19.6 C
Londres
Domingo, Maio 26, 2024

CEDEAO Promove Liderança De Mulheres Na Paz

Destaca-se o compromisso da Nigéria e a colaboração internacional.

CEDEAO Promove Liderança De Mulheres Na Paz


A CEDEAO inaugurou, em Abuja-Nigéria, a primeira reunião anual da Direção de Coordenação Regional sobre a Promoção da liderança das mulheres na paz e segurança na África Ocidental.

A liderança e a dedicação da Nigéria no quadro da agenda das Mulheres, Paz e Segurança foram demonstradas pela presença de S. Ex.ª a Sra. Barr. Uju Kennedy-Ohanenye, a Honorável Ministra dos Assuntos das Mulheres e do Desenvolvimento Social que declarou na cerimónia de abertura do workshop.

“Com planos de ação nacionais robustos e resoluções de segurança localizadas, a Nigéria está a liderar os esforços para garantir que as mulheres não sejam apenas participantes, mas líderes no quadro da paz e segurança”.

 

Liderança da Nigéria


No seu discurso de abertura, S. Ex.ª a Professora Fatou Sow Sarr, Comissária da CEDEAO para o Desenvolvimento Humano e Assuntos Sociais, enfatizou que a consistência na ação e advocacia é crucial para a inclusão das mulheres nos processos da paz em todo o continente africano.

Ao reunirmo-nos sob o tema da manutenção do ímpeto, o foco é claro: fortalecer os mecanismos de monitorização e informação que sustentam a nossa agenda, assegurando que a paz e a segurança são pilares inabaláveis na nossa região,” disse a Professora Sow Sarr.

 

Colaboração Internacional


A representante da Embaixada da Alemanha, S. Ex.ª a Sra. Susanne Schroeder, transmitiu a dedicação inabalável da Alemanha em acompanhar os esforços da CEDEAO, tendo afirmado que a União Europeia tem prestado colaboração contínua e está empenhada em reforçar a participação das mulheres na paz e na segurança em toda a África Ocidental.

“O nosso objetivo é criar uma atmosfera em que as nossas valiosas contribuições para a construção da paz sejam reconhecidas e indispensáveis”, declarou a Sra. Schroeder.

A representante da Delegação da União Europeia, S. Ex.ª a Sra. Eno Moma destacou a importância dos esforços da UE na promoção da estabilidade e da inclusão.

“A União Europeia está empenhada em promover uma forte parceria com a CEDEAO, com o objetivo de reconhecer o papel crucial das mulheres como participantes-chave na promoção da estabilidade e segurança da região”, enfatizou a Sra. Moma.

 

A reunião


A reunião abordará discussões importantes sobre os sucessos e obstáculos na implementação da agenda de Segurança da Paz das Mulheres. A tónica será colocada na utilização do Quadro Continental de Resultados para garantir um acompanhamento e relatório completos.

Os debates visam reforçar a cooperação regional, identificar práticas bem-sucedidas e melhorar as estratégias de apoio ao envolvimento das mulheres nas iniciativas de paz e segurança em toda a África Ocidental.

 

Conclusão


Esta nova reunião anual, desenvolvida pela CEDEAO, destaca o compromisso regional e internacional com a promoção da liderança das mulheres na paz e segurança na África Ocidental. Com a participação ativa da Nigéria, Alemanha, União Europeia e outros parceiros, a procura por uma paz duradoura e inclusiva na região é reforçada.

A utilização de mecanismos de verificação e relatórios, juntamente com a cooperação regional, são passos fundamentais para o progresso contínuo na implementação da agenda de Segurança da Paz das Mulheres.

 

O que achas deste novo projecto da CEDEAO? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 


Imagem: © 2024 ECOWAS
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com