Cientista Angolana Entre os Melhores do Mundo.
Teresa Matoso Manguangua Victor, é uma cientista angolana que já é referência internacional em engenharia química e conquistou um lugar de destaque na lista dos melhores cientistas do mundo, elaborada pela prestigiada instituição AstraAsia.
A lista, com o título “Mentes Brilhantes da Ciência, Tecnologia e Pesquisa numa dimensão global”, reconheceu o seu trabalho e contribuições no campo da Engenharia Química.
Com um doutoramento obtido na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, em 2008, Teresa é atualmente professora sénior e cientista titular de Engenharia Química no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) em Luanda, Angola.
Percurso
Durante uma entrevista à Rádio Nacional de Angola, a cientista enfatizou que os prémios e reconhecimentos que recebeu ao longo de duas décadas são o resultado do seu envolvimento na pesquisa científica. As suas publicações alcançaram notoriedade e reconhecimento internacional, solidificando sua posição como uma referência no campo das ciências.
A cientista é já uma referência nacional no campo das ciências em Angola. Os seus conhecimentos em Engenharia Química e as suas contribuições científicas têm sido reconhecidas e premiadas ao longo da sua carreira. A sua inclusão na lista dos melhores cientistas do mundo pela AstraAsia, reforça ainda mais o seu papel como uma figura de destaque no cenário científico internacional.
Além disso, Teresa Matoso Victor, em 2022 já havia sido agraciada com outro prémio pela sua notoriedade, o “Prémio Internacional de Melhor Pesquisa Química e Desenvolvimento de Antibióticos”, consolidando o seu papel como uma das principais especialistas do país.
Teresa recebeu esse prémio, devido à sua investigação, produção e avaliação de dois antibióticos derivados da streptomyces coelicolor A3(2): a prodigiosina e a actinorodina. Essa conquista foi obtida por meio de um processo de fermentação em estado sólido utilizando uma cultura microporosa. O galardão foi-lhe concedido em consonância com o World Research Council (WRC).
Conclusão
Teresa Matoso Victor destaca-se como uma cientista de renome internacional, cujas contribuições no campo da Engenharia Química têm sido amplamente reconhecidas e premiadas. A sua presença na lista dos melhores cientistas do mundo, elaborada pela instituição AstraAsia, atesta o seu talento e dedicação à pesquisa científica.
Com um currículo impressionante e diversas honrarias recebidas, esta cientista, continua a elevar o prestígio de Angola no cenário científico global, consolidando-se como uma referência no campo das ciências. Este feito só prova que investir na ciência é o caminho certo para o país.
O que achas deste prémio? Já tinhas ouvido falar desta cientista angolana? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:
Pnuma ajuda a mapear emissões de metano em Angola
17 de Maio: Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, mas não só…
Imagem: © DR