ZiG É A Nova Moeda Do Zimbabwe
O Governo do Zimbabwe anunciou hoje a adoção de uma nova moeda, denominada ZiG, indexada ao preço do ouro, para substituir o actual dólar zimbabwano, numa tentativa de combater a hiperinflação e estabilizar a economia do país.
“A partir de hoje, os bancos vão converter os saldos atualmente denominados em dólares do Zimbabwe na nova moeda conhecida como Zimbabwe Gold (ZiG)”.
Anunciou o governador do Banco Central, John Mushayavanhu, numa conferência de imprensa.
Esta medida visa promover “a simplicidade, a confiança e a previsibilidade” nas finanças do Zimbabwe, acrescentou Mushayavanhu ao apresentar as novas notas coloridas, que serão apresentadas em oito denominações que vão de ZiG1 a ZiG200.
Os zimbabuanos têm 21 dias para trocar as suas notas antigas.
O país da África Austral, que faz fronteira com Moçambique, está mergulhado numa grave crise económica há mais de 20 anos, marcada por uma inflação galopante e pela escassez de alimentos, combustíveis e medicamentos.
Os cerca de 16 milhões de habitantes do Zimbabwe são afetados por uma pobreza generalizada e por uma elevada taxa de desemprego.
O Zimbabwe registada uma das taxas de inflação mais elevadas do mundo, tendo atingido a cifra dos 55% em Março, isto depois de ter atingido níveis de três dígitos no ano passado, durante um episódio anterior de hiperinflação que reavivou más recordações.
A moeda local perdeu quase 100% do seu valor em relação ao dólar norte-americano no último ano. Na sexta-feira, o dólar zimbabwano estava a ser negociado a cerca de 30.000 dólares americanos e 40.000 no mercado negro, segundo o Zim Price Check.
Em 2008, a inflação ficou descontrolada e os preços subiam tão rapidamente que os rótulos nas prateleiras das lojas tinham de ser mudados várias vezes por dia.
Nos últimos anos, o governo do Zimbabwe, tentou sem sucesso, estabilizar a economia, nomeadamente através da emissão de moedas de ouro, que deveriam travar a paixão pelo dólar americano, acusado de enfraquecer a moeda local.
Imagem: © 2024 DR