Pela primeira vez uma mulher lidera a GEPetrol.
Teresa Isabel Nnang Avomo é a primeira mulher a liderar a GEPetrol. A sua nomeação como a nova Diretora Geral da destaca o compromisso contínuo da Guiné Equatorial em garantir a diversidade e inclusão de género para impulsionar o crescimento no setor de energia.
Foi nomeada pelo Presidente da República da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, em substituição de Antonio Oburu Ondó, que passou a Ministro das Minas e Hidrocarbonetos numa reorganização do gabinete no início de fevereiro.
A escolha de Teresa Isabel Nnang Avomo como a nova Diretora Geral do NOC inaugurará uma nova era de crescimento contínuo para a indústria de petróleo e gás na Guiné Equatorial e envia um sinal claro do compromisso do governo em garantir a inclusão e a igualdade de género no pais.
Experiência e competência
Antes da nomeação, Teresa Isabel Nnang Avomo atuou como Diretora Adjunta de Operações da GEPetrol, cargo que a preparou para o cargo de CEO. Como vice-diretora de operações, Teresa Isabel Nnang Avomo tem sido fundamental na direção e otimização das operações e negócios upstream das NOCs em toda a cadeia de valor de hidrocarbonetos.
Teresa é uma engenheira com pelo menos 10 anos de experiência na indústria do petróleo e do gás, tendo estudado Engenharia de Minas e Energia em Espanha e completado um mestrado em exploração e produção de hidrocarbonetos na Herriot Watt University, em Edimburgo.
Além disso, tem um bom domínio de espanhol, francês e inglês, língua fundamental no setor petrolífero, já que as negociações no setor petrolífero e as empresas que exploram este recurso são o que utilizam como língua principal.
A inclusão de género
A escolha de Teresa Isabel Nnang Avomo como a primeira mulher a liderar a GEPetrol é um exemplo do compromisso da Guiné Equatorial em capacitar mulheres líderes em energia e garantir a inclusão de género no setor energético, algo que é fundamental para impulsionar o crescimento da indústria.
A Câmara Africana de Energia (AEC), como a voz do setor energético africano, deu os parabéns há nomeação de Teresa e acredita que as suas habilidades de liderança levarão a GEPetrol a uma nova fase de crescimento e parcerias máximas com empresas globais e independentes para impulsionar a expansão da indústria de petróleo e gás da Guiné Equatorial.
Evento de destaque
A edição AEC 2023 da conferência e exposição da Semana Africana de Energia (AEW), o principal evento da África para o setor de energia, que acontecerá de 16 a 20 de outubro de 2023 na Cidade do Cabo, contará com mulheres líderes em energia que liderarão a evolução do setor energético do continente.
A AEW 2023 sediará painéis de discussão de alto nível e sessões de networking exclusivas com foco na inclusão e igualdade de gênero na indústria de petróleo e gás para a África alcançar uma transição energética inclusiva e justa e terá Teresa Isabel Nnang Avomo como convidada.
A AEC é uma organização dedicada a promover a cooperação e o investimento no setor de energia em toda a África. Através de iniciativas como a Conferência e Exposição da Semana Africana de Energia, a organização trabalha para fornecer uma plataforma para líderes do setor de energia de todo o continente se conectarem e compartilharem ideias e soluções para os desafios enfrentados pela indústria.
Conclusão
A nomeação de Teresa Isabel Nnang Avomo é uma demonstração clara do compromisso do governo da Guiné Equatorial em capacitar mulheres líderes em energia e garantir a inclusão de género no setor energético. A AEC está comprometida em trabalhar com a nova Diretora Geral da GEPetrol para impulsionar o crescimento do setor energético na Guiné Equatorial e na África, e aguarda com expectativa a sua participação na Conferência e Exposição da Semana Africana de Energia em 2023.
O que achas da nomeação de uma mulher para a liderança da GEPetrol? E o que pensas do papel cada vez mais activo das mulheres na sociedade? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © DR