7.3 C
Londres
Domingo, Abril 28, 2024

CAN 2023: PALOP com adversários de peso

Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos qualificam-se para os oitavos de final, bem como os quatro melhores terceiros.

CAN 2023: PALOP com adversários de peso.

Os representantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) no torneio do Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN) de 2023 conhecem agora os seus adversários.

A Guiné-Bissau e a Guiné-Equatorial, ficaram no Grupo A. Moçambique e Cabo Verde foram sorteadas no Grupo B e Angola ficou no Grupo D. Infelizmente São Tomé e Príncipe, não se apurou para este CAN, onde ocorre a maior representação de sempre de países dos PALOP na competição.

 

Os Grupos

Angola, liderada pelo treinador português Pedro Gonçalves, enfrentará adversários difíceis no Grupo D, incluindo a Argélia, campeã em 1990 e 2019, o Burquina Fasso, quarto colocado na edição anterior e a Mauritânia.

Cabo Verde e Moçambique ficaram integrados no Grupo B, o que significa enfrentar o Egito, comandado pelo português Rui Vitória, vencedores de sete edições, finalistas em 2021 (com Carlos Queiroz à frente) e que eram cabeças de série neste sorteio, juntamente com o Gana, uma equipe com quatro títulos africanos no seu currículo.

A Guiné-Bissau e a Guiné-Equatorial, por sua vez, foram sorteadas no Grupo A, onde enfrentarão a anfitriã Costa do Marfim, vencedora em 1992 e 2015 e a Nigéria, sob o comando do treinador português José Peseiro e três vezes campeã do torneio.

A actual campeã, o Senegal estará no Grupo C, onde vai lutar contra os Camarões, terceiro colocado na CAN 2021, Guiné Conacri e Gâmbia. Enquanto o Grupo E é composto pela Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia.

A seleção do Marrocos, campeã em 1976 e que ficou no quarto posto do Mundial 2022, integra o Grupo F, com a República Democrática do Congo, Zâmbia e Tanzânia.

 

O CAN 2023

Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos qualificam-se para os oitavos de final, bem como os quatro melhores terceiros.

A 34.ª edição da Taça das Nações Africanas vai decorrer na Costa do Marfim, entre 13 de Janeiro e 11 de Fevereiro de 2024.

A competição deveria ter sido realizada entre 23 de Junho e 23 de Julho deste ano, mas acabou adiada para o próximo ano, devido ao risco de inundações naquele país – o que veio mesmo a ocorrer.

Esta competição traz uma forte expectativa para os fãs do futebol dos PALOP, à medida que as suas seleções forem enfrentando adversários de peso na procura de um lugar na final do CAN.

O que achas deste CAN 2023? As equipes dos PALOP, terão alguma hipótese de seguirem em frente? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

CAN 2023: 5 Países Dos PALOP Apurados

CAN 2023: Guiné-Bissau, única vitória lusófona

Imagem: © 2023 Wikus de Wet
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!