4.6 C
Londres
Segunda-feira, Abril 22, 2024

BAD: $150 Milhões Para O Comércio Africano

BAD: $150 Milhões Para O Comércio Africano


O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) reconhecido como a principal instituição financeira de desenvolvimento em África, juntamente com o Trade & Development Bank (TDB), uniram forças e estabelecerem um acordo histórico no valor de $150 milhões, marcando um passo significativo em direção ao fortalecimento da economia africana.

Espera-se que este acordo impulsione o comércio intra-africano, promova a integração regional e contribua para a redução do défice de financiamento do comércio em África, em conformidade com as aspirações da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

Ao estabelecem esta parceria estratégica as duas instituições, assumem um compromisso conjunto de apoiar o crescimento económico e o comércio transfronteiriço nos mercados emergentes africanos, procurando ampliar o acesso ao financiamento na região da África Oriental e Austral.

 

Parceria Estratégica


O financiamento do comércio desempenha um papel crucial no crescimento económico, facilitando transações comerciais transfronteiriças e promovendo o desenvolvimento económico sustentável. Com uma cobertura de garantia de 50% e até 75% para transações em países mais empobrecidos e em Estados em transição, numa base de partilha de riscos com o TDB.

Esta colaboração abrange um conjunto de bancos locais e regionais qualificados na região do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), intensificando o apoio ao setor do financiamento do comércio e projetando um impulso de cerca de $1,8 bilhão em comércio nos próximos três anos.

“O apoio ao comércio em África é uma prioridade fundamental para o BAD”.

“O financiamento do comércio é um importante motor do crescimento económico e é fundamental para o comércio transfronteiriço, particularmente nos mercados emergentes”.

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com o TDB, um parceiro forte com vastos conhecimentos e uma rede em África, numa ambição comum de apoiar o comércio da região”.

Afirmou Nwabufo Nnenna, Diretor-Geral do grupo para a região da África Oriental.

 

Apoio Regional


O BAD e o TDB não fornecem só apoio financeiro, também partilham conhecimentos e redes extensivas em todo o continente o que que proporciona a que esta iniciativa venha fortalecer o ecossistema financeiro regional. Admassu Tadesse, Presidente e Diretor-Geral do Grupo TDB, sublinhou:

“O Grupo TDB está muito satisfeito por continuar a desenvolver a sua parceria estratégica e os mecanismos de partilha de riscos adequados à finalidade com o Grupo BAD”.

“Ao fazê-lo, procuramos aumentar o financiamento do comércio e outras ofertas numa região onde continuam a existir grandes lacunas no acesso ao financiamento do comércio”.

“Ocupando nichos comerciais onde os principais bancos internacionais têm vindo a retirar-se e a reduzir a sua apetência pelo risco”.

O BAD, também oferece aos bancos locais um Mecanismo de Garantia de Transação (TG)  de 3 anos para apoiar a confirmação das suas transações de financiamento do comércio.

 

Sobre o BAD


O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF).

Está presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros.

 

O RPA do BAD


O Acordo Não Financiado de Participação no Risco (RPA), é um dos instrumentos de financiamento do comércio oferecidos pelo BAD para apoiar os bancos locais em África.

Foi concebido para dar aos bancos comerciais regionais e internacionais e às IFD regionais elegíveis uma cobertura parcial do risco para as suas operações de financiamento do comércio em África, com o BAD a assumir normalmente uma quota de 50% do risco.

O Banco seleciona os seus parceiros comerciais com base na dimensão da sua carteira africana, na amplitude da sua cobertura do mercado africano, no apoio ao comércio intra-africano e na qualidade dos processos de aprovação de crédito.

 

Conclusão


O acordo regional de financiamento do comércio, entre o Banco Africano de Desenvolvimento e o Trade & Development Bank, representa um marco significativo no avanço do desenvolvimento económico e do fortalecimento do comércio e à promoção do desenvolvimento económico na região da África Oriental e Austral.

Ao facilitar o acesso ao financiamento do comércio e ao promoverem parcerias estratégicas, estas instituições estão a contribuir significativamente para reduzir o déficit de financiamento do comércio e a estimular o crescimento económico sustentável, levando à construção de uma África próspera e interligada.

 

O que achas deste novo financiamento do BAD? O autor deve propor esta frase que deve conter a palavra-chave) Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

BAD nomeia Ousmane Fall como Diretor ONS

BAD: Conquista Primeiro Lugar A Nível Mundial

O BAD e a importância dos PALOP em África

 


Imagem: © AfDB / Francisco Lopes-Santos
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!