London, emergiu como pioneira e defensora do futuro económico de África.

 

Nidra Araba Yebuah, gerente de contas digitais e de integração para o Gana e Guiné Equatorial, SLB

Nidra Araba Yebuah é uma talentosa geóloga sénior e gerente de contas com mais de uma década de experiência na indústria de serviços de petróleo e gás. Ela combina proficiência técnica com visão de negócios para se destacar na sua função.

A sua experiência abrange interpretação de dados, ambientes geológicos e suporte técnico de vendas. Yebuah contribuiu significativamente para as operações na África subsaariana, demonstrando inovação e liderança nesta indústria dinâmica.

 

Conclusão

Estas mulheres notáveis são exemplos inspiradores de liderança e inovação dentro do setor energético africano. As suas contribuições estão a moldar o futuro da energia no continente, demonstrando o poder do talento feminino na indústria.

À medida que o setor energético africano enfrenta desafios complexos, como a expansão da energia limpa, a melhoria da eficiência energética e a abordagem da pobreza energética, estas 25 mulheres emergem como exemplos brilhantes de como a diversidade de perspectivas e o talento feminino podem ser motores de mudança.

Desde CEOs a engenheiras, passando por consultoras jurídicas e analistas financeiras, a gama de papéis desempenhados por estas líderes destacam a amplitude das oportunidades dentro da indústria energética. O seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão é uma indicação promissora do caminho futuro que a energia africana pode trilhar.

 

O que achas desta lista? Já conhecias alguma destas Mulheres? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2023 African Energy Chamber
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!