9.6 C
Londres
Sábado, Maio 25, 2024

O Futuro da Paz e da Estabilidade no Sahel

Enfrentando uma série de desafios complexos interligados, a ONU tem procurado maneiras efectivas de prestar auxílio aos países afetados.

O Futuro da Paz e da Estabilidade no Sahel.

O moçambicano Leonardo Simão, novo enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África Ocidental e para o Sahel, chegou esta quinta-feira, 1 de Junho de 2023, a África, com a missão de fomentar a paz numa região marcada pelo terrorismo. As metas do seu mandato envolvem aproximar-se dos atores regionais e da sociedade civil na área afetada.

 

A Cooperação com os Ativos Regionais

Impulsionado pelo desejo de estimular esforços nacionais e regionais para a estabilização, Leonardo Simão, iniciou o seu mandato nesta quinta-feira. Em conversa com a ONU News em Nova Iorque, afirmou que irá trabalhar mais perto das organizações existentes na região marcada pelo terrorismo.

O diplomata moçambicano disse contar com actores regionais e com sociedade civil nos esforços conjuntos envolvendo todo o continente africano, incluindo os países de língua portuguesa.

“Faço isso porque acredito que é possível conseguir. Já no passado, a África Ocidental foi zona de paz e estabilidade”.

“Agora está a atravessar um período de turbulência. Eu penso que com um pouco de apoio externo essa situação anterior pode ser reposta”.

 

O Alastramento do Terrorismo

As Nações Unidas expressam preocupação com o alastramento de grupos terroristas, devido ao fluxo crescente de combatentes, fundos e armas, em particular na região do Sahel. Leonardo Simão reforça a necessidade de um diálogo maior entre as partes envolvidas para encontrarem um caminho a seguir.

“O alastramento de grupos terroristas preocupa as Nações Unidas por “combatentes, fundos e armas que fluem cada vez mais entre as regiões e por todo o continente”.

“Creio na reposição de paz e estabilidade, como existiu no passado. Apesar da atual turbulência, acredito que com apoio externo é possível reverter este cenário”, declarou.

A região ocidental africana e o Sahel enfrentam crises interligadas em níveis sem precedentes. Conflitos, fome, desnutrição, doenças, deslocamentos em massa e economias em colapso são alguns dos problemas agravados pelas alterações climáticas.

 

Fluxo de combatentes, fundos e armas 

Além de representante especial para a África Ocidental e para o Sahel, Leonardo Simão deve liderar o Escritório das Nações Unidas e a Comissão Mista Camarões-Nigéria. A sua nomeação foi em maio.

O alastramento de grupos terroristas preocupa as Nações Unidas por “combatentes, fundos e armas que fluem cada vez mais entre as regiões e por todo o continente”. Novas alianças são forjadas entre esses grupos, o crime organizado e envolvidos na pirataria, segundo um recente informe do secretário-geral.

A ONU participa nos esforços de estabilização no Sahel e na bacia do Lago Chade, fornecendo assistência técnica aos países afetados, inclusive nas áreas de prevenção, apoio jurídico, investigações, processos, reintegração, reabilitação e proteção dos direitos humanos.

Uma oportunidade de reforço das parcerias atuais acontece na organização da Cúpula Africana de Contraterrorismo, agendada para outubro, na Nigéria.

 

O Papel da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) desempenha um papel multidimensional na África Ocidental e no Sahel, com o intuito de promover a paz, a estabilidade e a justiça na região e tem assumido um papel proeminente na busca pela estabilização da região.

Enfrentando uma série de desafios complexos interligados, a ONU tem procurado maneiras efectivas de prestar auxílio aos países afetados.

Um dos mecanismos de intervenção da ONU é a assistência técnica, elemento crucial no apoio a estes países. Esta assistência engloba uma variedade de áreas, desde consultoria em políticas públicas, até o fornecimento de conhecimento técnico para ajudar os países a desenvolverem as suas capacidades institucionais.

O apoio jurídico é outra esfera de atuação da ONU, que ajuda a garantir que as leis e regulamentos estejam em conformidade com as normas e padrões internacionais. Este tipo de apoio pode incluir a assistência na elaboração de legislação, na formação de profissionais do setor jurídico e no fortalecimento das instituições responsáveis pela aplicação das leis.

A ONU também se dedica a atividades de investigação, essenciais para apurar a verdade e garantir a responsabilização por atos ilícitos. Essas investigações podem abranger uma ampla gama de questões, desde abusos dos direitos humanos até crimes de guerra.

Reintegração e reabilitação são outros dois componentes importantes do trabalho da ONU na região. A reintegração envolve ajudar indivíduos a voltarem a ser membros produtivos da sociedade, enquanto a reabilitação pode envolver apoio psicossocial, assistência médica e ajuda para recuperar habilidades perdidas.

Por último, mas não menos importante, a ONU está empenhada na proteção dos direitos humanos. Este compromisso manifesta-se de diversas formas, desde a monitorização e denúncia de violações dos direitos humanos, até o apoio para a implementação de políticas e práticas que promovam e protejam os direitos humanos.

 

Conclusão

A posse de Leonardo Simão marca o início de uma nova fase na luta pela paz e estabilidade na África Ocidental e no Sahel. A sua determinação e fé no diálogo e cooperação poderão ser cruciais para mudar o cenário atual.

 

O que achas desta nomeação? Pensas que Leonardo Simão irá fazer a diferença? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha-o para ajudar a ampliar a consciência sobre a situação na África Ocidental e no Sahel. Junta-te a nós na promoção de um futuro pacífico para a região. E não te esqueças, dá um “like/gosto” ao artigo.

 

Ver Também:

Papa encoraja o desejo de Paz no Sudão do Sul

Povos de África: Os Kara do Rio Omo

Imagem: © 2023 UN News 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com