7.5 C
Londres
Sábado, Abril 27, 2024

Brasileiro Descobre Novo Planeta No Sistema Solar

A possível descoberta de um planeta escondido no Sistema Solar representa um avanço significativo no campo da astronomia.

Brasileiro Descobre Novo Planeta No Sistema Solar


É possível que o Sistema Solar contenha mais um planeta do que se pensava anteriormente. De acordo com um novo estudo realizado por Patryk Sofia Lykawka, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil e actual professor na Universidade Kindai, no Japão, pode existir um mundo adicional a mais de 200 unidades astronómica 1Uma unidade astronómica, corresponde à distância entre a Terra e o Sol.

 

Análise de Órbitas


Para realizar este estudo, Patryk analisou as órbitas de diferentes grupos de objetos transneptunianos (TNOs), que são aqueles encontrados no distante Cinturão de Kuiper. Durante a sua análise, descobriu propriedades intrigantes: parte desses objetos tinha órbitas além dos efeitos gravitacionais de Neptuno, enquanto outros apresentavam uma inclinação orbital de 45º.

Além disso, um terceiro grupo possuía órbitas extremas e incomuns. Ao realizar simulações do Sistema Solar externo que inclui Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno, Patryk considerou a possibilidade de um planeta semelhante à Terra em órbitas variadas.

Os resultados obtidos indicaram que a presença desse planeta hipotético poderia explicar as propriedades orbitais das populações do Cinturão de Kuiper distante, sugerindo assim um papel fundamental desempenhado por este planeta na formação do referido cinturão.

 

O Planeta Hipotético


Com base nas simulações realizadas, foi estimado que este planeta hipotético possui uma massa de aproximadamente 1,5 a 3 vezes a massa da Terra. Existem três possíveis órbitas para este mundo desconhecido, todas variando de 200 a 800 unidades astronómicas. Segundo o estudo, as órbitas mais prováveis estão entre 200 e 500 e entre 200 e 800 unidades astronômicas.

Caso a existência deste planeta seja confirmada, isso poderia levar a uma revisão da composição do nosso sistema solar, possivelmente resultando na reintegração de um nono planeta. Além disso, assim como aconteceu em 2006 com a reclassificação de Plutão, seria necessário rever a definição de ‘planeta’, uma vez que um planeta massivo localizado além de Neptuno provavelmente pertenceria a uma nova classe.

O estudo, publicado na revista científica The Astronomical Journal, oferece indícios promissores da existência de um planeta até então desconhecido no Sistema Solar externo. Os próximos passos incluem a realização de simulações mais refinadas para aprimorar os resultados obtidos e, possivelmente, confirmar a presença deste planeta hipotético.

 

Conclusão


Após a análise do conteúdo produzido, conclui-se que a possível descoberta de um planeta escondido no Sistema Solar representa um avanço significativo no campo da astronomia.

Esta pesquisa oferece indícios importantes que podem levar a uma revisão da nossa compreensão sobre a estrutura e formação do Sistema Solar. Os resultados deste estudo destacam a importância da investigação científica contínua para expandir o nosso conhecimento sobre o universo e a sua complexidade.

 


Imagem: © 2024 Francisco Lopes-Santos
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!